Escritor e músico José Miguel Wisnik lança livro “Viagem do recado” no Sempre Um Papo em Brasília

 

Foto: Pablo Saborido


O próximo convidado do projeto Sempre Um Papo na CAIXA Cultural Brasília é o escritor, músico e crítico literário José Miguel Wisnik. Ele vai falar a respeito do seu novo livro, “Viagem do recado: música e literatura”, sob a mediação de Matheus Leitão. O encontro acontece no dia 1º/10, quarta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita, num patrocínio da CAIXA / Governo Federal e apoio cultural da Emgea, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. A classificação indicativa é 14 anos, e os ingressos ficam disponíveis uma hora antes do início do evento.

Sobre o livro

Publicado em julho deste ano pela Companhia das Letras, “Viagem do recado: música e literatura” reúne ensaios em que José Miguel Wisnik revela novas perspectivas sobre a experiência cultural e política do Brasil. Esta reunião de textos dialoga com a biografia de Wisnik, percorrendo fases que vão do estudante e concertista de piano ao pesquisador e livre-docente em literatura, tendo por base, principalmente a partir da juventude, uma identificação profunda com a canção popular brasileira.

O autor escreve sobre figuras como Villa-Lobos, Mário de Andrade, Chopin, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, além de fazer discussões mais amplas sobre a música no Brasil. Sua perspectiva analítica é rara: nela, os sentidos emergem do que há de musical no objeto analisado, mesmo em passagens aparentemente circunscritas ao mundo da literatura.

É o que acontece nas análises do conto “O homem célebre”, de Machado de Assis, e no ensaio inédito sobre “O recado do morro”, de João Guimarães Rosa, que narra a formação de uma canção e se apresenta como ponto de arrebentação de muitas das inquietações musicais, literárias, cosmopolíticas e metafísicas que atravessam a trajetória do autor.

José Miguel Wisnik é ensaísta, escritor, músico e professor. Autor de obras que transitam entre a literatura, a música e a crítica cultural, Wisnik é reconhecido por sua capacidade de articular pensamento rigoroso e sensibilidade artística. Publicou livros como “Veneno remédio: O futebol e o Brasil”; “O som e o sentido: Uma outra história das músicas” e “Maquinação do mundo: Drummond e a mineração”, além de discos e trilhas sonoras marcantes.

O mediador da conversa, Matheus Leitão, é especializado em jornalismo investigativo pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, onde foi visiting scholar entre 2012 e 2013. Em 23 anos de carreira como jornalista, trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Correio Braziliense, Folha de S.Paulo, Rádio Globo e Portal G1. Atualmente, é colunista da revista Veja. Venceu as mais importantes distinções de jornalismo da América Latina como os prêmios Esso, Embratel, Vladimir Herzog e o SIP, da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também autor do livro “Em nome dos pais” (Editora Intrínseca), que deu origem ao documentário homônimo exibido pela HBO.

Sempre Um Papo, criado em Belo Horizonte pelo jornalista Afonso Borges, já esteve em Brasília antes, de 2003 a 2009, também na CAIXA Cultural. Neste período, o projeto recebeu escritores como Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo, Lya Luft, Fernando Morais, entre muitos outros, em programação mensal. 

Sempre Um Papo – 39 anos

Criado em 1986, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O canal no YouTube do Sempre Um Papo contém mais de 1.600 programas de uma hora cada, constituindo-se no maior e mais relevante acervo virtual da literatura brasileira. Além dos debates, seminários e cursos completam o rol de exibições, que hoje registra quase 9 milhões de visualizações.  

 

Serviço:

Sempre Um Papo recebe José Miguel Wisnik

Dia: 1º de outubro, quarta-feira, 19h30

Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS – Quadra 4 – Lotes 3 e 4.

Entrada gratuita com retirada de ingressos 1 hora antes do início.

Informações: www.sempreumpapo.com.br – @sempreumpapo

Rodrigo Machado - (61) 9.8654.2569

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Toy Pussy