50% das demissões são causadas por questões comportamentais, indica estudo de Universidade
![]() |
| Foto: Divulgção |
Comunicação escrita, planejamento e
aprendizado contínuo são apontados como essenciais para a empregabilidade,
segundo o 6º Observatório de Carreiras e Mercado da PUCPR
Mesmo com o
avanço acelerado da tecnologia e a crescente automação de tarefas, as habilidades
comportamentais continuam sendo fatores decisivos para a permanência e o
sucesso no mercado de trabalho. Em 2024, 50% dos desligamentos nas empresas
foram causados por questões ligadas ao comportamento, seguido da automação das
atividades (25%) e da redução de custos e cortes de despesas
(25%).
Essa é uma das
conclusões do 6º Observatório de Carreiras e Mercado realizado pelo PUCPR
Carreiras, setor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que
atende as demandas de estágios, empregos e desenvolvimento profissional dos
estudantes e alumni da Instituição. A pesquisa contou com a
participação de 3.631 estudantes, 3.655 alumni e 583 empresas da área
de recrutamento humano (RH).
Segundo Luciana
Mariano, coordenadora do PUCPR Carreiras, o sucesso está cada vez mais pautado
na combinação entre saber fazer e saber conviver. “O mercado valoriza
profissionais que unem competência técnica e habilidades para uma boa
convivência. Um único indivíduo com atitudes negativas pode comprometer toda a equipe,
surgem conflitos, a produtividade cai e talentos são perdidos. Por isso, é
preciso olhar para o autoconhecimento. Como me porto nas relações do dia a dia?
Como lido com as minhas emoções e com os outros no ambiente de trabalho? Mais
do que dominar ferramentas ou processos, é preciso desenvolver inteligência
emocional, empatia, respeito e responsabilidade nas relações”.
Segundo o Fórum
Econômico Mundial, algumas dessas habilidades são: pensamento analítico, para
avaliar informações e tomar decisões; resiliência, flexibilidade e agilidade,
para lidar com mudanças; liderança e influência social, para mobilizar pessoas
em torno de objetivos; e curiosidade e aprendizado contínuo, para buscar novos
conhecimentos.
O estudo traz
outros indicativos do aumento da importância das soft skills para a
trajetória profissional. No ano passado, as habilidades mais valorizadas foram:
comunicação oral (11,46%), planejamento (10,73%), solução de problemas
(10,18%), gestão de conflitos (7,51%) e comunicação escrita (7,42%).
Em comparação com 2021, período em que as empresas lidavam diretamente com os
efeitos da pandemia, observa-se uma mudança nas prioridades. Na época, as
habilidades ligadas à solução de problemas (12,58%) ocupavam o topo da
lista.
Com a
digitalização e a adoção do modelo híbrido de trabalho, a comunicação escrita
tornou-se indispensável para o bom andamento dos processos nas organizações. Um
profissional que sabe planejar se destaca em meio ao cenário econômico
incerto e metas mais desafiadoras. Além disso, a capacidade de gerir conflitos
passou a ser considerada fundamental diante de ambientes corporativos cada vez
mais diversos e dinâmicos.
Mas é claro,
além das habilidades comportamentais, o mercado de trabalho também está atento
aos profissionais com domínio da tecnologia e que conseguem ter um pensamento
estratégico e tomar decisões baseadas em dados. Ferramentas de automação,
análise de dados, inteligência artificial, plataformas de colaboração online,
softwares de BI e gestão de projetos se destacam nesse cenário.
A busca por
conhecimento contínuo, também conhecido como lifelong learning, se tornou
uma necessidade para os profissionais se adaptarem às novas funções do mercado.
A pesquisa do PUCPR Carreiras mostrou que 76% dos respondentes estão investindo
na aquisição de novos conhecimentos, o que demonstra uma postura proativa, para
evitar a estagnação e fortalecer a empregabilidade. Além disso, 16,32% das
empresas entrevistadas priorizam aqueles que demonstram interesse genuíno em se
atualizar.
“Não é novidade
que os movimentos do mercado acontecem com rapidez. O que importa é como cada
um se posiciona diante dessas transformações. Atualizar conhecimentos e
desenvolver novas competências é uma necessidade. Aqueles que mantêm o
aprendizado constante conseguem se adaptar às mudanças, identificar
oportunidades e compartilhar conhecimento. Essa prática ajuda não só na
carreira individual, mas também no desempenho das organizações, que precisam de
pessoas preparadas para aprender, mudar e colaborar”, detalha
Luciana.
O estudo
completo do PUCPR Carreiras está disponível no link: https://heyzine.com/

Comentários
Postar um comentário