Trupe – performance é tributo ao artista mambembe

 

Foto: Babi Furtado

Espetáculo ao ar livre ocorre dia 8 de agosto na Praça Lúcio Costa, em frente ao Shopping Conjunto Nacional

  

Como parte da Circulação Petrobras Focus 25 anos, a Focus Cia de Dança dirigida pelo renomado coreógrafo Alex Neoral, apresenta o espetáculo Trupe no próximo dia 8 de agosto, às 17h, em Brasília, antecipando as apresentações de Carlota – Focus Dança Piazzolla no Teatro Nacional Cláudio Santoro, dias 9 e 10.

Realizada dentro e fora do Brasil, Trupe é uma homenagem aos artistas mambembes que carregam em suas jornadas por toda parte desde tempos imemoriais. A Focus Cia de Dança é patrocinada pela Petrobras e conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Trupe acontece em forma de um cortejo, em que as pessoas são surpreendidas quando estão passando pelo lugar. A ideia é modificar a paisagem ao redor e os próprios sentidos do espectador. A travessia desse cortejo, em fato, se dá no outro, em quem está passando e vê os artistas tão próximos exibindo repertório com propostas de movimentos, expressões e gestos. O espectador pode seguir até o final ou não, mas já foi afetado, ali, ao interromper seu deslocamento frenético, para cumprir uma ou outra função, levantando os olhos da tela do celular. A arte sempre vai junto com quem assistiu”, define Alex Neoral.

Trupe tem duração de 35 minutos, tempo em que oito bailarinos percorrem 150 metros de distância: o grupo se desloca coletivamente apresentando a coreografia até um ponto específico onde se intensifica a movimentação em cena. A obra é inspirada na atmosfera de grupos teatrais de rua e em coletivos mambembes, menção e homenagem a esse universo tão rico em manifestações culturais com figurinos que evocam aspectos circenses e burlescos. Trupe já foi apresentada na Espanha, em Madri, na Casa de Vacas, em 2023, quando a companhia foi convidada do Festival Hola Rio. Antes, no Canadá, integrou a programação do Festival Quartiers Danses, em Montreal.

Indissociável da história da Focus Cia de Dança, que fundou junto com Alex Neoral, a gestora Tati Garcias reflete sobre a montagem. “Trupe também fala de nós mesmos da Focus. Eu, que dancei por muitos anos, me vejo em cada um dos intérpretes da companhia. Estamos em momento de olhar para nosso repertório, mas, sobretudo, dar passos rumo a novas perspectivas. É sempre fundamental lembrar que só é possível manter o alto nível artístico porque temos patrocínio oficial da Petrobras. A partir dele realizamos, dentro e fora do palco, compromissos envolvendo treinamento físico, fisioterapia e uma intensa carga horária de ensaios, de várias coreografias do nosso repertório. Várias coreografias ao mesmo tempo, uma maratona. É uma honra poder fazer tudo isso para estar no lugar que conquistamos dentro da dança contemporânea brasileira”, reflete Tati Garcias, gestora da Focus Cia de Dança.

Vem aí: Bodas de prata

A Focus Cia de Dança está comemorando bodas de prata. Vinte e cinco anos de vidas: de gente que lota as plateias dento e fora do Brasil, mas também bailarinos, diretores de arte, cenógrafos, iluminadores, figurinistas, regidos pelo diretor Alex Neoral e pela gestora Tati Garcias, fundadores da premiada companhia. A cada novo espetáculo, desde 2000, as montagens coreográficas atravessaram 100 cidades brasileiras e países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha, Panamá e Espanha.

Gestora da Focus Cia de Dança, Tati Garcias passou 2024 de olho neste 2025. Bodas de Prata são Bodas de Prata. “Nossa principal meta é incluir e ampliar o público em nossas turnês. Por isso, a programação prevê ingressos acessíveis além da entrada franca em parte das nossas apresentações por todo o Brasil. Este ano já dançamos em Vitória, ES, em quatro cidades de Minas Gerais, e antes de virmos para Brasília encontramos a plateia de São Paulo. É sempre importante lembrar: toda a estrutura que permite nossas viagens pelo Brasil e pelo mundo, além da contratação de bailarinos de todo o Brasil, manter uma sede moderna no Centro do Rio, enfim, movimentar toda essa engrenagem, é resultado da parceria com a Petrobras”, destaca Tati.

Com 26 obras e 16 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. E leva consigo a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.

Serviço:

Trupe – Intervenção urbana ao ar livre - Focus Cia de Dança. Direção Artística e Coreografia: Alex Neoral

Local: Shopping Conjunto Nacional, Praça Lúcio Costa

Endereço: SDN CNB - Conjunto A | Asa Norte

Duração: 35 minutos

Grátis e livre para todos os públicos

  

Redes sociais da Focus Cia de Dança:

Instagram @focusciadedanca

Facebook @focusciadedanca

 



 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação