Skincare e autocuidado em alta: brasileiros mantêm ritmo de consumo em higiene e beleza no 1º semestre
Novo levantamento da Neogrid revela
oscilações ao longo dos primeiros meses do ano, encerrando semestre com tíquete
médio estável de R$ 45,45 por compra
São
Paulo, julho de 2025 – A
rotina de autocuidado já faz parte do dia a dia do brasileiro, em práticas que
vão desde atenção com a pele até rituais voltados ao bem-estar emocional. Essa
tendência é confirmada pelo novo estudo da Neogrid, ecossistema de tecnologia e
inteligência de dados especializado na gestão da cadeia de consumo, que aponta
a estabilidade no gasto médio com itens de higiene e beleza ao longo do
primeiro semestre de 2025.
Segundo
levantamento da Neogrid, o ano começou com um cenário de maior contenção, com
fevereiro registrando o menor tíquete médio do semestre (R$ 43,07). Em
contraste, abril concentrou os maiores gastos, atingindo o pico de R$ 48,05. Já
em junho, o gasto médio por compra totalizou R$ 45,45. As pequenas oscilações
revelam uma tendência de estabilidade, indicando que o consumidor tem mantido
um padrão consistente de investimento em higiene e beleza.
Esse movimento é
reforçado pela pesquisa do Grupo MedSystems, que aponta que 97% dos brasileiros
que experimentaram tratamentos de pele pretendem manter o hábito. A análise da
Neogrid também revela a presença consistente dos itens de higiene e beleza nas
compras mensais dos consumidores. Os dados sinalizam uma adesão duradoura ao
autocuidado, mantendo uma participação acima dos 22% no volume total de compras
dos brasileiros.
“Podemos
observar uma constância no comportamento de compra ao longo do semestre, o que
reforça a presença consolidada do autocuidado na rotina do brasileiro. O
consumidor tem mantido seu nível de investimento em higiene e beleza, e isso se
reflete também na participação estável desses itens no carrinho, sinalizando um
compromisso contínuo com o bem-estar”, destaca Anna Carolina Fercher, líder de
Dados Estratégicos na Neogrid.
Skincare
pesa no bolso: veja os campeões de alta e queda de preço
O monitoramento
da Neogrid também identificou as categorias com maiores oscilações de preços no
primeiro semestre do ano. Das nove categorias analisadas, oito encerraram o
período com valores acima dos registrados em janeiro.
O destaque foi
para o segmento de produtos anti-idade, que apresentou a maior alta, com
aumento de 28,2%. Em seguida, aparecem os hidratantes corporais maternos, com
16,5%, e os protetores solares, que subiram 16,1%. Óleos corporais tiveram
reajuste de 8,6%, enquanto os sais de banho subiram 8,8%.
Hidratantes
faciais e itens para hidratação e tratamento capilar registraram aumento
semelhante de 6,9% cada, enquanto o sabonete líquido teve leve alta, de 0,8%.
Por outro lado, itens de limpeza facial – que incluem géis, máscaras e
sabonetes específicos – caíram 6,5%.
Cross-selling
revela carrinhos mais completos
O estudo mostra
que os consumidores de produtos de autocuidado tendem a montar carrinhos mais
completos. Entre os compradores de cremes para pele, 55% levam também sabonete
(frente a 9,4% do shopper médio), além de alta incidência de creme dental,
desodorante e papel higiênico. O mesmo padrão é observado entre consumidores de
produtos para rosto e olhos, assim como em tratamentos capilares, reforçando oportunidades
de cross-selling no varejo.
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