Livro "Tecendo a História" celebra a arte ancestral e versátil da tecelagem no Planalto Central
![]() |
| Foto: Divulgação |
A obra "Tecendo a História: A Fiação e a Tecelagem Manual no Distrito Federal e Entorno", de Ana Izaura Pina Rodrigues, é uma jornada de 228 páginas pelos fios que tecem a identidade cultural do coração do Brasil. Resultado de uma profunda pesquisa, ricamente fundamentada por referências bibliográficas, o livro convida o leitor a conhecer a riqueza e a transformação dessa arte milenar, da pré-história da região aos ateliês contemporâneos, ilustrada por diversas imagens de peças, técnicas e artistas.
A narrativa revela como a tradição têxtil do Planalto Central, com destaque para regiões do Distrito Federal e seu Entorno como Olhos D'Água, Pirenópolis e Unaí, se formou a partir de uma fusão singular de saberes. Técnicas indígenas, saberes trazido pelos colonizadores portugueses e a experiência prática das comunidades camponesas se entrelaçaram para criar uma produção artesanal única e versátil. A publicação exibe essa diversidade por meio de peças que vão do uso doméstico, como mantas e roupa de cama, ao uso pessoal, com vestimentas, acessórios e bolsas, além de lindas peças decorativas, como quadros para paredes.
Nos primórdios, o algodão era plantado, colhido, fiado e tingido com corantes naturais para, então, ser transformado em teares caseiros. Mais do que um registro histórico, o livro é uma homenagem viva aos mestres e mestras tecelãs, guardiões desses saberes. Através de suas histórias, a autora mostra a passagem desse fazer das casas para o mercado, analisando como a modernização e a construção de Brasília impactaram essa prática.
"Tecendo a História" se
firma como uma celebração da resistência cultural e da criatividade. Ele
demonstra como o artesanato têxtil permanece um patrimônio vivo, uma arte que
continua a tecer não apenas panos, mas também identidades, memórias e a força
das comunidades do Planalto Central e seu entorno. O projeto foi realizado com
recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
Lançamento oficial: 22 de agosto de 2025
Link para acessar e baixar a
publicação gratuitamente:
https://www.naconucleodearte.
Mais informações: https://www.instagram.com/

Comentários
Postar um comentário