Espetáculo “Zezinho e o Livro Mágico” entra em circulação gratuita pelo Distrito Federal em agosto de 2025

 

Foto: Divulgação

Projeto “Zezinho Itinerante!” é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Amor, compaixão, infância, família. A peça “Zezinho e o Livro Mágico”, do Grupo Caras – Teatro Multifácico, se tornou um sucesso por conquistar crianças e adultos com a história de Zezinho, um menino que divide sua infância com a responsabilidade de trabalhar para ajudar sua mãe no plantio e na colheita de alimentos. Mas, no meio do caminho, ele aprende que a leitura pode mudar a sua vida e de toda a sua família.

A produção nomeada “Zezinho Itinerante” volta em cartaz no segundo semestre de 2025 de graça pelas ruas/praças das regiões administrativas do Distrito Federal. Em cartaz neste sábado e domingo, dias 2 e 3 de agosto, na QR 117 Área Especial A, de Santa Maria. Dias 9 e 10/08, na Quadra Poliesportiva Santo Afonso, em São Sebastião. Ainda, nos dias 16 e 17 de agosto, na Praça Central do Varjão; 23 e 24/08 na Quadra Poliesportiva da QD 1 do Dell Lago, no Itapoã; 30 e 31 de agosto, na Quadra Poliesportiva da 378 do Dell Lago 2, também no Itapoã. Todas as sessões acontecem às 17h30 e contam com audiodescrição e tradução em libras. Gratuito. Livre para todos os públicos.  Mais informações no Instagram do Grupo Caras: @grupocaras.

Tendo o sertão como pano de fundo criador e uma temática que aborda a importância da leitura e da educação, “Zezinho e o Baú Mágico”, de Elmo Férrer, integra desde 2019 o repertório do Grupo Caras – Teatro Multifácico, com o título “Zezinho e o Livro Mágico”.

O texto retrata a relevância da escola e dos livros, o valor do afeto familiar, abordando temas como o trabalho infantil e a dificuldade de famílias que vivem em locais com longos períodos de seca.

“Viver o Zezinho é uma experiência única. Porque é uma peça que faço uma criança que sofre de fome, que vive a luta de um povo do sertão. Uma luta que é real! Há ali uma descoberta da criança que entra em contato com uma realidade dura desde novinha. Há uma identificação, sensibilidade, emoção, que vejo que alcança também os adultos que se reconectam com essa criança interior, muitas vezes perdida”, destaca o protagonista que dá vida a Zezinho, Gustavo Jorge. 

Sinopse- Zezinho é uma criança que mora em Ciprocó, uma cidade que sofre com um longo período de seca. Ele é um menino que divide sua infância com a responsabilidade de trabalhar para ajudar sua mãe no plantio e na colheita de alimentos. Zezinho nunca estudou e não sabe ler, mas sua vida muda quando uma vendedora de livros aparece mostrando para ele um mundo mágico onde "Tudo é Possível". Com dramaturgia de Elmo Férrer e direção de Arthur Matos, o espetáculo do Grupo Caras – Teatro Multifácico, “Zezinho e o Livro Mágico” aborda de forma poética a fase da infância. Uma peça para crianças e adultos.

E o espetáculo de teatro conta com elementos do circo e músicas autorais, além de falar sobre a cultura popular nordestina retratada no cenário e figurino. A atuação é apoiada no teatro realista com personagens do cotidiano contrastando com personagens caricatos de teatro de rua/commedia dell’arte em um mundo lúdico.

"Nosso grupo comemora em 2025, seus 15 anos. Estamos muito felizes estar em atividade com esse espetáculo que é muito sensível, com atrizes e atores que vêm de formações diferentes nas praças do nosso Distrito Federal. Essas últimas apresentações também serão de celebração ao nosso grupo", celebra o ator e produtor executivo do projeto, Jefferson Leão.

Serviço: Espetáculo “Zezinho e o Livro Mágico” entra em circulação gratuita pelo Distrito Federal

Data: 2 e 3 de agosto, na QR 117 Área Especial A, de Santa Maria

Data:  9 e 10/08, na Quadra Poliesportiva Santo Afonso, em São Sebastião

Data: 16 e 17 de agosto, na Praça Central do Varjão

Data: 23 e 24/08 na Quadra Poliesportiva da QD 1 do Dell Lago, no Itapoã

Data:  30 e 31 de agosto, na Quadra Poliesportiva da 378 do Dell Lago 2

Todas as sessões acontecem às 17h30 e contam com audiodescrição e tradução em libras

Gratuito

Livre para todos os públicos

Mais informações no Instagram do Grupo Caras: @grupocaras.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação