Mostra Meu Primeiro Cinema 2025: programação gratuita no Cine Brasília
![]() |
| Foto: Nath Britto |
O Cine Brasília, um dos mais icônicos espaços cinematográficos do país, prepara-se para ser novamente o palco do Meu Primeiro Cinema. Em sua nova edição, que acontece de 18 a 23 de novembro de 2025, a mostra internacional consolida-se como um evento essencial na cultura brasiliense, dedicando seis dias à magia do cinema para bebês e crianças de 0 a 11 anos. Com uma programação inteiramente gratuita, o evento reafirma seu compromisso de oferecer uma primeira experiência audiovisual rica, diversa e inesquecível para a meninada.
A programação é cuidadosamente estruturada para atender a diferentes públicos ao longo da semana. Terça, quarta e sexta-feira (18 a 21/11), têm sessões para o público escolar, com horários reservados para escolas e creches de todo o Distrito Federal. De quinta-feira a domingo (21 e 23/11), as portas se abrem para o público familiar, convidando mães, pais e filhos a viverem juntos a experiência encantadora do cinema.
No foyer e emoldurados por uma cenografia lúdica sensível, bebês de 0 a 5 anos assistem à delicada produção do Canal BebeLume. No interior do Cine Brasília, crianças de 6 a 7 anos e de 8 a 11 anos conferem uma seleção de curtas-metragens em animação 2D e 3D, stop motion, documentário e live action.
A curadoria de Vicky Romero e Clarice Cardell selecionou filmes de oito países, com forte representação da América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai, além de uma coprodução com a França. Os 17 títulos compõem um mosaico de temas sensíveis e atuais, abordando de forma poética a amizade que transcende diferenças, a relação com a natureza e os animais, a descoberta de si mesmo, a valorização da memória e dos avós, a superação de desafios, a criatividade e o brincar, e a importância da solidariedade e do cuidado com o próximo.
Sobre a curadoria, "nesta edição, reforçamos o compromisso de apresentar narrativas que dialogam diretamente com o universo infantil em sua complexidade e beleza. São filmes que falam de medo, coragem, perda e descoberta, sempre com um olhar de esperança e encantamento, tão caro à primeira infância", comenta Clarice Cardell.
Segundo Vicky Romero, "a seleção de 2025 é um verdadeiro panorama da animação contemporânea para crianças. Conseguimos reunir produções de países como Paraguai e Peru, que raramente são exibidas no circuito comercial, oferecendo ao nosso público uma visão plural e rica da cultura latino-americana".
Para criar a atmosfera imersiva, o Cine Brasília ganha cenografia idealizada para encantar o olhar das crianças. A experiência começa já na área externa, onde a meninada é recepcionada por uma encenação teatral, que a conduz ao cinema, criando uma ponte entre os mundos cotidiano e o extraordinário da sétima arte.
A edição 2025 do Meu Primeiro Cinema conta com o essencial apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, além do Fundo Nacional da Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Conta também com a parceria do Cine Brasília e Tangará. A realização é do Instituto Bem Cultural e BebeLume Produções Audiovisuais, com o apoio do Governo do Brasil – Do Lado do Povo Brasileiro
Apoio: Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura e
Economia Criativa, Cine Brasília
Realização: Instituto Bem Cultural, BebeLume Produções Audiovisuais
Serviço:
Meu Primeiro Cinema 2025
Local: Cine Brasília (EQS 106/107)
Data: de 18 a 23 de novembro de 2025
Horários das exibições:
Sessões para escolas: terça,
quarta e sexta: (10h, 10h30, 15h e 15h30)
Sessões abertas ao público: sexta
(10h30 e 16h), e quinta, sábado e domingo (10h30, 11h, 16h e 16h30)
Classificação
indicativa: livre para todos os
públicos
Ingressos: entrada
gratuita (distribuição por ordem de
chegada, sujeita a lotação)
Programação paralela:
Lançamento do documentário
"A Estética do Brincar" (quarta, 9h e 14h)
Lançamento do Portal BebeLume
(sábado, 17h)
Show "As Canções de
Makuru" (sábado, 17h15)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário