Fundação Dorina Nowill para Cegos celebra educadores que constroem inclusão com o III Prêmio LEGO® Braille Bricks
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| Foto: Divulgação |
Iniciativa, que antecipa as comemorações
de 80 anos da instituição, premiou as melhores práticas pedagógicas com LEGO®
Braille Bricks e apresentou um ambiente dedicado à acessibilidade
São
Paulo, outubro de 2025 –
Em uma dupla celebração que uniu homenagem e inovação, a Fundação
Dorina Nowill para Cegos realizou, no dia 13 de
outubro, a cerimônia do III Prêmio
LEGO® Braille Bricks — um evento que também antecipou as
comemorações do Dia dos Professores (15). A iniciativa reconheceu o trabalho de
educadores certificados que aplicam o material em sala de aula ou em parceria
com outros docentes, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva. Além de
celebrar o impacto desses projetos, o prêmio busca inspirar novas práticas
pedagógicas em todo o país. A ocasião também marcou a inauguração de um novo
espaço dedicado à formação e à acessibilidade na sede da instituição, em São
Paulo.
O prêmio
valoriza o uso do LEGO® Braille Bricks, uma ferramenta
pedagógica que combina os blocos de montar com a grafia em Braille e tinta. O
recurso permite que crianças com e sem deficiência visual aprendam juntas de
forma lúdica e interativa, estimulando a autonomia e a colaboração. A
iniciativa reforça a importância do Braille como o único meio de alfabetização
para pessoas nascidas cegas ou que perderam a visão antes de serem
alfabetizadas. E o prêmio vem destacar os projetos que estimulam a autonomia e
o aprendizado de maneira divertida e significativa.
Nesta edição, a
premiação destacou três projetos por sua criatividade e impacto, com prêmios
viabilizados por patrocinadores, que destinam uma verba específica a esse
momento:
·
1º
lugar: Vilma Gonçales - Santa Terezinha de Itaipu/PR
Resumo
do Projeto: O projeto “Avisos
e Bilhetes na Vila dos Três Porquinhos”, foi realizado na Escola Municipal
Nossa Senhora do Carmo (PR) com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Teve
como objetivo trabalhar os gêneros textuais bilhete e aviso a partir da
história dos Três Porquinhos, utilizando o LEGO® Braille Bricks como recurso
lúdico e inclusivo.
As atividades
envolveram leitura, escrita, construção de palavras, produção de textos e
montagem das casinhas dos personagens, garantindo a participação ativa de uma
aluna com deficiência visual. O projeto promoveu cooperação, empatia e
aprendizagem multissensorial, demonstrando que o LEGO Braille Bricks é um
instrumento versátil para o ensino inclusivo e o desenvolvimento da
alfabetização de todos os alunos.
·
2º
lugar: Brenna de Souza Orrico de Azevedo - Santa Terezinha de Itaipu/PR
Resumo
do Projeto: O Projeto
“Contando com Todos: Matemática, Inclusão e Imaginação com Lego Braille Bricks”
foi desenvolvido em uma escola municipal do Paraná com alunos do 3º ano do
ensino fundamental, incluindo crianças com e sem deficiência.
De forma simples,
o projeto mostrou como o uso do Lego Braille Bricks — peças de montar com
marcações em Braille — pode ajudar todos os alunos a aprender matemática de
maneira divertida, acessível e colaborativa. Durante 12 encontros, as crianças
participaram de atividades práticas e lúdicas para compreender melhor números,
operações e padrões, sempre com apoio da mascote “Leguinho”, criada pela turma
com materiais recicláveis.
O principal
resultado foi que os alunos aprenderam mais, se envolveram melhor nas aulas e
desenvolveram autonomia, respeito e cooperação, mostrando que é possível
ensinar de forma inclusiva e prazerosa para todos.
·
3º
lugar: Camila Fernanda da Silva Celestino - Ribeirão Preto/SP
Resumo
do Projeto: Este projeto
pedagógico promove a alfabetização e inclusão de crianças cegas de 4 a 7 anos
por meio do LEGO® Braille Bricks como ferramenta lúdica e acessível de
aprendizagem.
A experiência
revelou alto engajamento dos alunos e avanços na leitura e escrita tátil, além
do desenvolvimento da autonomia, criatividade e prazer em aprender. Alinhado
à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto respeita as
especificidades dos estudantes com deficiência visual e fortalece práticas
pedagógicas inclusivas.
Mais do que
tecnologia, a inovação aqui está em ressignificar recursos existentes e
transformá-los em instrumentos de impacto social e educacional.
Um novo
espaço para a educação inclusiva
Além da
premiação, a Fundação Dorina inaugurou uma sala dedicada exclusivamente ao
projeto LEGO® Braille Bricks. O ambiente foi criado para ser um polo para
educadores, compartilhamento de boas práticas e demonstração do potencial da
ferramenta, ampliando o conhecimento sobre a alfabetização em braille. O evento
contou com a presença de importantes representantes da causa, além de
autoridades, parceiros e convidados.
“Celebrar o
Prêmio LEGO® Braille Bricks e ainda inaugurar este novo espaço é um marco para
nós, especialmente às vésperas de um momento tão simbólico como os 80 anos da
Fundação Dorina no ano que vem. Esta iniciativa reforça nosso compromisso
histórico com a inclusão e com o empoderamento de educadores, que são
peças-chave na construção de uma sociedade mais acessível”, afirma
Ika Fleury, Coordenadora Geral do Programa LEGO Braille Bricks e membro do
Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

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