Oi Futuro apresenta o espetáculo ‘Bem no meio’, que une ópera e instalação para crianças

 

DuHarte

Com patrocínio da Oi e correalização Oi Futuro no centro cultural com entrada franca 

Bem no meio é uma ópera-instalação inédita, idealizada pela multiartista Karen Acioly, com música do compositor francês Camille Rocailleux. O novo projeto da inquieta escritora, atriz e diretora convida o público a vivenciar uma experiência inesquecível, trazendo uma proposta de renovação da linguagem da ópera, democratizando e apresentando o gênero como um conceito diferenciado, atraindo a atenção de novos públicos.

A ópera em uma dimensão fora dos padrões mistura o canto lírico e a literatura à dança e à projeção digital. O novo formato conta ainda com a participação do coro infantil da UFRJ, sob a batuta de Maria José Chevitarese, professora da Escola de Música da UFRJ. O espectador assistirá à história da menina Bem que tem o divino dom de entrar e sair de dentro dos livros, e que nasce com um estranho buraquinho nas costas, de onde surgirá uma asa.

As sessões acontecerão no teatro do Oi Futuro, em dois formatos diferentes: Iniciando com sessões presenciais nos dias 21 de novembro, às 11h30, e no dia 27 de novembro, às 16h - nestas, o público poderá assistir a performance do elenco formado por Luisa Vianna (Bem), Carol Botelho (Gaia) e Guilherme Borges (Ponto), que vai interagir com as projeções filmadas pelos atores Sabrina Korgut (mãe), Ciro Acioli (pai) e das crianças do Coro Infantil da UFRJ (Infância), em participações especiais. E, a partir do dia 28 de novembro, em todos os fins de semana até o dia 19 de dezembro, às 15h, 16h, 17h, acontecerão as sessões contemplativas, com a ópera expandida em sessões de cinemópera (cinema + ópera + instalação).

A ideia

Baseado em histórias de crianças de pais separados, Bem no Meio joga uma lupa sobre os sentimentos infantis pouco escutados pelos adultos. A ideia surgiu após dois anos de pesquisa narrativa em que Karen teve uma escuta atenciosa entre diversas crianças de 4 a 12 anos, de diferentes escolas, sobre temas delicados de seus cotidianos dentro do FIL Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (em 2018 e 2020) – de modo virtual. A pesquisa faz parte da dissertação do Mestrado em Educação “A dramaturgia da ópera para crianças – cultura e simbolismos” (UFF/2022) e do corpus do mestrado “A Dramaturgia do espaço na ópera para crianças”, da Université Sorbonne Paris 3, (2019/2021), ambos inspirados na obra dos filósofos Gaston Bachelard e Gilbert Durand, autores que estudam o imaginário.

Diante do processo, várias questões recorrentes surgiram, como a separação dos pais e a invisibilidade das crianças no mundo dos adultos. “Percebi que o que mais machucava as crianças era a falta de escuta aos seus sentimentos e dores profundas. Resolvi então escrever um libreto, usando a linguagem do maravilhoso, do inquestionável, em que a voz das crianças pudesse ser ouvida. A potência da poesia, do canto lírico e as multilinguagens da ópera podem fazer essa ponte”, diz Karen, que, além o roteiro e encenação, também assina o figurino com Adriana Guimarães e a cenografia com Rostand Albuquerque.

 

Sinopse

Em uma noite de eclipse, em janeiro, nasce perfeitinho um bebê inteiro.  A felicidade é tanta que ninguém repara na estranha marquinha nas costas, que parece até um buraco. A bebê irradia tanta luminosidade que seus pais a batizam de Bem.

Ao completar sete anos, de tanto amar os livros, Bem descobre o dom de entrar e sair de dentro deles. Em um deles conhece Gaia, que se torna a sua melhor amiga. Alegre com a novidade decide contar para os seus pais sobre seu dom e sua nova amiga. Porém, ao chegar em casa, Bem percebe que seus pais estão falando uma língua esquisita. Ela tenta chamar a atenção, de forma divertida, mas eles estão tão bravos que nem notam o que ela diz. Bem se sente no meio de seus pais.

Ao fugir para dentro do livro, de tanto sentir pena de seus pais, algumas penas saem da marquinha de nascença de Bem até que uma pequenina e frágil asa nasce do lado direito. E é aí que sua grande aventura começa. Bem quer voar. Mas como voar com uma asa só? Será Possível? Bem vive muitos desafios, vencendo-os um a um. Quando seu canto se torna forte e sua dança também, outra asa surge vigorosa e bela do lado esquerdo. Porém, só as crianças conseguem enxergá-la. Bem agora tem duas asas e já pode voar!

Irmãos de Criação

Irmãos de criação, a autora e diretora Karen Acioly e o compositor francês Camille Rocailleux já realizaram outras parcerias. A primeira aconteceu em 2005, quando Acioly convidou Rocailleux para fazer a abertura do FIL Festival, com o espetáculo Echoa. De lá para cá, a dupla alinhavou muitas idas e vindas brindadas no FIL com os espetáculos de Camille como ‘Bounce’, ‘Carte Blanche’, o projeto FaceGenerationS, com 52 vídeos de depoimentos de adolescentes sobre a arte e o mundo, entre outros projetos. 

 

Serviço

BEM NO MEIO - Ópera Instalação

CENTRO CULTURAL OI FUTURO – TEATRO

 

Reservas pelo link: linktr.ee/bemnomeio

 

Entrada franca

 

Lotação: 30 pessoas

Elenco: Luisa Vianna (Bem), Carol Botelho (Gaia) e Guilherme Borges (Ponto) com as projeções filmadas que contam com as participações especiais de Sabrina Korgut (mãe), Ciro Acioli (pai) e das crianças do Coro Infantil da UFRJ (Infância).

- Sessões presenciais:

dias 21 de novembro, às 11h30, e no dia 27 de novembro, às 16h

- Sessões Contemplativas:

Do dia 28 de novembro, em todos os finais de semana até o dia 19 de dezembro, às 15h, 16h, 17h, com sessões de cinemópera (cinema + ópera + instalação).

Entrada Gratuita

Classificação: Livre (a partir de 5 anos)

Endereço: R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo


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