Oi Futuro apresenta o espetáculo ‘Bem no meio’, que une ópera e instalação para crianças
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Com patrocínio da Oi e correalização Oi Futuro no centro cultural com
entrada franca
Bem no meio é uma ópera-instalação inédita,
idealizada pela multiartista Karen Acioly, com música do
compositor francês Camille Rocailleux. O novo projeto da inquieta
escritora, atriz e diretora convida o público a vivenciar uma experiência
inesquecível, trazendo uma proposta de renovação da linguagem da ópera,
democratizando e apresentando o gênero como um conceito diferenciado, atraindo
a atenção de novos públicos.
A ópera em uma dimensão fora dos padrões
mistura o canto lírico e a literatura à dança e à projeção digital. O novo
formato conta ainda com a participação do coro infantil da UFRJ, sob a batuta
de Maria José Chevitarese, professora da Escola de Música da UFRJ. O espectador
assistirá à história da menina Bem que tem o divino dom de
entrar e sair de dentro dos livros, e que nasce com um estranho buraquinho nas
costas, de onde surgirá uma asa.
As sessões acontecerão no teatro do Oi
Futuro, em dois formatos diferentes: Iniciando com sessões presenciais nos dias
21 de novembro, às 11h30, e no dia 27 de novembro, às 16h - nestas, o público
poderá assistir a performance do elenco formado por Luisa Vianna (Bem), Carol
Botelho (Gaia) e Guilherme Borges (Ponto), que vai interagir com as projeções
filmadas pelos atores Sabrina Korgut (mãe), Ciro Acioli (pai) e das crianças do
Coro Infantil da UFRJ (Infância), em participações especiais. E, a partir do
dia 28 de novembro, em todos os fins de semana até o dia 19 de dezembro, às
15h, 16h, 17h, acontecerão as sessões contemplativas, com a ópera expandida em
sessões de cinemópera (cinema + ópera + instalação).
A ideia
Baseado em histórias de crianças de pais
separados, Bem no Meio joga uma lupa sobre os sentimentos infantis
pouco escutados pelos adultos. A ideia surgiu após dois anos de pesquisa
narrativa em que Karen teve uma escuta atenciosa entre diversas crianças de 4 a
12 anos, de diferentes escolas, sobre temas delicados de seus cotidianos dentro
do FIL Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (em 2018 e 2020) – de
modo virtual. A pesquisa faz parte da dissertação do Mestrado em Educação “A
dramaturgia da ópera para crianças – cultura e simbolismos” (UFF/2022) e
do corpus do mestrado “A Dramaturgia do espaço na ópera para
crianças”, da Université Sorbonne Paris 3, (2019/2021), ambos
inspirados na obra dos filósofos Gaston Bachelard e Gilbert
Durand, autores que estudam o imaginário.
Diante do processo, várias questões
recorrentes surgiram, como a separação dos pais e a invisibilidade das crianças
no mundo dos adultos. “Percebi que o que mais machucava as crianças era a falta
de escuta aos seus sentimentos e dores profundas. Resolvi então escrever um
libreto, usando a linguagem do maravilhoso, do inquestionável, em que a voz das
crianças pudesse ser ouvida. A potência da poesia, do canto lírico e as
multilinguagens da ópera podem fazer essa ponte”, diz Karen, que, além o
roteiro e encenação, também assina o figurino com Adriana Guimarães e a
cenografia com Rostand Albuquerque.
Sinopse
Em
uma noite de eclipse, em janeiro, nasce perfeitinho um bebê inteiro. A
felicidade é tanta que ninguém repara na estranha marquinha nas costas, que
parece até um buraco. A bebê irradia tanta luminosidade que seus pais a batizam
de Bem.
Ao completar sete anos, de tanto amar os
livros, Bem descobre o dom de entrar e sair de dentro deles. Em um deles
conhece Gaia, que se torna a sua melhor amiga. Alegre com a novidade decide
contar para os seus pais sobre seu dom e sua nova amiga. Porém, ao chegar em casa,
Bem percebe que seus pais estão falando uma língua esquisita. Ela tenta chamar
a atenção, de forma divertida, mas eles estão tão bravos que nem notam o que
ela diz. Bem se sente no meio de seus pais.
Ao fugir para dentro do livro, de tanto
sentir pena de seus pais, algumas penas saem da marquinha de nascença de Bem
até que uma pequenina e frágil asa nasce do lado direito. E é aí que sua grande
aventura começa. Bem quer voar. Mas como voar com uma asa só? Será Possível?
Bem vive muitos desafios, vencendo-os um a um. Quando seu canto se torna forte
e sua dança também, outra asa surge vigorosa e bela do lado esquerdo. Porém, só
as crianças conseguem enxergá-la. Bem agora tem duas asas e já pode voar!
Irmãos de Criação
Irmãos
de criação, a autora e diretora Karen Acioly e o compositor francês Camille
Rocailleux já realizaram outras parcerias. A primeira aconteceu em 2005, quando
Acioly convidou Rocailleux para fazer a abertura do FIL Festival, com o
espetáculo Echoa. De lá para cá, a dupla alinhavou muitas idas e vindas
brindadas no FIL com os espetáculos de Camille como ‘Bounce’, ‘Carte Blanche’,
o projeto FaceGenerationS, com 52 vídeos de depoimentos de adolescentes sobre a
arte e o mundo, entre outros projetos.
Serviço
BEM
NO MEIO - Ópera Instalação
CENTRO
CULTURAL OI FUTURO – TEATRO
Reservas
pelo link: linktr.ee/bemnomeio
Entrada
franca
Lotação:
30 pessoas
Elenco: Luisa Vianna (Bem), Carol Botelho
(Gaia) e Guilherme Borges (Ponto) com as projeções filmadas que contam com as
participações especiais de Sabrina Korgut (mãe), Ciro Acioli (pai) e das
crianças do Coro Infantil da UFRJ (Infância).
-
Sessões presenciais:
dias
21 de novembro, às 11h30, e no dia 27 de novembro, às 16h
-
Sessões Contemplativas:
Do
dia 28 de novembro, em todos os finais de semana até o dia 19 de dezembro, às
15h, 16h, 17h, com sessões de cinemópera (cinema + ópera + instalação).
Entrada
Gratuita
Classificação:
Livre (a partir de 5 anos)
Endereço:
R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

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