Na Estrada
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| Foto: Fernando Barros |
Mostra fotográfica de cenários que
traduzem percepções sutis e convidam o espectador ao exercício de um olhar
preciso e ao encontro de originalidades significativas
Com curadoria
de Marília Panitz, a exposição apresenta uma coleção de 88
registros fotográficos de Fernando Barros. A mostra, que fica em
cartaz no Espaço Cultural Renato Russo de 24 de novembro de 2021 a 30 de
janeiro de 2022, decorre de registros feitos em viagens e que brilham por
seus aspectos estéticos.
Para Fernando,
a criação fotográfica está condicionada a dois fatores básicos: liberdade
plena e inspiração. “Na minha experiência, não tenho dúvida que a interação
entre esses dois impulsos se manifesta na dinâmica que o espírito libertário
das aventuras para o desconhecido possibilita”, compartilha o artista.
Sobre seus
registros, segundo Marília Panitz, “eles provocam o olhar a constituir versões
possíveis para a articulação de fragmentos que recolhe, estes mantendo o
anonimato do local de recolhimento”, avalia a curadora, que destaca: “é aí que
esse conjunto de fotos deixa o estatuto de registro documental de viagem e se
torna proposta poética”.
Assim, e não por
acaso, a seleção apresenta imagens que chamam ao exercício de observação mais
apurado e preciso. O potencial desse movimento, frente ao novo e culturas
variadas, resultou na composição de seis núcleos temáticos abertos e que
propõem um duplo olhar.
O primeiro
orientado pela viagem, enquanto o segundo pela possibilidade de construção de
sentenças visuais que subvertam a geografia e invistam em uma narrativa que
destaca elementos de toda imagem.
Na Estrada está
compartilhada em seis núcleos, com em média 14 fotos cada, e duas delas
estabelecem certa pedagogia de leitura. Com composição semelhante, a parede
europeia pintada há séculos e o carro de frutas de uma ilha na África se
aproximam pela paleta de cores e motivo, eliminam distâncias, porém, mantém as
diferenças.
AZUIS e VERMELHOS exploram
a ideia de cor dominante, não necessariamente como espaço da superfície
imagética. Talvez muito mais como captura e organiza todos os elementos visuais
em torno dele.
PALAVRAS e JANELAS tratam
ícones que marcam as diferenças culturais e dão o caráter dos lugares visitados
que contextualizam as culturas aos olhos do viajante. Mas também revelam certas
correspondências impensáveis quando não detemos o código da linguagem e dos
costumes. As formas que dão nome aos núcleos, presentes em cada foto, também
criam um ritmo próprio, sugerindo-nos certo método do artista.
Já PERSONAGENS e PONTOS
DE FUGA convidam a ver a vida. São micronarrativas que se iniciam em
uma imagem e seguem na seguinte, que a contamina. Uma subversão espaço-temporal
cria ligações entre pessoas, ruas, paisagens remotas, separadas pela geografia
e pela história, e unidas pela humanidade. Um convite à viagem, sem sair do
lugar.
Fernando Barros
captura instantâneos pelo mundo há um bom tempo. Diferentemente do registro
turístico, suas fotos têm o viés da pesquisa imagética, das possibilidades de
enquadramento e recorte daquilo que o olhar estrangeiro captura, ao deparar-se
com outros horizontes.
Quando convidada
por Fernando, a fazer o papel de “olhar de fora” que exercita a constituição de
versão compartilhada com o artista, Panitz se viu frente a uma grande
quantidade de registros. “Por um lado, tinham uma fonte comum – o relato visual
da viagem, por outro, uma diversidade que desafiava a constituição curatorial”,
relata. “Aos poucos, certas qualidades das imagens foram se impondo e, a partir
delas, o viés da mostra foi-se construindo”, demarca a curadora.
Serviço:
Exposição fotográfica: Na
Estrada
Local: Galeria Parangolé do Espaço Cultural
Renato Russo
Endereço: CRS 508 Bloco A -
Asa Sul, Brasília
Abertura: 23 de
novembro, às 19h
Temporada: De 24 de novembro de
2021 a 30 de janeiro de 2022
Visitação: De terça a
sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livres
para todos os públicos
Informações: (61) 3244.0411

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