LABFAZ Cidadão

 

LABFAZ Cidadão. Foto: Abder Paz

Profissionais de três áreas técnicas ministraram aulas expositivas e práticas para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade e em busca de trabalho

Com vistas a preparar novas trabalhadoras e novos trabalhadores para atuarem nos setores - em franca expansão - de eventos corporativos, privados e culturais, assim como de turismo e de esportes, a OSC Acesso em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal realizou o programa LABFAZ Cidadão.

Ao todo, nas seis localidades por onde o programa passou, 220 pessoas tiveram acesso a conhecimentos teóricos e práticos, com certificação ao final dos cursos, nas áreas de carregamento de palco, limpeza e camarim. Funções específicas e essenciais para a recepção e realização de eventos em qualquer formato.

A escolha por qualificar profissionais nas áreas de serviços gerais, se deu pelo simples fato de haver uma carência dessa mão de obra em Brasília. “A nossa cidade vem despontando como um dos principais destinos turísticos do Brasil, seja o profissional ou de lazer, o que aumenta a busca por estas trabalhadoras e estes trabalhadores”, ressalta Vera Verônika, coordenadora do programa.

Para fixação dos conteúdos apresentados, foram disponibilizados às alunas e aos alunos materiais didáticos em vídeo e uma apostila, em PDF, que poderão ser consultados posteriormente. Quanto à possibilidade de inserção no mercado de trabalho, todas e todos agora têm seus cadastros profissionais disponíveis na plataforma LABFAZ.

A plataforma cataloga perfis detalhados de profissionais qualificados/as, com a finalidade de oferecer uma busca dinâmica (www.labfaz.com.br/busca-profissionais) por sonoplastas, iluminadores/as, projecionistas, roadies, cenotécnicos/as, visagistas, carregadores/as, recepcionistas, camareiros/as entre outros/as.

Para que o LABFAZ Cidadão alcance seus objetivos, foram firmadas parcerias com a Revista TRAÇOS, projeto que auxilia pessoas em situação de rua e/ou extrema vulnerabilidade financeira a terem renda. E o Instituto Barba na Rua, projeto social que, desde 2015, presta assistência a pessoas em situação de rua em várias Regiões Administrativas do DF.

LABFAZ Cidadão. Foto: Abder Paz 

Ainda durante a realização das aulas, o Barba na Rua iniciou conversas com grandes projetos como o Capital Moto Week, os festivais Coma e Porão do Rock, além das festas da Goiaba e do Morango. “As tratativas com os organizadores destes eventos no sentido de eles disponibilizarem vagas de emprego temporário para os alunos e as alunas do curso, já estão bem adiantadas”, comentou Rogério Barba, diretor e criador do Instituto.

O último dia de aula, da série de cursos oferecidos, ocorreu sexta, dia 4 de março, na paróquia Sagrado Coração de Jesus. No encerramento, a Banda Vozes da Rua, formada por ex-moradores de rua, fez uso da estrutura de palco, luz e som montada pelos e pelas participantes do curso.

Representando o Governo do Distrito Federal, esteve na cerimônia de entrega dos certificados o secretário executivo Tiago Pinheiro, da Secretaria de Desenvolvimento Social. Na oportunidade, o secretário se disse grato em estar presente e reconheceu a importância da capacitação e formação oferecidas. “Queremos ver as pessoas empregadas, retomando suas vidas com trabalho e renda”, comentou.

Entre os dias 5 de fevereiro e 4 de março, o LABFAZ Cidadão percorreu os acampamentos Dandara, Che Guevara, Margarida Alves e Carlos Lamarca, o Centro POP e, por fim, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Para a realização do programa os deputados distritais Fábio Félix (Psol), e Chico Vigilante (PT), aportaram emendas parlamentares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação