Hidrovias do Brasil realiza formatura da 5ª edição do Aceleraê em Itaituba

 

Programa completa três anos de atuação e já formou cerca de 260 jovens no Pará

A Hidrovias do Brasil realizou, nesta terça-feira (09), em Itaituba - PA, a formatura da 5ª edição do Aceleraê, iniciativa em parceria com a Talent Negócios, voltada ao desenvolvimento profissional de jovens da região. Com mais de 50 jovens formados, o evento ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Sarmento e marcou o encerramento de mais um ciclo conduzido pelo programa, que completa três anos de atuação em 2025. 

Criado em 2022, o Aceleraê já atendeu cerca de 260 jovens entre 17 e 24 anos nos municípios de Itaituba e Barcarena, oferecendo formação técnica para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas, fortalecendo a empregabilidade e o crescimento socioeconômico local.  

Nesta edição, mais de 50 participantes concluíram o programa — incluindo alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A satisfação dos estudantes alcançou 96%, reforçando a aderência das atividades e o impacto positivo da iniciativa. O ciclo contou com cinco módulos de formação, somando 106 horas de formação técnica. Ao longo do processo, dez participantes foram contratados por empresas locais.  

"O Aceleraê mudou a minha vida, tanto pessoalmente como profissionalmente, pois eu não sabia como me inserir no mercado de trabalho. Conclui o curso e sai empregado”, afirma Kennedy Lima de Paiva, formado pelo Programa Aceleraê. 

“Participar do Programa Aceleraê foi uma experiência única. A gente pode aprender diversas coisas no decorrer de cada módulo, o que com certeza vai agregar daqui para a frente, tanto na minha vida quanto no currículo.” afirma Keisiane Kelen Santos Duarte, formada pela segunda edição do Aceleraê. 

Além da formação em sala, o Aceleraê promoveu uma Feira de Profissões com a presença de 14 empresas locais, reunindo 116 participantes. O encontro aproximou os estudantes de potenciais empregadores, apresentou oportunidades de carreira e promoveu o diálogo entre empresas e jovens talentos da região. 

Ao longo dos três anos de execução, a iniciativa também passou a atender outros segmentos da sociedade. Em Barcarena, também no Pará, profissionais do setor de navegação participaram de um treinamento em tecnologia azimutal, totalizando 72 horas de formação. Os 30 participantes foram aprovados, ampliando seus conhecimentos para atuar na indústria naval. 

“Investir em formação e aproximar jovens do mercado de trabalho abre portas para que novas realidades sejam construídas. Quando um jovem amplia suas habilidades e encontra novas possibilidades de carreira, toda a comunidade avança junto. O Aceleraê nasceu para gerar valor no território e fortalecer o desenvolvimento local. Nosso compromisso é evoluir o programa a cada ciclo, aproximando jovens de empresas e criando caminhos reais de empregabilidade e renda. A educação é a base dessa transformação.”, afirma Érika Pardini, gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil. 

A Hidrovias do Brasil mantém sua atuação voltada à geração de valor compartilhado e ao impacto social positivo, por meio do relacionamento próximo com as comunidades e do incentivo de iniciativas que fortalecem o desenvolvimento social, cultural e econômico das regiões onde está presente. 

 

Sobre a Hidrovias do Brasil  

A Hidrovias do Brasil (HBSA) é uma empresa de logística multimodal pautada por uma visão de longo prazo e que conecta a América Latina aos mercados globais. A Companhia presta serviços em corredores estratégicos da América do Sul, movimentando cargas por rios e terminais portuários. Conta com três operações: Corredor Norte, Corredor Sul e a Operação em Santos. Pelo Corredor Norte, transporta 7,2 milhões de toneladas anuais dos grãos que vêm do Centro-Oeste e passam pela hidrovia do Rio Tapajós, entre Itaituba e Barcarena (PA). No Corredor Sul, movimenta pela hidrovia Paraguai-Paraná quase 6 milhões de toneladas por ano de minério de ferro, fertilizantes e celulose. Em Santos, no maior porto do Hemisfério Sul, movimenta sal e fertilizantes, com capacidade anual de até 2,5 milhões de toneladas.   

Empresa integrante do Grupo Ultra, a Hidrovias do Brasil defende a multimodalidade como forma de otimizar fluxos logísticos e reduzir o impacto ambiental, além de promover a excelência para a logística nacional. Em 15 anos de atuação, a HBSA consolidou-se como referência no transporte hidroviário de cargas, dentro de um elevado padrão de governança corporativa e sustentabilidade, que a levou a fazer seu IPO no Brasil em 2020, sendo listada no Novo Mercado da B3 e passando a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) em 2024. Mais informações: www.hbsa.com.br 

Atendimento à imprensa  

RPMA Comunicação  

hidroviasdobrasil@rpmacomunicacao.com.br  

Tel.: (11) 5501-4673  

www.rpmacomunicacao.com.br  

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Toy Pussy