Especialista explica como a presença digital ajuda políticos a ganharem as eleições
| Foto: Divulgação |
Nos últimos anos as redes
sociais passaram a ser ferramentas importantes para quem quer aumentar a
visibilidade, seja pessoal ou profissional. Além disso, a tecnologia permite
uma aproximação imensa entre as pessoas, e na política não é diferente, já que
aproxima políticos e eleitores, e o marketing digital para candidatos é uma
realidade. Por meio da internet e das redes sociais, candidatos e eleitores
podem formar conexões fortes entre si.
Nas últimas eleições isso
ficou bastante evidente, os mais votados eram aqueles que apresentavam maior
audiência e maiores indices de engajamento nas redes sociais. Já políticos
consolidados no off line viram suas campanhas derreterem, porque não
trabalharam as redes sociais.
A PhD e especialista em
construção de presença e reputação digital de políticos e figuras públicas,
Fernanda Cornils, revela que juntos, os cinco deputados federais mais bem
votados: Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Carla Zambelli, Delegado Bruno
Lima e Guilherme Boulos, todos com mais de 1 milhão de seguidores cada, somam
mais de 15 milhões de seguidores no Instagram”.
Fundadora da Políticos
Digitais e da Ferdi Conteúdo, a especialista atua na construção de presença e
reputação digital desde 2017, é professora universitária e tem conhecimento
avançado em construção de narrativas, marketing digital e mídias sociais. “Já
trabalhei com políticos em diversas esferas: municipal, estadual e federal, no
legislativo e no executivo, além de influenciadores digitais e figuras
públicas”, relata a especialista, explicando ainda que existem algumas questões
que devem ser levadas em conta na hora de se posicionar.
Nesse sentido, Fernanda dá
algumas dicas que utiliza para orientar parlamentares em mandato, para os que
pretendem uma reeleição, e até para as pessoas que pretendem se candidatar,
começarem a se preparar para o mundo digital.
O ideal é que essa
preparação comece bem antes da campanha, entrando em contato com eleitores.
Tanto faz se é por meio de blogs, sites, email marketing ou pelas redes
sociais.
Como montar uma
estratégia
Segundo Fernanda, o primeiro
degrau para a construção de presença digital, o seu alicerce, é o
posicionamento. Para traçar, comece respondendo algumas perguntas:
1- Como você consegue se
definir de forma única e diferente dos seus concorrentes?
2- O eleitor
consegue perceber essa diferença?
3- Os eleitores
comparam você com outros candidatos?
4- O político
tem clareza sobre qual eleitor ele quer atrair?
Também é essencial
apresentar seus resultados de forma certeira:
1- Os seus
eleitores conseguem ver claramente a transformação que você fez/divulga nas
redes?
2- Você recebe
feedback positivos e espontâneos sobre o seu trabalho?
3- Você tem
resultados na área que propõe atuar?
4- Os
resultados são bem explorados nos canais de comunicação?
Além de criar esse
relacionamento com o eleitor, é preciso que ele dure:
– Faça enquetes para saber o
que o seu eleitor tem a dizer;
– Responda
os comentários, sempre de forma respeitosa;
-Elabore um calendário de
publicações, para gerar conteúdo de acordo com as pautas de seu interesse;
-Fique sempre atento ao
monitoramento das redes sociais.
“Após esses primeiros
degraus ainda temos outros como imagem e marca pessoal, Networking,
relacionamento com a mídia e influenciadores”, explica.
A especialista lembra que o
número de seguidores é apenas uma parte da história e que cada rede social tem
sua peculiaridade e pode ajudar de formas diferentes umas das outras.
“O que estamos constatando
com as últimas eleições é que tanto a presença, quanto a reputação digital,
feitas de forma certeira e estratégica, são elementos decisivos na escolha do
voto”, finalizou.
Saiba mais pelo Instagram:
@fernanda_cornils.
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