Cineasta Núbia Santana participa de entrevista no programa Vozes da Diversidade, que vai ar domingo (15), na Rádio Cultura

 

Foto: Divulgação

O filme Virada de Jogo ganhou o Troféu Câmara Legislativa no Mostra Brasília

Um curta-metragem que conta a trajetória de seis mulheres que compartilham suas dores e lutas e que transformaram a união feminina em amor e esperança, uma verdadeira virada de jogo. O filme foi exibido no 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e recebeu a premiação de Melhor Roteiro.

A produção do filme é de Núbia Santana, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. Ela é presidente da Aprocine e fundadora do Instituto Lumiart, que possui muitos projetos voltados para a arte e a cultura. A atriz participou de um bate-papo com a apresentadora e produtora, Denise Oliveira, e conta mais detalhes sobre o filme e a premiação.

O filme é composto por um grupo de profissionais. Entre eles, Juliana Corso (direção); Gui Rocha (direção de fotografia); Núbia Santana (direção de produção); Juliana Corso (roteiro); Acácio Campos (som direto); Juliana Corso, Jeff Silva e Tales Tadiello (edição); Isabela Padilha (cor e finalização); Douglas Sá, Emanuel Mastrella e Victor Pimenta (trilha sonora original) e Stela Cavalcante (designer gráfico).

A roteirista e diretora, Juliana Corso, comemorou a retomada presencial do público no Festival do Cinema Brasileiro, destacou que o projeto foi um verdadeiro desafio e que o prêmio é um reconhecimento do trabalho de todos os profissionais envolvidos.

A história tem Cleuza, dramaturga, roteirista de cinema e fundadora da Liga de Mulheres da Chapada, é uma das seis envolvidas. Tamara, por sua vez, é mestre e doutora em História, além de educadora é produtora cultural. Já Núbia passou de carvoeira a Miss Pernambuco. Hoje é cineasta, embaixadora da Paz e ativista social. Matilde Matica formou-se em Administração, faz pós-graduação em Direito Ambiental e segue na liderança do movimento Mulher do Povo Kurê Bakairi, na aldeia Aki-Ety. Glorinha, em seu turno, iletrada e órfã, fundou um abrigo e três creches, onde já atendeu mais de 3 mil crianças. Por fim, Marinalva é a idealizadora da instituição Raízes Culturais, que promove o cuidado a mães carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

O programa será veiculado no dia 15 de janeiro às 17h na Rádio Cultura FM de Brasília 100,9. A reprise será na próxima sexta (20) às 20h. Ouça também na rádio online pelo site https://www.cultura.df.gov.br/radio-cultura-1009-fm/

Serviço:

Entrevista: Núbia Santana

Programa: Vozes da Diversidade

Produção e apresentação: Denise Oliveira

Assunto: Filme Virada de Jogo (Curta-metragem)

Prêmio: 24º Troféu Câmara Legislativa

Categoria: Mostra Brasília

Data: 15/01/2023

Onde: Rádio Cultura FM de Brasília - 100,9

Horário: 17h

Classificação: Livre

Foto: Rondineli Borges

Contato: @institutolumiart

Fonte: Elen Carol Maia (Entre Tons e Letras)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação