Game brasiliense aborda temas históricos
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| Foto: Divulgação |
Mandinga – A Tale of Banzo foi
baseado no período da escravidão
Uma época de injustiças, mas também de
resiliência e força. O ano de 1826 serviu de base para que a Uruca Game Studio
criasse o game Mandinga: A Tale of Banzo. O período do Brasil imperial foi
marcado pelo regime escravocrata e, também, pela coragem daqueles que lutavam
em nome da liberdade. Ambientado na Bahia, o jogo acompanha a saga de dois africanos
em situação de escravidão que lutam para sobreviver, fugir das atrocidades
impostas pelo sistema e encontrar o Quilombo do Urubu, lugar onde os fugitivos
poderiam encontrar segurança e esperança de uma nova vida.
Desenvolvido por Philippe Lepletier, o
lançamento teve o roteiro inspirado na ideia original do mestre em História
Suâmi Abdalla-Santos. Ele teve o cuidado de recriar o contexto histórico da
narrativa. O jogo acompanha a trajetória de Akil, da etnia mandinga. Ele é um
mulçumano intelectual com conhecimentos diversificados. O senhor da fazenda,
Gaspar, colocava Akil para trabalhar com pequenas vendas na cidade de Salvador.
Ele possuía um casebre perto das hortaliças. O outro protagonista se chama
Obadelê, da etnia iorubá, um forte guerreiro da capoeira. Por não se comunicar
tão bem, mas possuir extrema força, Gaspar o colocava para trabalhar na
lavoura, sob sol forte, por mais de 12 horas diárias, sem descanso.
O jogo alerta sobre um fato muitas vezes
desconhecido pelos brasileiros. Os negros escravizados eram bem distintos entre
si, tinham culturas, línguas e crenças diversas. Muitas vezes essas diferenças
se refletiam na própria situação dos escravizados, pois alguns possuíam
tratamento diferenciado e ocupavam postos de serviços menos penosos que outros.
"A Uruca Game Studio veio produzindo jogos com temáticas brasileiras desde
o lançamento do jogo Banzo: Mark of Slavery", revela Philippe Lepletier.
"Começamos a gostar de contar essas histórias escondidas da cultura brasileira.
Histórias que são ensinadas para a gente nas escolas, mas que não ganham
reforços na mídia pop de hoje em dia e acabam se perdendo, se esquecendo",
completa.
A ideia da criação de Mandinga: A Tale of Banzo
teve início no começo de 2018, mas o desenvolvimento completo do jogo se deu em
dois anos. A equipe foi formada por seis profissionais que trabalharam à
distância. O game foi feito com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) e já
está disponível para compra por meio da plataforma Steam.
"Mandinga é um game que traz informação e
reforça a cultura brasileira, trazendo a memória para que as pessoas se
recordem das nossas raízes. Queremos que o jogo toque as pessoas nesse sentido,
de fazer elas conhecerem, se identificarem e defenderem a história cultural do
Brasil", afirma Philippe Lepletier.
Jogabilidade
Tendo como cenários a fazenda de plantação de
cana-de-açúcar e cidades da Bahia, o jogo promove batalhas em turnos, da mesma
forma que os clássicos jRPGs da Era de Ouro dos consoles SNES e Mega Drive. A
diferença é que o conjunto de dados é utilizado para atacar e lançar
habilidades. Itens equipáveis, como armas, armaduras, acessórios e habilidades destravadas
por nível fornecem um dado para o conjunto do personagem. O máximo de dados que
cada personagem pode jogar, em uma batalha, é cinco. O jogador pode montar até
cinco desses conjuntos para serem usados durante a batalha, podendo trocar
conforme a estratégia do momento.
Mandinga: A Tale of Banzo é um spin-off de
outro título da empresa: Banzo – Marks of Slave. Banzo foi o primeiro game da
Uruca Game Studio a participar de um edital de fomento à cultura. Trata-se de
um jogo de gerenciamento de um quilombo, o quilombo do Urubu, que ficava onde é
hoje o parque São Bartolomeu, na Bahia. O jogador precisa dar ordens aos
quilombolas para treinarem, produzirem e fazerem incursões na cidade de
Salvador.
Uruca
Game Studio
Fundado em em 2013 por Philippe Alves Lepletier, o Uruca Game Studio é um estúdio independente
localizado em Brasília. A empresa já fez títulos para várias plataformas e tem,
como objetivo, criar jogos encantadores e inovadores, explorando novos tipos de
jogabilidade que podem fornecer novas experiências interativas e
revolucionárias.
Serviço
Mandinga – A Tale of Banzo
Compre na plataforma Steam: https://store.steampowered.com/search/?publisher=Uruca%20Game%20Studio
Site oficial: http://www.urucagames.com.br

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