Black Friday: Como as empresas devem se planejar?
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| Foto: Divulgação |
Data é uma grande oportunidade para
conquistar clientes durante ano todo, diz a especialista em
empreendedorismo Juliana Guimarães
A Black Friday pode ser considerada uma das datas mais aguardadas pelas
empresas. Segundo uma pesquisa do Google, ela está em segundo lugar no ranking
das melhores datas para o varejo, perdendo somente para o Natal. Por
isso, os empresários que desejam aproveitar ao máximo esse período, devem se
preparar para recebê-lo.
A
especialista em empreendedorismo Juliana Guimarães explica que adotar essa
data é uma ótima oportunidade de vendas e aumento do lucro antes do final do
ano fiscal. Segundo ela, o ponto crucial que uma empresa deve seguir é
priorizar a experiência do
consumidor, experimentando mudanças de hábitos, de relacionamento e consumo
profundos nos últimos 18 meses.
"Aproveite esse momento para fazer o básico muito bem feito e
aposte em meios que aproximem e facilitem o contato com seus consumidores. Esse
período é uma grande oportunidade para conquistar e tornar seus clientes em
parceiros da sua marca pelo ano todo", explica a especialista.
Para a especialista é importante que o empresário se prepare para o
aumento de demanda: repensando seus processos, pontos de contato, prazos e
negociações com fornecedores e parceiros para garantir que as expectativas dos
cliente sejam atendidas conforme prometido.
"Lembre-se da regra básica de 80/20: você já deve saber quais são
os serviços/produtos mais queridos por sua carteira de clientes. Pense em uma
campanha, estruturada, com vários pontos de contato e experiência de compra
única com foco nesses queridinhos. Assim, você vai otimizar seus investimentos
em marketing e comunicação", ressalta Juliana Guimarães,
Juliana também alerta para um ponto importante sobre promoções: "
Fuja da lógica das promoções maquiadas. Todo mundo já entendeu que algumas
marcas reajustam preços de produtos ao longo de setembro/outubro para “fingir”
uma promoção em novembro. Não caia nessa armadilha. É melhor manter o preço
original e oferecer benefícios extras e uma experiência inesquecível do que
fingir um desconto que não existe", aconselha.
Black Friday
A
Black Friday é uma tradição que acontece há mais de 100 anos nos Estados
Unidos. Essa data começou a existir após crises econômicas no final do século
XIX, que fizeram com que muitas lojas fechassem as portas. Os comércios
restantes precisavam de algo para dar um “up” no mercado, e foi nesse momento
que surgiu a Black Friday.
Para
as empresas, adotar essa data é uma ótima oportunidade de vendas e aumento do
lucro antes do final do ano fiscal.
Quando é a Black Friday?
Ela
acontece em Novembro, na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. A Black
Friday 2021 acontecerá no dia 26 de novembro.
Black Week
Já a Black Week, acontece durante toda a semana da Black Friday. Nem
todas as empresas optam por fazer essa semana inteira de descontos, mas ela pode
ser uma boa escolha para marcas que desejam fazer promoções combinadas e
maximizar as campanhas de vendas.

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