Busca por skincare cresce no Brasil durante a pandemia
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| Foto: Divulgação |
Fechados dentro de casa ou com parte do rosto encoberto pela máscara, os
brasileiros não deixaram de lado a rotina de beleza. Aliás, até gastaram mais
com ela. Na comparação com 2019, em 2020 a ABIHPEC (Associação Brasileira da
Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) registrou alta de 21,9%
nas vendas de produtos de cuidados com a pele, com destaque para um aumento de
91% na categoria de máscaras faciais, e de 153,2% nos esfoliantes corporais.
As vendas de itens de higiene pessoal, perfumes e cosméticos também
subiram 5,7% nos primeiros quatro meses de 2021, em relação ao mesmo período do
ano anterior. Além dos cuidados dentro de casa, a procura por tratamentos
faciais também cresceu nos salões de beleza e clínicas estéticas
A SmartCollab Mani, inaugurada em junho na região de Samambaia,
registrou um aumento na procura pelos serviços. A empresária Nilem Dóris
explica a importância dos cuidados, que devem ser feitos também com o auxílio
de profissionais.
"Aqui na Mani oferecemos uma limpeza de pele completa: abertura dos
poros, remoção dos cravos superficiais, máscaras calmantes e hidratantes.
Também disponibilizamos a técnica de microagulhamento, tratamento para manchas,
que aumenta a vasodilatação e estimula a formação de colágeno, contribui para
sinais faciais e para tratamento de estrias" disse.
Ainda que o mercado tenha sido abastecido pela venda de inúmeros
produtos, o hábito de manter uma rotina de skin care na verdade traz uma série
de benefícios, tanto físicos quanto psicológicos. A parte visual é clara: ter
um cronograma de cuidados com a pele auxilia a torná-la mais saudável, com
menos probabilidade de ter oleosidade, cravos e espinhas.
"O cuidado com si próprio é importantíssimo. Aumenta a auto estima, faz a gente se sentir bem. E não são só as mulheres que procuram limpeza de pele, viu? Percebemos uma grande presença masculina que vem a cada dia mais se preocupando com a saúde e bem estar", reforça a gerente da Mani Smart Collab.
Mudança de hábitos
A especialista em empreendedorismo, Juliana Guimarães, explica que o
Brasil é um dos maiores mercados do mundo de beleza e cuidados pessoais.
Com a pandemia, muita gente voltou os olhares para si e reforçaram os hábitos.
"Se a gente for pensar nas mudanças de hábitos de consumo com fechamento
dos comércios locais, alguns profissionais começaram a se reinventar e foram
buscar aplicativos de contratação de serviços por demanda. O Getninjas, por
exemplo, mostrou que no ano passado, teve mais de 200 mil solicitações de moda
e beleza. Desses, mais de 50% eram para profissionais de beleza como: manicure,
pedicure e cabeleireiro", explica.
Isso mostra, segundo a especialista, que as pessoas descobriram que
podem receber esse tipo de serviço em casa ou buscam locais onde podem
encontrar vários serviços, como smart collabs.

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