CCBB Brasília promove mostra de cinema infanto-juvenil durante as férias Com entrada gratuita, filmes, oficinas, contações de histórias e sessões acessíveis, programação tem lugar no Centro Cultural de 27 de janeiro a 8 de fevereiro.

 

Foto: Divulgação

De 27 de janeiro a 8 de fevereiro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília realiza um grande evento dedicado ao público infanto-juvenil, transformando o período de férias escolares em uma verdadeira viagem pelo imaginário, pela aventura e pela diversidade cultural. Com 12 filmes e 24 sessões, a programação reúne clássicos, sucessos contemporâneos e animações premiadas de vários países, além de oficinas criativas, contação de histórias e sessões com acessibilidadeToda a programação é gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão ou atividade.

O brincar está no centro do projeto, que foi pensado como um espaço de descoberta, convivência, formação de público e de brincadeiras, oferecendo não apenas exibições cinematográficas, mas também atividades que estimulam a criatividade e o olhar curioso de crianças e jovens. Um folder, com brincadeiras das cinco regiões do Brasil, será publicado e distribuído gratuitamente para o público.

A programação de filmes passeia por universos de fantasia, aventura, amizade, diversidade e superação. Entre os destaques, estão o clássico E.T.: O Extraterrestre, de Steven Spielberg; a épica fantasia A História Sem Fim; e sucessos como a animação Lilo e Stitch, famosa versão animada de 2002, Viva – A Vida é uma Festa e o recente e delicado Flow, animação europeia vencedora do Oscar em 2024.

A mostra também valoriza a produção nacional com títulos como Tainá – Uma Aventura na AmazôniaO Menino Maluquinho, inspirado na obra do cartunista brasileiro Ziraldo, Turma da Mônica: Lições e Detetives do Prédio Azul 3 – uma aventura no fim do mundo, reforçando o cinema brasileiro como ferramenta de formação cultural desde a infância. E, ainda, os filmes do diretor premiado Alê Abreu, O menino e o mundo e Perlimps.

Além das sessões de cinema, a mostra oferece uma programação especial de oficinas e contações de histórias, aprofundando o contato das crianças com o universo do audiovisual, da imaginação e das culturas tradicionais. Entre os destaques, estão a Oficina de Fotografia Pinhole, em que os participantes constroem suas próprias câmeras artesanais e produzem imagens autorais.

As outras oficinas também prometem estimular a vivência e criatividade do público: Teatro de Sombras, que explora luz, movimento e narrativa visual; Brinquedos Ópticos, que apresenta os princípios do cinema por meio de taumatrópios e flipbooks, duas técnicas lúdicas de animação; e Oficina de Stop Motion, criando animações em massinha quadro a quadro. As atividades são conduzidas por artistas e educadores como Ádon Bicalho, Beatriz Teles, Pamella Wyla e Maria Laura.

As rodas de contação de histórias são também um atrativo especial. As apresentações com Maria das Alembranças, Kessia Daline Krahô, Fabíola Resende e Zé Regino reunirão saberes ancestrais, teatro de bonecos, música e narrativas tradicionais, em experiências de escuta, brincadeira e criação coletiva.

Todas essas atrações são abertas para pessoas de todas as idades, sozinhas, em duplas, famílias, grupos de amigos: vai ser especial para cada um.

acessibilidade é um dos pilares do evento. Todas as contações de histórias terão acessibilidades em Libras e a programação inclui uma sessão de cinema com Libras, LSE (legendas para surdos e ensurdecidos) e audiodescrição. O filme Perlimps, no dia 30 de janeiro, às 15h, terá Libras, audiodescrição e legendagem descritiva, garantindo uma experiência plenamente inclusiva para públicos com deficiência.

Ao unir grandes histórias da cinematografia mundial, atividades educativas e políticas de inclusão, o CCBB Brasília reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a formação de novas gerações de espectadores.

Programação

PRIMEIRA SEMANA

27/01 | terça-feira

 

15h Tainá - Uma aventura na Amazônia (2001), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, 90’ - Livre

17h Turma da Mônica: Lições (2021), de Daniel Rezende, 97’ - Livre

 

28/01 | quarta-feira

 

15h Tito e os pássaros (2018), de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto, 73' - Livre

 

17h Detetives do Prédio Azul 3: Uma aventura no fim do mundo (2021), de Mauro Ribeiro de Lima, 120’- Livre

 

29/01 | quinta-feira

 

15h O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu, 85' – Livre

 

17h Viva: A vida é uma festa (2017), de Lee Unkrich, 105’ - Livre

 

30/01 | sexta-feira

 

15h Perlimps (2023), de Alê Abreu, 80’ - Livre*

Sessão acessível com LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e legendagem descritiva

 

17h A história sem fim (1984), de Wolfgang Petersen, 94’ - Livre

 

31/01 | sábado

 

10h Pinhole (oficina)

 

14h A História da Onça Alembrada (contação de histórias) **

Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

 

15h Lilo & Stitch (2002), de Chris Sanders e Dean DeBlois, 85’ - Livre

 

17h Flow (2024), de Gints Zilbalodis, 85’ - Livre

 

01/02 | domingo

 

10h Teatro de Sombras (oficina)

 

14h A estrela mulher Caxekwyj e seus filhos plantas (contação de histórias)**

Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

 

15h O menino maluquinho (1994), de Helvecio Ratton, 83’ – 12 anos

 

17h E.T.: O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg, 115’ - Livre

 

SEGUNDA SEMANA

03/02 | terça-feira

 

15h Tito e os pássaros (2018), de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto, 73' - Livre

 

17h Detetives do Prédio Azul 3: Uma aventura no fim do mundo (2021), de Mauro Ribeiro de Lima, 120’- Livre

 

04/02 | quarta-feira

 

15h O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu, 85' - Livre

 

17h Perlimps (2023), de Alê Abreu, 80’ - Livre

 

05/02 | quinta-feira

 

15h Lilo & Stitch (2002), de Chris Sanders e Dean DeBlois, 85’ - Livre

 

17h O menino maluquinho (1994), de Helvecio Ratton, 83’ – 12 anos

 

06/02 | sexta-feira

 

15h Flow (2024), de Gints Zilbalodis, 85’ - Livre

 

17h E.T.: O Extraterrestre (1982), de Steven Spielberg, 115’ - Livre

 

07/02 | sábado

 

10h Brinquedos ópticos - Antes do cinema (oficina)

 

14h Vereda dos Mamulengos (contação de histórias)**

Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

 

15h Viva: A vida é uma festa (2017), de Lee Unkrich, 105’ - Livre

 

17h Turma da Mônica: Lições (2021), de Daniel Rezende, 97’ - Livre

 

08/02 | domingo

 

10h Stop Motion Animação em Massinha (oficina)

 

14h Histórias das origens do mundo e das coisas (contação de histórias)**

Atividade com acessibilidade em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

 

15h Tainá - Uma aventura na Amazônia (2001), de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, 90’ - Livre

 

17h A história sem fim (1984), de Wolfgang Petersen, 94’ – Livre

 

 

INFOMAÇÕES DOS FILMES

 

E.T.: O Extraterrestre

Direção: Steven Spielberg
 EUA | 1982 | Aventura/Ficção Científica | 115 min. | Livre

Sinopse
 Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente surge entre os dois uma forte amizade.

 

A história sem fim

Direção: Wolfgang Petersen
 Alemanha/EUA | 1984 | Aventura/Fantasia | 94 min. | Livre

Sinopse
 Quando o jovem Bastian, pegou emprestado um misterioso livro ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.

 

O menino maluquinho

Direção: Helvecio Ratton
 Brasil | 1994 | Aventura/Comédia | 83 min. | Livre

Sinopse
 
Maluquinho (Samuel Costa), um menino travesso da classe média, adora brincar e pregar peças nos amigos, mas sofre quando seus pais se separam. Mas aí aparece o Vovô Passarinho (Luiz Carlos Arutin), que o leva para umas férias na fazenda, onde vive agitadas aventuras.

 

Tainá - Uma Aventura na Amazônia

Direção: Tânia Lamarca e Sérgio Bloch
 Brasil | 2001 | Aventura | 90 min. | Livre

Sinopse
 
Tainá vive na Amazônia com o avô, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Aos poucos, ela se torna uma guardiã da floresta e passa a lutar contra o contrabando de animais. Quando começa a ser perseguida por caçadores, precisa se mudar para uma vila, onde conhece Joninho, um menino da cidade grande. Juntos, a dupla aprende a lidar com os valores da cidade e da floresta.

 

Lilo & Stitch

Direção: Chris Sanders, Dean DeBlois
 EUA | 2002 | Animação/Aventura/Ficção | 85 min. | Livre

Sinopse          
 Lilo (Daveigh Chase) é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani (Tia Carrere). Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.

 

O menino e o mundo

Direção: Alê Abreu
 Brasil | 2013 | Animação | 85 min. | Livre

Sinopse
 
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

 

Viva: A vida é uma festa

Direção: Lee Unkrich
 EUA | 2017 | Animação | 105 min. | Livre

Sinopse
 Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.

 

Tito e os pássaros

Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar, André Catoto
 Brasil | 2018 | Animação/Aventura | 73 min. | Livre

Sinopse          
 Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.

 

Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo

Direção: Mauro Ribeiro de Lima
 Brasil | 2021 | Aventura | 120 min. | Livre

Sinopse
 
Severino encontra um objeto em meio aos escombros de um avião, sem saber que se trata de uma das faces do Medalhão de Uzur. O porteiro do Prédio Azul coloca o objeto no pescoço e acaba se tornando cada vez mais malvado. Com a bruxa Duvíbora e sua filha Dunhoca dispostas a roubá-lo, Pippo, Sol e Bento não têm outra saída a não ser encontrar a metade do bem do medalhão. Para tanto, eles contam com a ajuda da feiticeira Berenice, dos Inspetores de la Casa Naranja e ainda do mago Elergun.

 

Turma da Mônica: Lições

Direção: Daniel Rezende
 Brasil | 2021 | Aventura | 97 min. | Livre

Sinopse
 
Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão fogem da escola. Agora, terão que encarar as suas consequências, e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.

 

Perlimps

Direção: Alê Abreu
 Brasil | 2023 | Animação/Aventura/Ficção | 80 min. | Livre

Sinopse
 
A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.

 

Flow

Direção: Gints Zilbalodis
 Letônia/Bélgica/França | 2024 | Animação/Aventura/Fantasia | 85 min. | Livre

Sinopse
 
Gato é um animal solitário, mas quando seu lar é destruído por uma grande inundação, ele encontra refúgio em um barco habitado por diversas espécies, tendo que se juntar a elas apesar das diferenças.

 

INFORMAÇÕESS DAS OFICINAS & CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

 

Oficina: Pinhole

 

Sobre a oficina: Nesta oficina os participantes serão apresentados aos fundamentos primordiais da fotografia através da técnica pinhole. Cada participante constrói uma câmera a partir de uma lata e é convidado a realizar uma foto em papel fotográfico fotossensível preto e branco, que é revelada dentro de uma caixa de revelação, à luz vermelha. Os participantes levam as câmeras para casa e as fotografias realizadas serão digitalizadas e passarão a compor uma galeria de imagem virtual com autoria assinada.

 

Sobre Ádon Bicalho: é fotógrafo, laboratorista e arte-educador de Brasília. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, possui bacharelado  em  Comunicação  Social  com  habilitação  em  Audiovisual pela mesma universidade (2011) e especialização em Fotografia pela Scuola Romana di Fotografia,  Itália  (2013). Atuou como fotógrafo de instituições e publicações como o Conselho Federal da OAB-DF, Associação Brasileira de Antropologia, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN-DF, Anistia Internacional, Anuário do DF e Revista Nova Escola. Dentre  seus  trabalhos  de  documentação  fotográfica  estão  o  acervo  arqueológico Rohr doado ao IPHAN – DF (2017), o festival de cenas curtas ¼ de  Cena (2017),  os  projetos BSB Plano das Artes (2017) e Residência Móvel (2018)  além de exposições e espetáculos diversos. Foi arte-educador na Fundação Athos  Bulcão  (2011) e coordena desde 2016 o projeto Fotolata, que ensina  fotografia  para  jovens  e  adultos  através  da  técnica  pinhole.  Sócio-fundador  do  oBarco  Estúdio desde 2015, promove cursos e encontros acerca da fotografia analógica e  processos histórico-alternativos para produção de imagens, tendo atuado em espaços culturais como o Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa Cultural, SesiLab em Brasília e Instituo Tomie Ohtake em São Paulo.

 

 

SERVIÇO:

Férias no Cinema
Curadoria: Fábio Savino

Realização: Fumaça Filmes
Data:
 De 27 de janeiro a 8 de fevereiro

Local: CCBB Brasília
Endereço: Asa Sul Trecho 2 - Asa Sul, Brasília – DF
Tel: (61) 
3108-7600
Website: 
https://ccbb.com.br/brasilia/

Instagram: @ccbbbrasilia

Ingressos: Entrada gratuita. Retirada dos ingressos 1h antes na bilheteria do CCBB Brasília.
Classificação: Livre

Horários: Ver programação.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Toy Pussy