Possível aumento de vendas de fim de ano e a reciclagem de resíduos eletroeletrônicos trazem reflexão
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| Foto: Divulgação |
Muito já se fala
em Black Friday, mesmo que a data ainda esteja um pouco distante. A startup
Nubimetrics, por exemplo, apontou que há esperanças de altas de vendas de
ares-condicionados e ventiladores para a data. O infográfico da Globo, Panorama Do Consumo Na Black Friday 2023,
apontou que 62% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Black Friday
e quase 50% das pessoas (independente da classe) se preparam para a Black
Friday. Essa é uma das datas, se não a mais, importante para o comércio
varejista do mundo todo.
Os dados apontam
que o consumidor já mostra intenção de compra, e isso demanda atenção dos
varejistas e da indústria, mas não só pela parte óbvia. Apesar de ser uma época
de programação e organização de estratégias de vendas, também é necessário
organizar ações de reciclagem. Com novos eletroeletrônicos e eletrodomésticos
na mira dos desejos do consumidor, há uma alta na geração de resíduos, fruto
dos equipamentos antigos que serão descartados agora.
Claro que há
casos em que um produto não está sendo substituído, mas no quadro geral, trocas
são mais comuns. Por exemplo, quem compra um ar-condicionado pode nunca ter
tido outro produto dessa natureza, mas pode estar trocando um ou dois
ventiladores antigos pelo novo equipamento. Quase sempre há resíduo, que necessita
de uma destinação adequada.
É nesse ponto
que é preciso levar o conhecimento a respeito do descarte ambientalmente
adequado dos resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos à população, assim
como o conhecimento da possibilidade de reciclagem de, praticamente, 100%
desses resíduos. Conscientizar a sociedade dessa necessidade, de um descarte
sustentável, é essencial e gera retornos para toda a cadeia envolvida, afinal a
matéria-prima reciclada volta para a indústria, há a diminuição na poluição e o
consumidor continua a usufruir de eletroeletrônicos e eletrodomésticos cada vez
melhores, sem acúmulos ou prejuízos.
É preciso tornar
natural para o consumidor que a hora de comprar, também é a hora de descartar.
Uma associação e naturalização de processo. Apenas mais uma etapa. Para
realizar o descarte adequado, é preciso encontrar um ponto de recebimento de
resíduos, e existem milhares deles espalhados por todo o Brasil.
Diversas
instituições estão prontas a lidar com esse tipo de resíduo, e muitas delas
possuem acordos com comércios e pontos de venda variados para deixar coletores
espalhados por toda a cidade, a fim de já garantir que o descarte ocorra no
momento de uma nova compra. Caso o consumidor não encontre um desses ecopontos
na loja ou centro comercial em que está, é possível usar ferramentas de busca
online para encontrar pontos espalhados por todo o País.
Além disso, vale
ressaltar que é importante que o equipamento não seja desmontado ou destruído
antes de ser levado ao ecoponto, já que todo o processo da logística reversa e
reciclagem precisa ser feito por profissionais qualificados, a fim de evitar
contaminações ou riscos à saúde do cliente. Apesar da logística reversa começar
com o cliente, seu papel é apenas o inicial, embora seja o mais importante.
Todos os outros procedimentos serão feitos de maneira adequada nos locais e com
ferramentas próprias para isso.
Conforme a
população ganha consciência de seu papel, mais sustentável tornamos a cadeia de
consumo e tratamento de resíduo, possibilitando a preservação do meio ambiente,
segurança, conforto aos consumidores e que toda alta de consumo seja absorvida
de forma sustentável.
*Nilson
Maestro é presidente da ABREE – Associação Brasileira de
Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos.
Sobre a
ABREE:
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 56 associados que representam 180 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/
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