VII Festival Itinerante de Leitura Uniduniler todas as Letras

 

Foto:  Adriana Franzin

Projeto literário, finalista do I Prêmio Candango de Literatura, chega à sua segunda etapa e vai itinerar pela Casa Abrigo do DFTeatro SESC do GamaObra Social Santa IsabelHospital da Ceilândia e Jardim Botânico 

Aos espaços citados, vai levar leitura e afetos para vítimas de violência, idosos, pacientes em tratamento paliativo e deficientes visuais

Nesta sétima edição, autores, ilustradores, músicos e mediadores de leitura munidos de livros e de muitas histórias para compartilhar, percorrerão creches, escolas, hospitais, casa abrigo, teatros e parques para realizar leituras partilhadas e afetivas com públicos distintos. 

O Festival leva ao público o encantamento pela leitura por meio de Concertos Literários, Revoadas de Pipas Poéticas Ilustradas, Leituras Sensoriais com bebês e pessoas com necessidades especiais, além de Rodas de Histórias e Memórias com idosos.

Já passaram pelo Festival na primeira etapa os escritores Blandina Franco e Jonas Ribeiro e os ilustradores José Carlos Lollo, Carli Ayo, Gabriel Guirá e Yla Camyla Bastos. Além da própria Alessandra Roscoe e do músico Orlando Neto. Na caravana da segunda etapa, Alessandra e Orlando receberão o escritor mineiro Leo Cunha, um dos mais premiados na Literatura infantil e juvenil contemporânea e a escritora e multiartista Preta Ferreira

A programação do Uniduniler todas as letras se estenderá pelo segundo semestre de 2022. As diversas atividades foram divididas em duas grandes etapas, ambas com ilustradores e autores daqui e de fora. A primeira se deu entre os dias 23 de julho e 7 de agosto; já a segunda será entre 28 de setembro e 29 de outubro.

A ação que abre a segunda etapa do projeto é o Terapia da Palavra, que acontece no Hospital Regional da Ceilândia, dia 28 de setembro. Neste afetivo encontro, o Uniduniler leva acolhimento e ludicidade por meio de leituras, histórias e canções para crianças, em cuidado paliativo, e suas famílias e para os pacientes da pediatria no maior hospital público da Ceilândia.

Já na manhã do dia 18 de outubro, Alessandra Roscoe e a cantora, atriz e ativista Preta Ferreira irão visitar a Casa Abrigo com o Quando a palavra abraça. A conversa com mulheres, jovens e crianças vítimas de violência será acompanhada de momentos de escuta, leituras e roda de histórias e cantigas. A dupla de escritoras será acompanhada pelo músico Orlando Neto. Alessandra Roscoe e Preta Ferreira pretendem mostrar que mesmo diante de temas fraturantes e dificuldades reais, a fantasia e a imaginação podem ser alívio e resgate.

Símbolo dos direitos humanos no Brasil e vencedora do Prêmio Dandara da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em 2019, Preta Ferreira é ativista por moradia, multiartista e escritora. Ficou conhecida nacionalmente ao ser presa, injustamente, por mais de 100 dias, em 2019, por atuar no Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e na Frente de Luta por Moradia (FLM) da cidade de São Paulo. Publicitária de formação, fez carreira como cantora e produtora de elenco, além de atuar como compositora e atriz. É autora do livro "Minha carne: Diário de uma prisão", publicado em 2021 pela Editora Boitempo. 

Na tarde do mesmo dia, às 16h30, elas se juntam à ilustradora Carli Ayo para mais um Concerto Literário no palco do Teatro Sesc Paulo Gracindo, no Gama. Evento voltado para alunos do Ensino Médio e comunidade tendo como tema: Do livro ao palco, a literatura que resgata e transforma realidades.

No dia 21 de outubro será a vez de Brazlândia receber o Festival Itinerante numa ação de leitura e memória para idosos na Obra Social Santa Isabel. Nesta Caixinha de guardar o tempo, leitura e memória com idosos, Alessandra estará acompanhada do escritor e poeta Leo Cunha e do músico Orlando Neto para acordar as infâncias adormecidas dos mais vividos.

Dia 22, a caravana realiza Nos fios do invisível, uma leitura sensorial com os integrantes do grupo de atletas deficientes visuais do DV na trilha. E no domingo, dia 23 de outubro, o encontro Semear leituras, ver brotar histórias – Leitura pública para agricultores familiares, será com agricultores familiares na Zona Rural de São Sebastião.

            O VII Festival Itinerante de Leitura Uniduniler todas as Letras se despede em outubro com a mesma ação que abriu os trabalhos neste ano de retomada de suas atividades presenciais: a Revoada Poética com oficina de Pipas Ilustradas. Quando crianças e adultos participam de um piquenique literário, degustam leituras e histórias para depois confeccionarem suas pipas poéticas que vão colorir o já famoso céu de Brasília com traços e caligrafias estimulados pelos livros. O piquenique e oficina acontecem às 10h da manhã do dia 29 de outubro na Biblioteca Pública da 108/308 sul.

 

Primeira etapa

 

O primeiro evento do Festival foi o Concerto Literário “Tudo o que cabe num livro”, no Teatro da Escola Parque da 307/308 Sul, dia 05 de agosto. No palco, acompanhados por Alessandra Roscoe, estiveram a dupla Blandina e Lollo, autores da série sobre o cachorro chamado PUM. O escritor e contador de histórias Jonas Ribeiro. E músicos e quatro ilustradores, que, ao vivo, ilustraram cada uma das histórias apresentadas pelos escritores.

No dia seguinte, a caravana desembarcou no Centro de Educação Infantil 04 de Taguatinga para leituras sensoriais com bebês com necessidades especiais. No encontro com os pequeninos, contação de histórias e brincadeiras conduzidas por autores e ilustradores. Já no dia 07, a trupe do Festival esteve na Casa Abrigo para crianças e mulheres vítimas de violência, com uma roda de histórias partilhadas.

A iniciativa tem coordenação da escritora Alessandra Roscoe, mineira radicada em Brasília e que entende as possibilidades de a leitura acontecer para muito além da tinta no papel, o Festival preza pelo deleite e o exercício da integração de linguagens artísticas em prol da leitura.

  

Serviço:

Uniduniler todas as letras VII Festival Itinerante de Leitura

Segunda etapa

 

Dia 28/09, quarta-feira

Terapia da Palavra

Leitura e música afetiva para crianças em tratamento paliativo e internadas na pediatria.

Com Alessandra Roscoe e Orlando Neto

Hospital Regional da Ceilândia (evento restrito)

 

Dia 18/10, terça-feira, às 10h30

Quando a palavra abraça

Leitura afetiva com mulheres e crianças vítimas de violência

Com Alessandra Roscoe, Preta Ferreira e Orlando Neto.

Casa Abrigo (evento restrito)

 

Dia 18/10, terça-feira, às 16h30

Concerto Literário – Do livro ao palco – Literatura que resgata e transforma realidades

Com Alessandra Roscoe, Preta Ferreira, Carli Ayo e Tatiana Elizabeth.

Teatro Sesc Gama Paulo Gracindo Gama - DF

 

Dia 21/10, sexta-feira, às 16h30

Caixinha de guardar o tempo leitura e memória com idosos

Com Alessandra Roscoe, Leo Cunha e Orlando Neto

Obra Social Santa Isabel Brazlândia – DF

 

Dia 22/10, sábado, às 11h

Nos fios do invisível

Leitura sensorial com Deficientes visuais

Com Alessandra Roscoe, Leo Cunha e Orlando Neto

Jardim Botânico de Brasília Lago Sul DF

 

Dia 23/10, domingo, às 10h

Semear leituras, ver brotar histórias – Leitura pública para agricultores familiares

Com Alessandra Roscoe, Leo Cunha e Orlando Neto

Espaço Chá da Terra Chácara das Borboletas Rural Leste Morro da Cruz

Zona Rural de São Sebastião DF

 

29/10 sábado às 10h

Revoada Poética e oficina de Pipas Ilustradas

Com Alessandra Roscoe e Orlando Neto

Biblioteca Pública da 108/308 sul

 

Festival Itinerante de Leitura acontece com recursos do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, e com apoios do SESCMeliã HotelBar Beirute e La Boulangerie

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação