Claudinho da Viola faz show de graça na praça do Bosque da Candangolândia, com a violeira Carol Carneiro e a dupla Vanderley e Valtecy, no projeto “Serenata entre Amigos”

 

FOTOS: LUIZ FERNANDES 

Artistas vão se apresentar neste sábado (24/09), com uma programação musical noturna leve e descontraída, bate-papo e palco aberto para participação do público. 

A Praça do Bosque da Candangolândia vai ser palco de um encontro inédito, entre o violeiro e instrumentista Claudinho da Viola, a violeira Carol Carneiro e a dupla de violeiros Vanderley e Valtecy, numa serenata que vai homenagear os amantes da música e da viola caipira. Uma  noite musical especial, repleta de melodias da música popular de raiz  que pretende encantar o público da cidade.

“Serenata entre Amigos quer divertir e encantar”, como revela o idealizador do projeto, o violeiro Claudinho da Viola. A serenata traz ainda novidades e será regada a um bom bate papo entre os artistas e terá palco aberto ao público para evidenciar os talentos da cidade.

O violeiro Claudinho da Viola perdeu a visão precocemente, aos dois anos de idade, vítima da varíola. Mas a cegueira total não foi impeditiva para a sua atuação artística, que comprova uma hipersensibilidade auditiva e, além de violeiro, é um exímio arranjador, intérprete instrumental e compositor. Iniciou sua carreira em 2001 e fez parte do grupo de músicos com deficiência visual do Centro de Ensino Especial para Deficientes Visuais (CEEDV – L2 Sul). Aluno da Escola de Música de Brasília,  interrompeu a formação musical em razão da falta de transporte público gratuito à época. 

Exemplo de superação e prova de que não há barreiras a quem almeja ir além de suas limitações, Claudinho também é produtor musical, com participações em várias gravações de CDs, shows e projetos voltados às culturas populares e às manifestações tradicionais. 

Seu primeiro CD de música instrumental autoral, "Viola em Serenata”, lançado em 2019, é o único trabalho realizado por um pessoa com deficiência no gênero musical no país. Já tocou com a dupla Zé Mulato e Cassiano e tantos outros artistas. Suas canções trazem ritmos diferentes como a Mazurca, o Calangueado, a Polca e o Chamamé, dentre outros. Suas composições recebem títulos que se referem a elementos do cerrado brasiliense, tais como a Garça do Cerrado, Itiquira e Veredas. 

Claudinho da Viola é o anfitrião do evento e  abre a programação musical às 20h. Após seu show, às 20h30, receberá a dupla Vanderley e Valtecy, moradores do Distrito Federal, com 30 anos de carreira, que tem conquistado a admiração de novos e velhos expoentes da música regional de raiz, tais como: Zé Mulato e Cassiano, Chico Rey e Paraná e Gino e Geno. Excelentes  músicos, a dupla é repleta de carisma e humildade, elementos que os colocam em destaque na geração de violeiros do Brasil. 

Na sequência, às 21h, Claudinho traz ao palco a  violeira, cantora, compositora e pesquisadora da música brasileira, Carol Carneiro.  A artista representa a geração de violeiras do DF, com 20  anos de estrada musical, é formada em viola caipira pela Escola de Música de Brasília e em música pela UnB. Tem gravado um cd e um dvd, tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira e traz a beleza e a alegria da viola caipira nas festas populares e tradicionais. O encerramento ficará por conta de participações espontâneas da comunidade no  palco, que será se tornará  uma vitrine para novos artistas. O evento traz ainda, um “dedo de prosa” entre os artistas, que vão contar um pouquinho de suas histórias ao longo de suas carreiras. 

O projeto Serenata entre Amigos foi especialmente idealizado por Claudinho da Viola que, há algum tempo, vislumbrava tocar com outros artistas, numa forma de promover uma interação próspera e afetiva; movido ainda, pela  vontade de levar leveza e alegria, por meio da música, ao público brasiliense.

Claudinho  afirma que a música na vida de uma pessoa com cegueira pode ter uma dimensão especialmente significativa, mostrando que são pessoas capazes de fazer parte não só da arte e da cultura, mas do mundo do trabalho. Sua mensagem tem um teor abrangente e pretende atingir a sociedade de maneira geral, demonstrando a possibilidade de superação: “Me sinto ansioso, sou tímido, será mais um desafio dentre tantos outros. Tocar me dá uma sensação de liberdade maravilhosa. Estou muito feliz!”

O projeto revela, ainda, a importância da preservação e do fortalecimento da música e viola caipira, promovendo o intercâmbio e a difusão da cultura caipira, proporcionando o encontro de gerações que vivem e são apaixonadas por essa expressão, reafirmando que o Distrito Federal é um grande celeiro do gênero. 

O evento tem entrada gratuita e classificação livre. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura. 

Programação

» 20h00 – Claudinho da Viola  - Música Instrumental;

» 20h30 – Vanderley e Valtecy - Apresentação musical e um dedo de prosa com Claudinho da Viola;

» 21h10 – Carol Carneiro - Apresentação musical e um dedo de prosa com Claudinho da Viola;

» 22h00 – Palco aberto para a participação de artistas da comunidade.

 

Serviço

Serenata entre Amigos 

Data: 24  de setembro de 2022, sábado.

Local: Quadra coberta da Praça do Bosque, Candangolândia - Brasília,DF

Informações

Clube do Violeiro Caipira (61) 3301-5888 e (61) 99964 7945

*Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CLUBE DO VIOLEIRO CAIPIRA:  https://youtube.com/channel/UCcToqvSza_DWn4HtnlT160A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação