Exposição “Natureza Torta - Renato Matos 70 Anos”

 

Foto: Divulgação

Exposição celebra 70 anos de vida do artista multifacetado Renato Matos, um dos mais icônicos e inventivos artistas do país, no Espaço Cultural Renato Russo

A trajetória de Renato Matos, considerado um dos mais singulares e inventivos artistas brasileiros, será compartilhada com o público a partir do dia 08 de setembro, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília. A “Exposição Natureza Torta – Renato Matos 70 Anos”, mostrará um lado ainda pouco conhecido desse personagem central, que optou pela experimentação, visitou a música, o cinema e o teatro, e foi fundamental na construção da identidade cultural dos brasilienses. Um importante trabalho do artista, que conquistou a admiração no cenário musical de Brasília, foi a composição “Um telefone é muito pouco”, gravada em 1981, porém, sua faceta de artista visual merece ser melhor divulgada ao grande público.

Sobre a Exposição “Natureza Torta - Renato Matos 70 Anos

A mostra é composta por cerca de 100 peças, entre pinturas, desenhos, esculturas, instrumentos musicais e objetos, com obras antigas, recentes e inéditas, algumas criadas durante a pandemia, por Renato Matos.

A escolha do Espaço Cultural Renato Russo (antigo Centro da Criatividade) possui cunho simbólico, pois está intimamente relacionada às memórias afetivas do artista.

A curadoria e expografia da Exposição é do mineiro, arquiteto, artista plástico, escritor e cineasta Luis Jungmann Girafa e foi especialmente idealizada para a data comemorativa. Além disso, explora a singularidade da expressão plástica de Renato Matos, sua inventividade extraordinária, ostenta sua essência e os múltiplos conceitos e movimentos que se conectam e fascinam a obra do artista.

Na mostra, o público é tentado a perceber a narrativa fantástica das criações de Renato Matos, que expõe uma cidade de delírios, perpassando de maneira atemporal, desde as construções iniciais e aglomeradas dos primeiros candangos até as imagens futuristas e tecnológicas, que se mesclam no tempo. Observa-se o raciocínio singular e sinestésico do artista, por meio de sons, palavras, cores e formas, impressos em peças individuais e coleções que percorrem diferentes linguagens. “Natureza Torta” transita, ordena e desordena; é impelida pela necessidade de produzir arte que Renato vivencia, desejante de despertar no público uma série de emoções e sentimentos.

A exposição comemorativa também abrange o audiovisual, com a exibição dos filmes “Acaso” (2021), de Luis Jungmann Girafa, e o filme “Ziriguidum Brasília - A Arte e o Sonho de Renato Matos” (2014), do cineasta André Luiz Oliveira, ambos exibidos em edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Será exibido ainda, de maneira inédita, o videoarte “Ruidismos Limítrofes”, extraído de making off do filme de André Luiz e somente recentemente editado.

Renato busca a excelência na sua excentricidade. Não fez concessões para alcançar um patamar de visibilidade. Ele exerce a criatividade com muito radicalismo, de uma maneira questionadora”, destacou o cineasta André Luiz Oliveira.

 Natureza Torta” estará em cartaz de 08 de setembro a 23 de outubro na Praça Central do ECRR 508. Uma oportunidade para o público brasiliense imergir na obra artística de Renato Matos, em especial de sua produção na área de artes visuais.

O artista estará presente dia 08 de setembro (quinta-feira), às 19h, na abertura da exposição. Participará também no lançamento do catálogo e do videoarte “Ruidismos Limítrofes”, com apresentação musical homônima, no dia 25 de setembro, às 16h.

A mostra terá visita guiada com monitores habilitados em Libras. As obras audiovisuais que serão exibidas contam com legenda (closed caption) em português e audiodescrição. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

SERVIÇO

"EXPOSIÇÃO NATUREZA TORTA - RENATO MATOS 70 ANOS”

EVENTO DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO |08 de setembro, às 19h|

ABERTA PARA VISITAÇÃO| 09 de setembro a 23 de outubro |

LANÇAMENTO DE CATÁLOGO| 25 de setembro, às 16h |

FILMES | Toda quinta-feira, às 19h - Entre 15 de setembro e 20 de outubro|

LOCAL |Espaço Cultural Renato Russo – Praça Central; Sala Marco Antônio Guimarães|

DIA E HORÁRIO |Terças a domingo: 10h às 20h|

REDES SOCIAIS |@incidentalpercurenatomatos|





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação