A vida é feita de escolhas

Foto: Divulgação
“Tudo na vida depende de escolhas que fazemos. Até mesmo pequenas escolhas podem influenciar toda uma vida. Você escolhe aceitar ou não, ser responsável ou não, revidar ou não, comprometer-se ou não, mudar ou não, resistir ou não. Se fizermos escolhas certas, principalmente em momentos críticos, tenebrosos onde tudo parece tão obscuro? O maior dom do ser humano é a liberdade para fazer escolhas. Ele é o produto de suas escolhas. Viver é uma sequência de escolhas certas ou erradas com consequências positivas ou negativas para o envolvido e os demais. Não há dúvida de que as escolhas são o principal fator determinante da vida. Por que é tão difícil escolher? Trecho de um texto do escritor Laércio Garrido”.
Alguns talvez digam que não escolhemos nossas circunstâncias. Você talvez duvide, mas nós temos muito mais poder sobre as circunstancias de nossas vidas do que a maioria dos homens e mulheres jamais admitiria. Fazemos escolhas por conta de um sonho ou desejo material, profissional, pessoal, sentimental ou espiritual.

Muitas vezes fazemos escolhas erradas, que nos amadurecem. Algumas pessoas passam a vida inteira dando explicações para suas fraquezas, se lamentam ou culpam outras pessoas por suas deficiências e pela sorte que lhe coube na vida. Talvez você alegue que é obrigado a viver numa certa cidade ou ter certo tipo de carro ou emprego, mas isso não é verdade. E, caso seja, é devido a alguma escolha que você fez no passado.
Foto: Divulgação
Em relacionamentos também é claro, matemático e feito de escolhas. Isso serve para as opções que fazemos em relação aos amigos, assim também é com o amor. Isso mesmo? Nós podemos escolher entre amar e não amar. Afinal o amor é um risco, um grande e incontrolável risco, isso mesmo. Incontrolável porque jamais podemos obter garantias ou certezas referentes ao se sentimos e muito menos ao que sentem por nós. E grande porque o amor é um sentimento intenso, profundo e, portanto, quanto maior e mais alto, pode ser o tombo.
Outros talvez digam que não escolheram o seu país de origem nem os pais que tiveram. Mas como ter certeza de que não escolhemos? Todos têm livre-arbítrio. Quem garante que não tínhamos livre-arbítrio antes de nascer? Talvez um dia venhamos a descobrir que nossas escolhas vão muito além do que imaginamos.
Vocês podem escolher ser feliz, se apaixonar, amar, os amigos que desejam ao seu lado, um emprego, uma viagem, a roupa que vai vestir em determinada ocasião, se prefere ficar isolada, calada ou falante demais, sorrir ou chorar. A decisão é sua. Não temos como saber qual é a melhor opção. Não há um manual que nos garanta o que dará certo ou não no futuro. Essa incerteza, por vezes, é motivo de angústia e ansiedade.
O contrário pode acontecer, nossas escolhas podem ser positiva ou negativa, ou seja, isso pode ser motivo de brigas e rompimentos, uma vez que o indeciso pode culpar o outro pelo seu fracasso, sem se dar conta que o verdadeiro culpado foi ele mesmo por ter delegado decisões importantes à outra pessoa. Difícil, não é mesmo?
Contudo isso a certeza que temos é que muitas vezes correr risco vale à pena. Pode ser que dê certo ou não. Mas a opção de não ficar na dúvida é melhor. Tentar, aquele emprego, amizade, roupa, cidade, deixar rolar aquele sentimento com aquela pessoa, iniciar ou não um relacionamento, morar sozinho ou dividir a casa com alguém, entre outras. É melhor pensarmos pelo menos eu tentei do que ficar aquele sentimento “será que teria dado certo se eu tivesse feito tal escolha”. Mas cuidado! É sempre bom analisar, pensar e pesquisar antes de tomar quaisquer decisões que pode prejudicar ou não seu futuro. Boa sorte!
A Vida é Feita de Escolhas!
Música:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Toy Pussy