FICA EM CASA

 

Foto: Divulgação

vitrine para artistas de todas a vertentes

Fruto da união de agentes culturais, o FICA nasceu em 2003 do desejo de fortalecer a cena cultural do DF, em especial da região do Guará. E mais do que isso, servir de vitrine aberta a todo o DF exibindo a qualidade da produção artística local.

Por suas características democráticas e participativas, o Festival ganhou força e engajamento ao longo dos anos e é abraçado por apaixonados por arte, cultura e lazer. No conceito, está a aplicação das artes como ferramenta de transformação social, atributo que atravessa todas as edições.

Neste sentido, os cinco dias de programação, entre 27/04 e 1º/05, privilegiam criações artístico-culturais pensadas e executadas por pessoas pretas, periféricas e com alguma deficiência, além de mulheres, pais e mães solo, e povos tradicionais, quilombolas e indígenas. E mais, propostas artísticas cujos conceitos alimentam o fazer cultural do DF com inovação e contribuem para a promoção da igualdade sociocultural e acessibilidade.

Para esta edição, serão apresentadas 15 atrações musicais, duas de teatro, duas de circo, três performances, além de três contações de histórias, duas sessões de cinema e 10 oficinas. No campo das artes plásticas, abrigada no site do Festival, internautas poderão visitar uma mostra de artesanato e artes visuais com a participação de artistas do DF, Goiás e Bahia.

A comissão organizadora, responsável pela seleção das atrações dentre as mais de 200 inscritas, chegou a nomes de destaque da cena cultural do DF como Letícia FialhoRênio QuintasBrasília Ska JazzShabdanna DarkGabriel JahbêEliana CarneiroOs Cachorros das CachorrasCorpus entre mundosBanda Deus Preto e Mano Dáblio, dentre outros que prometem levar diversão e arte ao público.

Rênio Quintas. Foto: Marcelo Dischinger

Interessados em se aprofundar ou adquirir noções básicas sobre temas relacionados ao fazer artísticos e à produção cultural, podem se inscrever nas 10 oficinas formativas disponíveis. Ministradas por gestores, produtores e artistas, os assuntos apresentados vão desde artesanato sustentável, literatura, artes plásticas, gestão de carreira e elaboração de projetos.

A programação completa está disponível em www.ficafestival.com.br, e poderá ser conferida através do canal oficial em www.youtube.com/c/FICAfestivalGuara

Por fim e de grande importância, o FICA em Casa criou um ambiente virtual para homenagear Retz Core - ficafestival.com.br/retzvive. Falecido em abril de 2021, o ativista, produtor, articulador e agitador cultural guaraense, foi um personagem icônico, que atuou em momentos importantes da história cultural do DF, em especial na cena Rock, e na carreira de bandas locais.

 O FICA : Festival de Incentivo à Cultura e Arte será realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio em formato 100% online. Todas as atividades são gratuitas ao público. Em 2020, ainda no início do confinamento imposto pela pandemia de Covid-19, o festival foi pioneiro, no DF, ao realizar uma edição 100% online e gratuita, formato que agora chega à sua 3ª edição. 

Serviço:

FICA : Festival de Incentivo à Cultura e Arte, 20 Anos

Programação: www.ficafestival.com.br

Transmissão: www.youtube.com/c/FICAfestivalGuara

Realização: de 27 de abril a 1º de maio de 2022

Nas redes: Instagram@ficaemcasafestival; e Facebook: @ficafestivalculturaearte

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Informações: ficafestivalcontato@gmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação