DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS

 

Foto: Divulgação
 

Ciclo de palestras com escritores de renome, como Fernando Morais e Tony Bellotto, movimenta vida cultural de Brasília

O que esperar do Brasil do futuro? Quais os obstáculos para reinventar um país mais inclusivo, que respeite as diferenças e onde todos tenham acesso à educação de qualidade? Como lidar com os novos tempos em um país diverso e, ainda, tão desigual?

O projeto literário Diálogos Contemporâneos está de volta a Brasília para, junto à sociedade, contribuir na reflexão e busca de novas perspectivas para o Brasil a partir dos saberes e obras literárias de grandes escritores e escritoras do país.

Esta edição do Diálogos Contemporâneos será realizada entre 18 de abril e 16 de maio, no Espaço Cultural do Shopping Liberty Mall. A entrada é franca, sujeita à lotação do auditório.  Serão disponibilizados 300 lugares, para que o ambiente se torne mais seguro em relação às medidas sanitárias, frente à pandemia. 

A realização é da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) por meio de emenda parlamentar da Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF). Todas as palestras serão transmitidas pelo canal da AACIC no YouTube: https://www.youtube.com/aacic.

A ideia do projeto literário é servir como painel de debates, discussões e reflexões para estimular o pensamento crítico sobre a complexa realidade da vida, do país e do mundo.

“A literatura brasileira tem muito a dizer sobre o momento que vivemos. Temos grandes escritores e ouvi-los é uma oportunidade para interpretar a realidade. Colocar em destaque nossos escritores e escritoras, pensadores e pensadoras significa impulsionar a riqueza cultural que nós temos”, afirma Marconi Scarinci - Presidente da AACIC - Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura

Esta temporada do Diálogos Contemporâneos é constituída de palestras com oito escritores sobre temas que permeiam suas obras. Na semana de abertura, o projeto recebe o líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor Ailton Krenak no dia 18 de abril para discutir “A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade”. No dia 19 de abril, é a vez do poeta e cronista Sergio Vaz falar sobre “Literatura e realidade”. 

Participam, ainda, Fernando Morais (26/4), que discute o tema “Guerras culturais - corações e mentes, negacionismo e pós-verdade”; Preta Ferreira (2/5), com “Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história”;  Fabrício Carpinejar (3/5) conversa sobre “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”; Mary Del Priori (9/5), que fala sobre “Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil”; Tony Bellotto (10/5), com “Segurança e violência policial na literatura brasileira”,  e Viviane Mosé (17/5) que encerra a edição com “O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver”.

Foto: Divulgação
 Nomes de importante atuação na área literária no Distrito Federal vão mediar os debates com os autores convidados: Verenilde Pereira, GOG, Tereza Cruvinel, Alessandra Roscoe, Luciana Barreto, Leda Gonçalves, Carlos Marcelo e Clara Arreguy.

Educativo – Este ano, o projeto literário Diálogos Contemporâneos, para além do debate, traz uma novidade voltada para estudantes do Distrito Federal com foco na formação de leitores. Trata-se de uma iniciativa que terá a participação de instituições de nível superior, como IESB e Universidade Católica e escolas públicas de ensino médio de Ceilândia, Planaltina, Guara e Plano Piloto.

Os alunos vão estudar, previamente, durante um mês um livro de um dos oito escritores ou escritoras convidados do projeto. Serão, no mínimo, 30 alunos de cada escola. Juntos, vão conhecer a obra do autor ou autora e se aprofundar em um de seus livros sob a orientação dos professores. Na ocasião da vinda dos literatas a Brasília, o grupo de estudo de cada escola participará de um bate-papo exclusivo com o autor da obra estudada.

A programação completa está disponível no site e nas redes sociais da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC). Todas as palestras poderão serão transmitidas simultaneamente pelas redes sociais.

Redes Sociais:

facebook.com/amigoscult

instagram.com/amigoscult/

youtube.com/c/AACIC

twitter.com/amigoscult

Site: https://aacic.com.br/dialogoscontemporaneos/2022/brasilia/

Foto: Divulgação

DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS

Quando: 18 de abril a 16 de maio, sempre às 19h (ver programação abaixo)

Onde: Espaço Cultural do Liberty Mall (Setor Comercial Norte)

Entrada franca

Tendo em vista o período de pandemia de Covid-19, há cuidados de biossegurança exigidos pelo poder público que deverão ser seguidos para garantir a saúde e o bem-estar de todos os participantes do evento:

Será obrigatório o uso de máscaras em todas as áreas do evento;

Os assentos liberados para uso estarão devidamente sinalizados;

Da capacidade total do espaço, o evento está autorizado a preencher 250 lugares;

Haverá álcool em gel disponível para higienização na porta de entrada do evento e nos banheiros.

Informações para a imprensa: (61) 981266445 (Ulisses de Freitas)

Programação:

18 de abril (segunda-feira), às 19h: Ailton Krenak - “A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade” – Mediação de Verenilde Pereira

19 de abril (terça-feira), às 19h: Sergio Vaz - “Literatura e realidade” – Mediação de GOG.

26 de abril (terça-feira), às 19h - Fernando Morais - “Guerras culturais - corações e mentes, negacionismo e pós-verdade”- Mediação de Tereza Cruvinel.

2 de maio (segunda-feira), às 19h - Preta Ferreira - “Desigualdades étnico-raciais, memória e apagamentos de negras e negros na história” – Mediação de Alessandra Roscoe.

3 de maio (terça-feira), às 19h - Fabrício Carpinejar - “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens” Mediação de Luciana Barreto.

9 de maio (segunda-feira), às 19h - Mary Del Priori  - “Opressão, sofrimento e depressão na construção histórica do Brasil” – Mediação de Leda Gonçalves.

10 de maio (terça-feira), às 19h - Tony Bellotto - “Segurança e violência policial na literatura brasileira” – Mediação de Carlos Marcelo.

16 de maio (terça-feira), às 19h - Viviane Mosé - “O alvo da vida não é ser feliz, é aprender a viver” – Mediação de Clara Arreguy.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação