Colégio CIMAN abre projeto Leitores para Sempre com a contadora de histórias Nyedja Gennari
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Colégio CIMAN abre projeto Leitores para Sempre com a contadora de
histórias Nyedja Gennari
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Dias 18 e 20 de março, nos turnos matutino e vespertino
O Colégio
CIMAN promove, nos dias 18 e 20 de março, manhãs e tardes de contação
de histórias com Nyedja Gennari para os alunos do Fundamental I.
As atividades marcam a abertura do projeto Leitores para
Sempre e rendem homenagem ao Dia do Contador de Histórias
(20). A contação abre uma porta para a descoberta do mundo da
literatura: figurinos, cenários e bonecos de pano promovem uma experiência mais
rica em detalhes que chamem a atenção e estimulem a interatividade das crianças
com o enredo contado.
Entre as histórias
selecionadas, recriações de obras como O Alvo, de Ilan Brenman, a história
de um professor que usa suas histórias para encorajar os que encontra, e O
Rei da Fome, de Marilda Castanha, tendo como papel principal um rei que comia
livros por não saber ler.
A contação de
histórias é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio da
criança. Além de ampliar vocabulário e exercitar a imaginação,
percepção e interpretação, desenvolve a assimilação das diversas formas de
se comunicar. É também um momento para o estímulo à memória da
criança, onde o contador de histórias busca resgatar as experiências de cada
aluno, tanto por meio da bagagem cultural ou de vida, quanto
fazê-los refletir sobre si mesmos e sua convivência no meio social.
Para o CIMAN, mesmo
com os recursos tecnológicos disponíveis, o contato humano e os estímulos passados
às crianças por meio da fala e do desenvolvimento dessa atividade lúdica
se mantêm vivos e fundamentais para o desenvolvimento do aprendizado
e a participação no ambiente escolar. É o primeiro passo para que a criança
reconheça a literatura como um espaço para relações de memória e afetos, além
das possibilidades criativas e evolução intelectual.
O projeto
pedagógico do colégio prevê o estímulo à leitura por meio de ações
que tornam mais leve o contato com o livro. "Deixamos de lado o ler apenas
para estudar e valorizamos o ler para conhecer e se divertir", explica
Suzy Willik, coordenadora do Ensino Fundamental I do CIMAN Octogonal. “O livro
funciona como uma descoberta e a curiosidade é sempre o ponto de partida. Ao
apresentar um título, o educador vai além da história contada. Utiliza as
ilustrações, a carreira do autor e tudo o que a obra oferece”, acrescenta.
Sobre a contadora de
histórias
A contadora de
história Nyedja Gennari começou o contato com o universo lúdico da literatura
como professora. Matogrossense de Cuiabá, Nyedja passou pelas salas de aula do
CIMAN, onde lecionou, e em escolas da rede pública de ensino do Distrito
Federal. Viu na narração de histórias uma forma de complementar as atividades
que já desenvolvia e a paixão foi instantânea, tornando-se essa a sua principal
atividade profissional.
Nyedja leva as
histórias por todas as regionais de ensino do Distrito Federal, além de
contribuir para a formação de profissionais da educação com seu projeto Moinhos
de Histórias. Ela representa o Brasil em feiras, encontros e congressos
internacionais, especialmente na Colômbia, Argentina e México. Participa do
Círculo de Narradores Orais da América Latina e já protagonizou contações
especiais na Marinha do Brasil, em grandes empresas internacionais - abrangendo
diversos públicos - além de projetos sociais em hospitais, escolas e clínicas
médicas.
Sobre o projeto
Leitores Para Sempre
Por meio do
projeto Leitores Para Sempre, a interpretação e contato com a
leitura é trabalhada desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, por
meio de etapas e diferentes ferramentas para cada período do estudo.
A Contação de
Histórias é uma dessas etapas, envolvendo as crianças no universo lúdico e
fantasioso da literatura. A Ciranda da Leitura é outra atividade realizada pela
escola para contribuir com o desenvolvimento dessa prática pelos alunos: os
alunos levam cerca de quatro títulos para ler em casa, um título por semana,
selecionados e organizados pelos professores e pelos próprios alunos. Após a leitura,
alunos e professores realizam um momento de discussão sobre a leitura, onde
cada um leva para a roda as suas impressões e interpretações.
Também são
ministradas aulas na biblioteca, sobre autores e temas importantes da história
da literatura do Brasil e do mundo. Ao final do semestre letivo, os alunos
reúnem-se em recitais para expressar, na prática, o conhecimento e o seu
desenvolvimento com a literatura adquiridos através das atividades.
Colégio CIMAN
CIMAN Cruzeiro
(61) 3213-3838 –
Quadra 501 – Cruzeiro Novo
CIMAN Octogonal
(61) 3213-3737 –
Entre áreas 1/4


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