Cidade em chamas: O cinema de Hong Kong De 12 de junho a 8 de julho


Foto: Divulgação

Cinema do CCBB Brasília
Brasília, a mostra "Cidade em chamas: O cinema de Hong Kong" entra em cartaz no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília de 12 de junho a 8 de julho. A programação com curadoria de Filipe Furtado ressalta um passeio histórico peculiar que tem início nos anos de 1960 e 1970 com as produções da Shaw Brothers, passa pelo cinema novo de Hong Kong do começo dos anos 1980 e culmina em projetos produzidos até 1997.
E a colônia britânica foi alçada como principal centro de produção de cinema asiático. As bilheterias arrebataram todo o sudeste do continente em uma explosão de filmes dos mais diversos gêneros. A programação traz mais de vinte filmes cult de diretores e atores chineses. Dentre gêneros como as artes marciais, comédias, musicais, filmes policiais, de horror e de fantasia, a seleção prima por títulos para cinéfilo nenhum ficar parado, com destaque para "Nômade", de Patrick Tam, "Sonhos da Ópera de Pequim", de Tsui Hark, "O Arco", de Cecile Tang, um dos primeiros filmes orientais dirigido por uma mulher, onde são abordadas a falta de opções femininas e a estratificação social.

Foto: Divulgação
Interessante! No cinema de ação estão produções como "O Grande Mestre Beberrão" de King Hu, "Golden Swallow" de Chang Cheh, que influenciaram "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee; e "Ho, o Sujo" de Lau Kar Leung. Já quero assistir.
A mostra “Cidade em chamas: O cinema de Hong Kong” é uma retrospectiva que traz a rara oportunidade de imersão em uma das cinematografias mais importantes, inventivas e influentes da história da sétima arte que reafirma a qualidade de um cinema que é tão raro no Brasil. São quatro semanas, com 23 produções, debate, curso e um catálogo que será trocado por cinco ingressos da mostra.
Comecem a se organizar. O filme "Projeto China" terá sessão inclusiva, com LIBRAS e Audiodescrição. A sessão ocorre no dia 29 de junho (sexta-feira) às 11 horas, com entrada franca, mediante retirada de senhas, 1h antes da sessão, na bilheteria do CCBB.
O Debate acontece no dia 21 de junho (quinta-feira), às 19 horas, e conta com as participações de Júlio Bezerra, Filipe Furtado e Felipe Morais. O Debate vai contar com tradução em LIBRAS.
Para se inscrever no curso, basta enviar email para: hongkongccbb@gmail.com. O curso “Cidade em chamas: O cinema de Hong Kong” será ministrado pelo curador da mostra de 20 a 22 de junho, sempre a partir de 14 horas. Mais informações sobre a programação: (61) 9 9326-6390 – Renato Acha.
O quê: Cidade em chamas: O cinema de Hong Kong;
Quando: De 12 de junho a 8 de julho;
Onde: CCBB – Brasília.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação