O CINEMA DE HIROKAZU KORE-EDA MOSTRA NO CCBB TRAZ A OBRA SENSÍVEL DE UM DOS MAIORES CINEASTAS DA ATUALIDADE
| Foto: Divulgação |
Retrospectiva do celebrado diretor
japonês exibe 29 filmes premiados e aclamados pelo público, além de debate e
curso sobre seu estilo peculiar
De 27/5 a 22/6, o CCBB
Brasília recebe um dos eventos culturais mais importantes do ano na capital. A
mostra O Cinema de Hirokazu Kore-eda exibe 29 filmes de um dos
mais aclamados e premiados diretores do cinema contemporâneo, incluindo
sucessos de público, como Assunto de Família e Monster.
Além de filmes, a retrospectiva
(inédita no Brasil) oferece atividades paralelas: um grande debate sobre a obra
de Hirokazu Kore-eda e um curso com duração de três dias sobre o celebrado
cineasta japonês.
Para a curadora da mostra, Raquel
Gandra, a ideia dessa retrospectiva surgiu pelo encantamento pela obra de
Kore-eda, por entendê-la como um ponto de luz em meio aos tempos atuais
sombrios de tanto ódio, discórdia e polarização. “Estamos muito habituados,
seja pelos discursos políticos e religiosos, seja pelas narrativas típicas do
cinema mainstream a querer encontrar vilões, vítimas e heróis.
É sempre mais fácil se posicionar numa história quando temos por quem torcer.
Kore-eda é um diretor que está constantemente questionando esses nossos
posicionamentos éticos e morais, nos colocando em contato com personagens
cheios de falhas e traumas, mas por quem é quase impossível não criar algum
tipo de vínculo ou empatia.”, justifica.
Nascido em Tóquio em 1962,
Hirokazu Kore-eda foi criado em uma sociedade tradicional, patriarcal e
conservadora. O diretor acompanha a recente turbulência política e estagnação
econômica do Japão, a emergência do documentário contemporâneo, as mudanças na família
e a perda dos vínculos sociais.
Em seus filmes, assume o desafio
de colocar em relevo as contradições e ambiguidades da cultura e de nos fazer
perceber que mesmo uma sociedade rica e avançada tecnologicamente depende de
valores e afetos que têm origem na vida comunitária. Isso está presente em
filmes como Assunto de Família, vencedor da Palma de
Ouro no Festival de Cannes de 2018 e reconhecido pelo público internacional.
A retrospectiva será também uma
oportunidade para o público brasileiro conhecer vários de seus primeiros
trabalhos como diretor, além de documentários e um curta inéditos no Brasil. Os
médias-metragens documentais, realizados para a televisão japonesa entre 1991 e
1996, serão chave para nos ajudar a entender melhor a trajetória de Kore-eda,
apontando para os temas que viria tratar ao longo de toda sua carreira e
informando a maneira como enxerga a realidade e o cinema.
Alguns dos focos principais de
sua obra estão na compreensão do outro, sem julgamentos, e na concepção de que
somos frutos de nossa sociedade. Ao trazer protagonistas marginalizados e nos
convidar a compreender seus gestos e atitudes, contribui diretamente para
estimular a empatia e desenvolver novos caminhos para um convívio social
respeitoso.
O cineasta japonês foi muito
aclamado não só por grandes críticos brasileiros, como José Carlos Avellar e
por cineastas importantes, como Eduardo Coutinho, mas também pelo público que
se comoveu recentemente com o drama Monster (2023), em
que Kore-eda aborda na sua forma peculiar temas sensíveis como bullying e
homofobia na adolescência. “O cinema dele nos aproxima do outro, em especial,
aqueles que são alvo de preconceitos. Ele faz isso com delicadeza e riqueza de
detalhes, focando em situações cotidianas e banais”, explica a curadora.
Para além dos filmes, o público
terá a oportunidade de se aprofundar mais no cinema de Kore-eda. O debate, que
acontecerá no dia 18 de junho, às 19h será uma roda de conversa em torno de sua
obra, e trará como convidados o professor, pesquisador e crítico Ciro I.
Marcondes e a professora do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília
Mariana Souto. Além disso, será oferecido um curso com o professor Pablo
Gonçalo, professor do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília
(FAC-UnB) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade.
PROGRAMAÇÃO:
1ª Semana
27/05 TERÇA
17h - Boneca Inflável (125' / HD
/ 16 anos)
19h30 - Depois da Tempestade
(117' / HD / 12 anos)
28/05 - QUARTA
16h30 - Sem Memória (124' / HD /
12 anos)
19hs - Tão Distante (130' / HD /
16 anos)
29/05 - QUINTA
17hs - Nossa irmã mais nova (128'
/ HD / Livre)
19h30 - Assunto de Família (110'
/ HD / 12 anos)
30/05 - SEXTA
17hs - Lições de um bezerro +
Entretanto (94' / HD / Livre)
19hs - Ninguém pode saber (140' /
HD / 12 anos)
31/05 - SÁBADO
14h30 - Quando o cinema reflete
nossos tempos - o cinema de Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang + Este Mundo (com
Naomi Kawase) (107' / HD / 12 anos)
17h45 - Hana (127' / HD / Livre)
19h30 - Seguindo em frente (114'
/ HD / 12 anos)
01/06 - DOMINGO
17h - O que eu mais desejo (128'
/ HD / Livre)
19h30 - Raia Central (Curta) +
Pais e Filhos (120' / HD / 12 anos)
2ª Semana
03/06 - TERÇA
17hs - Rascunhos do Alma + Quatro
vezes a Morte (100’ / HD / 14 anos)
19hs - Para onde foi a poluição +
Eu queria ser um japonês (94' / HD / 14 anos)
04/06 - QUARTA
16h30 - Nossa irmã mais nova
(128' / HD / Livre)
19h - Quando o cinema reflete
nossos tempos - o cinema de Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang + Este Mundo (com
Naomi Kawase) (107' / HD / 12 anos)
05/06 - QUINTA
16h30 - Para que fique tudo bem:
a viagem infinita de Cocco (117' / HD / 14 anos)
19h - O Terceiro Assassinato
(125' / HD / 16 anos)
06/06 - SEXTA
17hs - Assim estou vivendo, um
ano convivendo com AIDS, por Yutaka Hirata +
Agosto sem ele (100' / HD / 14
anos)
19h - Depois da vida (110' / 35mm
/ 12 anos)
07/06 - SÁBADO
14h - Monstro (127' / HD / 12
anos)
16h30 - Broker, Uma Nova Chance
(129' / HD / 12 anos)
19h - Maborosi - A Luz da Ilusão
(110' / HD / 12 anos)
08/06 - DOMINGO
14h30 - Lições de um bezerro +
Entretanto (94' / HD / Livre)
16h30 - Hana (127' / HD / Livre)
19h - A Verdade (118' / HD / 12
anos)
3ª Semana
10/06 - TERÇA
17h - Para onde foi a poluição +
Eu queria ser um japonês (94' / HD / 14 anos)
19h - Para que fique tudo bem: a
viagem infinita de Cocco (100' / HD / 12 anos)
11/06 - QUARTA
16h30 - Raia Central (Curta) +
Pais e Filhos (130' / HD / 12 anos)
19h - Depois da Tempestade (110'
/ HD / 12 anos)
12/06 - QUINTA
16h30 - Assunto de Família (120'
/ HD / 12 anos)
19h - Rascunhos do Alma + Quatro
vezes a Morte (100' / HD / 14 anos)
13/06 - SEXTA
16h30 - Tão Distante (130' / HD /
16 anos)
19h - Maborosi - A Luz da Ilusão
(100' / HD / 12 anos)
14/06 - SÁBADO
16h30 - Lições de um bezerro +
Entretanto (94' / HD / Livre)
18h30 - Ninguém pode saber (140'
/ HD / 12 anos)
15/06 - DOMINGO
14h30 - Assim estou vivendo, um
ano convivendo com AIDS, por Yutaka Hirata +
Agosto sem ele (100' / HD / 14
anos)
16h30 - Sem Memória (75' / HD /
12 anos)
18h30 - Depois da vida (120' /
35mm / 12 anos)
4ª Semana
17/06 - TERÇA
16h30 - Boneca Inflável (125' /
HD / 16 anos)
19h - SESSÃO INCLUSIVA /
ACESSÍVEL
Assunto de Família (110' / HD /
12 anos)
18/06 - QUARTA
16h30 - CURSO O cinema de
Hirokazu Kore-eda, com o Prof. Pablo Gonçalo
19h - DEBATE, com Mariana Souto,
Raquel Gandra e Ciro Inácio Marcondes
19/06 - QUINTA
16h30 - CURSO O cinema de
Hirokazu Kore-eda, com o Prof. Pablo Gonçalo
19h – Quando o cinema reflete
nossos tempos - o cinema de Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang + Este Mundo (com
Naomi Kawase) (107' / HD / 12 anos)
20/06 - SEXTA
16h30 - CURSO O cinema de
Hirokazu Kore-eda, com o Prof. Pablo Gonçalo
19h - A Verdade (110' / HD / 12
anos)
21/06 - SÁBADO
14h - O Terceiro Assassinato
(125' / HD / 16 anos)
16h30 - O que eu mais desejo
(100' / HD / Livre)
18h30 - Monstro (127' / HD / 12
anos)
22/06 - DOMINGO
16h - Seguindo em frente (114' /
HD / 12 anos)
18h30 - Broker, Uma Nova Chance
(129' / HD / 12 anos)
Acessibilidade
A ação “Vem pro CCBB” conta com
uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa
reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural
dos visitantes.
A van fica estacionada próxima ao
ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada
de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van.
Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação,
mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de
satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de
divulgação exibido no interior do veículo.
Horários da van:
Biblioteca Nacional – CCBB:
12h, 14h, 16h, 18h e 20h
CCBB – Biblioteca Nacional:
13h, 15h, 17h, 19h e 21h
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB
Brasília) foi inaugurado em 12 de outubro de 2000. Sediado no Edifício Tancredo
Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tem o objetivo de reunir, em
um só lugar, todas as formas de arte e criatividade
possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda
Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência,
galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são
realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e
performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB
Brasília, projeto contínuo de arte-educação, que desenvolve ações educativas e
culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz, acolhendo o
público espontâneo e, especialmente, estudantes de escolas públicas e
particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de
visitas mediadas agendadas.
Em 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro
prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, cuja renovação
anual ratifica o compromisso da instituição com a gestão ambiental e a
sustentabilidade.
Serviço:
O CINEMA DE HIROKAZU KORE-EDA
De 27 de maio a 22 de junho
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Raquel Gandra
Produção: Júlio Bezerra
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Governo Federal
Local: Cinema do CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente
Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF
Informações: (61) 3108 7600
Capacidade do cinema: 70 lugares
Ingressos: gratuitos – disponibilizados às 12h
do dia anterior ao de cada sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.
Classificação indicativa: conforme a programação
Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões
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