CCBB BRASÍLIA RECEBE MOSTRA DE FILMES ESTRELADOS POR AL PACINO
| Foto: Divulgação |
Ator, produtor, roteirista e cineasta norte-americano de
origem italiana é a estrela dos 24 longas-metragens que serão exibidos, incluindo clássicos como
a trilogia “O Poderoso Chefão” e “Um dia de Cão”
O
CCBB Brasília apresenta a mostra PACINO, de 2 de julho a 4 de agosto, que
exibirá 24 longas-metragens estrelados por Al Pacino, um dos mais celebrados
atores do cinema contemporâneo. A mostra oferece ao público a oportunidade de
ter contato com o trabalho do ator e à evolução de uma forma de atuar que
marcou décadas da filmografia mundial. Além das exibições, está
previsto um debate entre o curador e um especialista local, no dia 11 de julho,
às 19h30, e um curso que oferecerá um panorama geral sobre os modos de atuação
no cinema, e, mais detidamente, sobre o método moderno nos EUA, onde se formou
Al Pacino, a ser realizado de 12 a 14 de julho. As inscrições para
o curso devem ser feitas através do e-mail cursopacinodf@fumacafilmes.
O debate, o curso e a sessão
inclusiva serão gratuitos, mediante emissão de ingresso liberados às 12h do dia
anterior. Os ingressos para as demais sessões custam R$ 10 (inteira) e R$ 5
(meia) e podem ser adquiridos, a partir das 12h da sexta-feira anterior ao
dia da sessão, na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.
Entre os filmes a serem exibidos, estão desde
clássicos absolutos como a trilogia do Poderoso Chefão e Um Dia de Cão, até
obras há muito não exibidas como Os Viciados e O Espantalho.
A mostra promove também uma sessão com
recursos de acessibilidade (legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS) do
filme Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, no dia 19 de julho (sexta), às
17h30.
Al Pacino (Nova York, 1940) é, ao lado
de Robert De Niro, Meryl Streep, Dustin Hoffman e Jack
Nicholson, um dos nomes mais reconhecidos pelo imaginário coletivo quando o assunto
é cinema.
Vindo do teatro e chegando ao cinema
recém-formado pela antológica escola de atuação moderna do Actors Studio (como
quase todos de sua geração, a da Nova Hollywood), Pacino, já em 1971, chamaria
a atenção em “Os Viciados”, de Jerry Schatzberg. Os olhos extremamente
expressivos e o gestual que traziam algo “de dentro” serviram a um dos mais
antológicos personagens da história do cinema, o atormentado, violento e
fragilizado Michael Corleone de “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, a
trilogia mais célebre da história do cinema).
O estilo de Al Pacino apresentaria modulações
já a partir dali, indo do naturalismo, importante ao cinema mais realista dos
anos 1970, em filmes como “Serpico” e “Um Dia de Cão”, a algo mais expressivo
nos anos 1980 (“Scarface”) e, a partir dos anos 1990, a “marca Al Pacino”, que
ia de um quase overacting em ‘Perfume de Mulher” e “Advogado do Diabo” à
precisão presente em obras-primas como “O Pagamento Final” e “O Informante”.
Para o curador Paulo Santos Lima, ao longo dos
anos, Al Pacino foi passando por um processo de análise de si próprio como ator
e de conversa com as artes (e mundo). “Entre seu primeiro papel mais realista
(em Os Viciados, de 1971) e o ator que compõe personagens que parecem, um tanto
à la Marlon Brando, reiterar metalinguisticamente a si próprio, Al Pacino foi
ampliando seu escopo, adotando um overacting cá e uma
sobriedade acolá.”
Em mais de 50 anos de carreira, Al Pacino
esteve com notórios diretores, de Sidney Lumet e Brian De Palma a, mais
recentemente, Martin Scorsese e Quentin Tarantino. Dirigiu quatro
longas-metragens que, metalinguisticamente, tratam do teatro, paixão eterna de
Al Pacino.
A mostra Al Pacino conta com o patrocínio do
Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e após a
temporada no CCBB Brasília, seguirá para o CCBB São Paulo.
PROGRAMAÇÃO:
Disponível também no site https://ccbb.com.br/brasilia/
02/07 – terça
17h O
Pagamento Final (1993), de Brian
De Palma, 144’, digital - 14 anos
20h Parceiros
da Noite (1980), de William
Friedkin, 102’, digital - 14 anos
03/07 – quarta
17h Serpico (1973), de Sidney Lumet, 130’,
digital - 12 anos
19h30 Um
Dia de Cão (1975), de Sidney
Lumet, 125’, digital - 12 anos
04/07 – quinta
17h Espantalho (1973), de Jerry Schatzberg,
113’, digital - 14 anos
19h30 Os
Viciados (1971), de Jerry
Schatzberg, 110’, digital - 16 anos
05/07 – sexta
16h Um
Momento, uma Vida (1977), de Sydney
Pollack, 125’, digital - 10 anos
18h30 Fogo
contra Fogo (1995), de Michael
Mann, 170’, digital - 14 anos
06/07 – sábado
14h45 City Hall – Conspiração no Alto Escalão (1996), de Harold Becker, 111 min, digital - 14 anos
17h O
Informante (1999), de Michael
Mann, 158’, digital - 14 anos
20h Manglehorn (2014),
de David Gordon Green, 98’, digital - 14 anos
07/07 – domingo
15h O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, 175’, digital
- 14 anos
18h30 O Poderoso Chefão II (1974),
de Francis Ford Coppola, 202’, digital - 14 anos
09/07 – terça
16h30 Um
Domingo Qualquer (1999) de Oliver
Stone, 158’, digital - 18 anos
19h30 Tudo
por Dinheiro (2005), de D.
J. Caruso, 122’, digital - 14 anos
10/07 – quarta
16h Donnie
Brasco (1997), de Mike
Newell, 147’, digital - 16 anos
19h Perfume
de Mulher (1992), de Martin
Brest, 157’, digital – Livre
11/07 – quinta
16h30 O
Advogado do Diabo (1997), de Taylor
Hackford, 144’, digital - 16 anos
19h30 DEBATE
12/07 – sexta
14h30 CURSO
17h Justiça
para Todos (1979), de Norman
Jewison 120’, digital - 16 anos
19h30 City Hall – Conspiração no Alto Escalão (1996), de Harold Becker, 111 min, digital - 14 anos
13/07 – sábado
14h30 CURSO
17h O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, 144’,
digital - 14 anos
20h Parceiros da Noite (1980),
de William Friedkin, 102’, digital - 14 anos
14/07 – domingo
14h30 CURSO
17h Era
uma Vez em... Hollywood (2019), de Quentin
Tarantino,162’, digital - 16 anos
20h Vítimas
de uma Paixão (1989), de Harold
Becker, 113’, digital - 16 anos
16/07 – terça
15h30 O
Poderoso Chefão III (1990), de Francis
Ford Coppola, 171’, digital - 14 anos
19h Donnie Brasco (1997),
de Mike Newell, 147’, digital - 16 anos
17/07 – quarta
16h Fogo contra Fogo (1995),
de Michael Mann, 170’, digital - 14 anos
19h30 Espantalho (1973), de Jerry
Schatzberg, 113’, digital - 14 anos
18/07 – quinta
17h Os Viciados (1971),
de Jerry Schatzberg, 110’, digital - 16 anos
19h30 Tudo por Dinheiro (2005), de D. J. Caruso, 122’, digital - 14 anos
19/07 – sexta
17h30 Um Dia de Cão (1975), de Sidney
Lumet, 125’, digital - 12 anos *
20h Parceiros da Noite (1980),
de William Friedkin, 102’, digital - 14 anos
*sessão com acessibilidade
(legendagem descritiva e audiodescrição)
20/07 – sábado
16h O Poderoso Chefão III (1990), de Francis Ford Coppola, 171’,
digital - 14 anos
19h30 Serpico (1973), de Sidney
Lumet, 130’, digital - 12 anos
21/07 – domingo
16h30 Um Momento, uma Vida (1977), de Sydney Pollack, 125’,
digital - 10 anos
19h Scarface (1983), de Brian De Palma, 170’,
digital - 18 anos
23/07 – terça
16h30 O Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, 144’, digital -
16 anos
19h30 City Hall – Conspiração no Alto Escalão (1996), de Harold Becker, 111 min, digital - 14 anos
24/07 – quarta
17h Dick
Tracy (1990), de Warren
Beatty, 105’, digital - 12 anos
19h Um Domingo Qualquer (1999) de Oliver Stone, 158’, digital - 18
anos
25/07 – quinta
16h Era uma Vez em... Hollywood (2019), de Quentin Tarantino,162’, digital -
16 anos
19h O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, 144’,
digital - 14 anos
26/07 – sexta
15h Serpico (1973), de Sidney
Lumet, 130’, digital - 12 anos
17h30 O
Poderoso Chefão (1972), de Francis
Ford Coppola, 175’, digital - 14 anos
27/07 – sábado
16h Justiça para Todos (1979), de Norman Jewison 120’, digital
- 16 anos
18h30 Fogo
contra Fogo (1995), de Michael
Mann, 170’, digital - 14 anos
28/07 – domingo
16h30 Os Viciados (1971),
de Jerry Schatzberg, 110’, digital - 16 anos
19h Donnie Brasco (1997),
de Mike Newell, 147’, digital - 16 anos
30/07 – terça
16h30 O Informante (1999),
de Michael Mann, 158’, digital - 14 anos
19h30 Vítimas de uma Paixão (1989), de Harold Becker, 113’,
digital - 16 anos
31/07 – quarta
17h Manglehorn (2014),
de David Gordon Green, 98’, digital - 14 anos
19h Era uma Vez em... Hollywood (2019), de Quentin Tarantino,162’, digital -
16 anos
01/08 – quinta
14h30 O
Poderoso Chefão II (1974), de
Francis Ford Coppola, 202’, digital - 14 anos
18h30 O Poderoso Chefão III (1990), de Francis Ford Coppola, 171’,
digital - 14 anos
02/08 – sexta
16h Espantalho (1973), de Jerry
Schatzberg, 113’, digital - 14 anos
18h30 Scarface (1983),
de Brian De Palma, 170’, digital - 18 anos
03/08 – sábado
17h Dick Tracy (1990), de Warren
Beatty, 105’, digital - 12 anos
19h30 Um Dia de Cão (1975), de Sidney
Lumet, 125’, digital - 12 anos
04/08 – domingo
16h Perfume de Mulher (1992), de Martin Brest, 157’,
digital - Livre
19h O Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, 144’, digital -
16 anos
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil
Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício
Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de
reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado
por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de
convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e
jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições
de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa
Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo
Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o
visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB),
acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de
escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do
ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de
arte e educação aos fins de semana.
Desde o final de 2022, o CCBB
Brasília, se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a
certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual
da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a
sustentabilidade.
Serviço
PACINO
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Paulo Santos Lima
Produção: Fumaça Filmes
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Local: cinema do CCBB
Brasília
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22
– Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília –
DF
Informações: (61) 3108 7600
Capacidade do cinema: 70
lugares
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
– disponibilizados às 12h da sexta-feira anterior na bilheteria
física ou em bb.com.br/cultura.
O debate e a sessão inclusiva serão gratuitos,
mediante retirada de ingressos na bilheteria a partir das às 12h do dia
anterior.
O curso será gratuito, mediante inscrição
prévia pelo e-mail cursopacinodf@fumacafilmes.
Classificação indicativa:
conforme a programação
Os ingressos são válidos somente
para as respectivas sessões
Informações
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site/ bb.com.br/cultura
Instagram/ccbbbrasilia
TikTok/@ccbbcultura
Comentários
Postar um comentário