Quiz na Arena estimula raciocínio ágil de alunos do Direito
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| Foto: Ector Gervasoni |
Pela primeira vez ambiente que oferece metodologia ativa foi usado pela graduação da Unoeste; recursos tecnológicos oferecidos pelo ambiente foram aliados no ensino de Responsabilidade Civil, Prescrição e Decadência
Pela primeira
vez desde que ficou pronta, a Arena Lab da Unoeste, sala altamente tecnológica
e interativa que por meio da gamificação (metodologia ativa) instiga os alunos
a tomadas de decisões ágeis em atividades acadêmicas por meio de jogos de
conhecimento, foi usada por um curso de graduação. Quem deu o start no
ambiente inovador que deve se tornar uma tendência de adesão dentro da
universidade foi o curso de Direito. Na noite de ontem (30/05), cerca de 30
alunos do 2º termo estiveram no local para disputarem um quiz de conhecimento
que foi todo pensado e preparado pela professora doutora Francislaine de
Almeida Coimbra Strasser. No combo de perguntas e respostas, que faz parte da
disciplina de Direito Civil II, os estudantes foram desafiados por meio de 100
questões que versaram sobre as principais matérias trabalhadas ao longo do
segundo bimestre, sendo elas Responsabilidade Civil e Prescrição e Decadência.
Toda a atividade na Arena foi conduzida pelo
responsável pelo Departamento de Design Instrucional da Unoeste, Antônio Sérgio
Alves de Oliveira, e suas equipes técnica e operacional. Ele explicou que a
iniciativa em criar um ambiente inovador de aprendizagem demonstra o
compromisso da instituição em oferecer uma formação de qualidade, alinhada com
as demandas do mercado e as tendências educacionais mais modernas. “A
utilização da gamificação nesse contexto da Arena tem como objetivo principal
engajar os alunos de forma lúdica e participativa, estimulando o aprendizado
ativo e aprimorando suas habilidades de resolução de problemas. Através de
jogos, simulações e atividades interativas, os estudantes são desafiados a
tomar decisões rápidas, baseadas em seus conhecimentos teóricos e na análise de
situações práticas”, explicou.
Diante da novidade já disponível a todos os
cursos oferecidos pela Unoeste, a professora explicou porque decidiu na reta
final do bimestre substituir a lousa e a tradicional sala de aula pela Arena
Lab. “Nesse cenário exclusivo de imersão tecnológica que a universidade
proporciona, os alunos passam a usufruir de um ensino/aprendizagem diferenciado
e inovador. Isso porque é comum observamos a dispersão na sala de aula quando
se posicionam como mero espectadores de informações. Porém quando você como
docente se utiliza de recursos visualmente mais interativos e atraentes, como
por exemplo levar seus alunos à Arena, é natural que haja mais curiosidade,
interação e concretização da absorção das matérias pretendidas, ainda que sejam
mais densas como as sugeridas. Isso prepara o aluno de uma forma diferenciada
para o mercado de trabalho que é altamente competitivo”, disse a professora,
extasiada pela dinâmica da Arena e pelo clima de disputa gerado entre os alunos
no jogo de conhecimento.
Alunos em êxtase
Toda essa euforia e participação efetiva dos
alunos do Direito na atividade tem explicação. É que a proposta da Arena Lab
faz com que os alunos fixem o conteúdo de forma mais dinâmica, aplicando
conceitos teóricos em contextos reais e enfrentando desafios semelhantes aos
encontrados na prática jurídica. Com isso, eles desenvolvem habilidades como
pensamento crítico, argumentação jurídica e capacidade de análise em um
ambiente controlado e orientado pela professora. Os estudantes que participaram
dos desafios na Arena Lab destacaram a experiência como enriquecedora e
motivadora, ressaltando a importância de aprender de forma prática e
interativa.
O acadêmico Marcos Aparecido Gracioso, que
acabou ficando em terceiro lugar no quiz e faturando 50 reais como premiação de
incentivo pela dedicação aos estudos, elogiou a iniciativa da professora.
“Posso dizer que foi uma experiência ímpar, pois não tinha conhecimento deste
ambiente chamado Arena. Além de nos proporcionar uma maior interação, nos
possibilitou também uma maior fixação das matérias estudadas, bem como a
possibilidade de medir nosso grau de conhecimento. Nos deu a oportunidade de
conhecer novas pessoas e também o quanto a universidade tem se preocupado em
investir no ensino e no relacionamento interpessoal dos alunos. Fiquei
extremamente feliz por ter participado e se possível gostaria de voltar em
outras oportunidades”, destacou.
A estudante Sara
Frankin Oliveira também se surpreendeu com a atividade para “além da sala de
aula”. “Esse ambiente completamente tecnológico me proporcionou um misto de
sentimentos que não conseguirei exprimir em palavras o tamanho da gratidão. A
complexidade dos temas foi descomplicada ontem, num modelo de educação com
tecnologia de ponta. O sonho dos nossos fundadores, Agripino Lima e Dona Ana,
em oferecer um ensino superior de qualidade, é realidade. Tenho orgulho em
fazer parte desse sonho compartilhado por eles. Rubem Alves disse uma vez que
‘há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas’. Obrigado Unoeste, Arena
Lab e professora Fran em nos proporcionar esse conhecimento de voo”,
parafraseou.
A aluna campeã
do quis foi Laís Nicoly Nophal que levou 200 reais também como premiação de
incentivo pela dedicação aos estudos. Já a vice-campeã, ocupando o segundo
lugar, foi a estudante Thaís Aparecida Gregório.
Serviço
A Unoeste, por
meio da Arena Lab, reforça seu compromisso com a inovação educacional e a
excelência no ensino. Por isso os professores de todos os cursos da
universidade que quiserem usar a Arena Lab para a realização de atividades
acadêmicas com seus alunos podem fazer o agendamento, por meio do e-mail: audiob@unoeste.br ou
de forma presencial, no Setor de Audiovisual que fica no Bloco B do campus 1,
ou ainda pelo ramal 1066. Mas atenção: esse agendamento para o uso da Arena Lab
precisa ser feito com pelo menos 15 dias úteis de antecedência.

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