Projeto que permite a presença de bichos de estimação nas escolas está apto para votação em plenário
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| Foto: Divulgação |
Projeto AMICÃO, de autoria da deputada
Leticia Aguiar, foi aprovado por três comissões permanentes
O projeto que
prevê a instituição de uma Educação Mediada por Animais,
em que serão ministrados conhecimentos relacionados com a proteção dos animais,
contando com a presença de um bicho de estimação nas escolas paulistas e
transformando o ambiente escolar em um “Pet Friendly”, foi aprovado pelas três
comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Inspirada no
projeto “Cãolega”, implantado com sucesso no Recife em Pernambuco, a deputada
estadual Leticia Aguiar (PSL) teve o PROJETO DE LEI Nº 853, DE 2019, de
sua autoria, e que institui o programa “AMICÃO” nas redes pública e particular
de Ensino do estado de São Paulo, aprovado pela Comissão de Constituição
Justiça e Redação e pela Comissão de Educação e Cultura, esta
semana o projeto foi também aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento , e está
apto para a análise de todos os deputados e votação em plenário.
Amicão
O Projeto
Amicão, também tem a assinatura do ex-deputado delegado Bruno Lima, que assim como Leticia
Aguiar, é um forte defensor da causa animal. Para o deputado o projeto
é importante porque tem como foco a conscientização da população com relação ao
combate a crimes contra os animais de estimação: “É importante chamar
a atenção para os crimes de maus tratos e tráfico de animais, temos a obrigação
de olhar para a educação e a formação dessas crianças”, disse.
Com o projeto, o
Governo do Estado poderá adicionar uma disciplina na grade curricular das
escolas em que serão ministrados conhecimentos relacionados com a proteção dos
animais, contando com a presença de um bicho de estimação em sala “Entendemos
que a presença desses novos integrantes nas escolas é importante para convívio
dos alunos e contribuirá para que crianças e adolescentes com Síndrome de Down;
Déficit de Atenção; Autistas, ou algum retardamento de desenvolvimento,
sintam-se incluídos dentro da comunidade estudantil e utilizem essa nova
disciplina como uma espécie de tratamento e acompanhamento complementares” declarou
a deputada Leticia Aguiar.
As
escolas podem ser “Pet Friendly”?
A expressão em
inglês ‘pet friendly’, virou moda, e caracteriza os lugares “amigos dos
animais”. A ideia não é novidade e se relaciona com uma série de questões que
envolvem o universo PET e a educação, que vão desde a responsabilidade social,
o abandono de animais, a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivos dos
estudantes com deficiências ou necessidades especiais, bullying, até o
desenvolvimento do senso de responsabilidade, além da possibilidade de preparar
as crianças emocional e socialmente, essas e outras vantagens que a presença de
animais em escola pode trazer.

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