Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, adaptado para o teatro, em dose dupla, em Brasília.

 

Foto: Divulgação

1 - Riobaldo (@riobaldoapeca),monólogo de Gilson de Barros, comdireção de Amir Haddad, depois de passar por Rio, São Paulo e Minas Gerais, recebendo elogiosas críticas eindicações de melhor espetáculo, chega a Brasília, para apresentações no SESI Saúde Central Park, dias 12 e 13 de novembro.

 

2 – Mundo Misturado. O ator Gilson de Barros, compartilha seu processo de trabalho, em uma segunda adaptação do romance para o teatro, fazendo leituras dramatizadas, com entrada franca, acompanhadas de bate papo. Esse recorte  enfoca a questão bem e mal, em Grande sertão: Veredas. 

 

Riobaldo (@riobaldoapeca), monólogo de Gilson deBarros, com direção de Amir Haddad, depois de passar por Rio, São Paulo e Belo Horizonte, recebendoelogiosas críticas e indicações de melhor espetáculo, chega a Brasília, para rodadas de estudos na UNB e apresentações no SESI Saúde Central Park.


O livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos melhores da nossa literatura. 

O espetáculo Riobaldo, é uma adaptação do romance, Interpretado e adaptado pelo ator e pesquisador da obra de Guimarães Rosa, Gilson de Barros, sob a direção deAmir Haddad. 

O recorte ilumina a importância dos amores, do ex-jagunço, que dá nome à peça, com três pessoas quedeterminaram sua trajetória: Diadorim, Nhorinhá eOtacília. Ao rememorar, Riobaldo reflete sobre questões que extrapolam o sertão e caracterizam a própria dialética da travessias do homem humano.

“Riobaldo” estreou em março de 2020, no Espaço Cultural Sérgio Porto. Uma semana depois, teve atemporada cancelada em decorrência da pandemia.Manteve sua interlocução com o público por meio delives entre ator e diretor, e foi pioneira nas apresentaçõesvirtuais. Voltou ao cartaz em 2021, fazendo temporadas presenciais, primeiro na Casa de Cultura Laura, em Ipanema, depois na Cidade das Artes, na Barra da Tijucae no Teatro Gláucio Gil, em Copacabana. Em 2022 inicia turnê pelo país. A primeira parada foi São Paulo, numa vitoriosa temporada no Teatro Sérgio Cardoso. Depois, Belo Horizonte, no Teatro José Aparecido de Oliveira e nas cidades mineiras que integram o Circuito Guimarães Rosa - Cordisburgo, Morro da Garça, Curvelo e Três Marias (Andrequicé). Tembém percorreu os bairros da cidade de São Paulo, intergrando o Circuito Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura, e algumas cidades do interior do estado de São Paulo, no Circuito Cultural SP, da Secretaria Estadual de Cultura.  

A produção avisa ao público, que essa temporada terá um diferencial: Nos dias de chuva, o espetáculo acontecerá, normalmente, dentro do teatro, mas, quando o tempo estiver bom, o cenário mudará diariamente. A peça acontecerá, cada dia em um dos lindos espaços abertos do Museu, presenteando a espectador, com as belesas de seus majestosos Jardins.

SINOPSE

Personagem central do romance Grande Sertão:Veredasa, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor homossexual por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.

 

Excerto da crítica de Furio Lonza

 

“...Riobaldo é teatro na veia, um Guimarães pocket, algo de novo na dramaturgia nacional; sem adereços, semcenografia e sem figurinos, mas com uma luz abrasivapilotada pelo experiente Aurélio de Simoni. Em cena, Gilson de Barros administra o tempo e o espaço como se fosse um demiurgo regendo o sol do sertão, uma espéciede deus onisciente que acompanha com ternura passo apasso as andanças de suas criaturas lá embaixo, nasveredas de um mundo lancinante e despreparado paraconceber uma lógica formal do cotidiano...”

Cenas da apresentação de “Riobaldo” no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, realizada durante o Carnaval, por Ronaldo Alves

Serviço:

Riobaldo

Local: SESI Saúde Central Park

Endereço: SQN Quadra – Bloco E – Edifício Central Park – Aza Norte

Telefone: 61 3353-8800

Dia: 12 e 13/11 - 19h.

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia entrada)

Compras pelo sitehttps://www.sympla.com.br/produtor/riobaldoteatro

Duração: 65 min

Classificação indicativa: 16 anos

Capacidade: 210 lugares

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação