Seminário e exposição fotográfica destacam o percurso de refugiados venezuelanos rumo à integração no Brasil
![]() |
| Roraima grupo de migrantes venezuelanos saem do centro de acolhida BV8, em Pacaraima, em direção à Boa Vista Foto Antonello Veneri AVSI Brasil) |
Atividades marcam o encerramento da primeira fase do projeto Acolhidos por meio do
trabalho, e serão realizadas em Brasília a partir do dia 28
A situação de refugiados e migrantes venezuelanos que atravessaram a fronteira do Brasil nos últimos anos e foram integrados na sociedade brasileira, será o tema de duas atividades propostas pela AVSI Brasil, a partir do dia 28, em Brasília. Na programação, está prevista a divulgação de um estudo realizado com famílias venezuelanas que estavam abrigadas em Roraima e foram interiorizadas para outros estados do Brasil, através do projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado há dois anos no Brasil.
O Seminário: o percurso de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à autonomia no Brasil, irá reunir organizações que atuam na temática do refúgio e da migração, como a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), e a força-tarefa Operação Acolhida. A cientista política e diretora técnica da Pólis Pesquisa, Bertha Maakaroun, fará uma análise do estudo realizado com as famílias. O encontro terá início às 9h30 e será transmitido ao vivo, pelo canal Youtube da AVSI Brasil. Para acompanhar de forma remota é necessário fazer a inscrição neste link https://bit.ly/3yOPEaIe, próximo ao evento, será enviada a chave de acesso.
Exposição fotográfica no CCBB Brasília
Já na noite do dia 29, haverá o lançamento da exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, com fotografias de Antonello Veneri, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A exposição estará aberta ao público a partir do dia 30 de setembro, e ilustra o percurso realizado por centenas de famílias venezuelanas desde que chegam no Brasil em busca de acolhimento.
Ao cruzarem a fronteira, em Roraima, elas são recebidas nos abrigos da Operação Acolhida, para os primeiros cuidados em saúde, regularização de documentos e acomodação temporária. A jornada segue rumo a diversas cidades no Brasil onde, amparados pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho, conseguem, oportunidades de emprego junto à iniciativa privada e então, a autonomia financeira e a integração social. Estima-se que aproximadamente 8 mil migrantes venezuelanos estejam vivendo em abrigos temporários da Operação Acolhida, em Roraima.
Na exposição, o visitante poderá contemplar fotografias e retratos; ler depoimentos de refugiados e migrantes entrevistados, além de contar com recursos audiovisuais que proporcionam uma reflexão profunda sobre o tema do refúgio e da migração no Brasil. A exposição conta ainda com uma sala educativa, onde serão realizadas atividades para jovens e crianças e apresentação de vídeos com depoimentos do fotógrafo, sobre os bastidores deste trabalho, além de depoimentos de colaboradores da AVSI Brasil, que falam sobre o trabalho humanitário realizado nos centros de acolhida de Roraima.
![]() |
| De Roraima para o Distrito Federal Alfonzo (centro) foi interiorizado para Brasília, como acompanhante do filho e do sobrinho, quando os dois foram aprovados para trabalhar em um restaurante. Em |





Comentários
Postar um comentário