Oscar Niemeyer Territórios da Criação. Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (TCU) De 17 de abril a 9 de junho de 2018


Os Candangos - Década de 1960 - Bruno Giorgi. Foto: Divulgação

Admiradores a mostra “Oscar Niemeyer – Territórios da Criação” ocupa o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (Tribunal de Contas da União) de 17 de abril a 9 de junho, com desenhos e croquis originais do arquiteto, pinturas, esculturas móveis, projetos gráficos, entre outros. De acordo com o curador da exposição, Marcus de Lontra Costa, o material reunido apresenta uma síntese de trabalhos criados pelo arquiteto que ultrapassam os horizontes de sua atuação profissional, com ênfase em toda a sua capacidade criativa.
Então, a exposição conta ainda com dois importantes segmentos: obras de grandes artistas nacionais, que colaboraram periodicamente com Oscar Niemeyer e que se fazem presentes em diversos projetos de autoria do arquiteto; e portraits do arquiteto registrados por dez dos mais renomados fotógrafos brasileiros.
Mão - estudo para painel Guerra 1955 - Candido Portinari. Foto: Divulgação


No ambiente dedicado às obras de artistas que colaboraram com Niemeyer podem ser conferidos trabalhos de Cândido Portinari, Roberto Burle Marx, Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Joaquim Tenreiro, Tomie Ohtake, Franz Weissmann e Carlos Scliar.  De acordo com o curador, a presença de artistas plásticos nos prédios projetados por Niemeyer foi uma constante em sua trajetória profissional. “Ao compreender que ‘a beleza também é uma função’, o arquiteto definia a integração das artes como fator fundamental para provocar a surpresa e o encantamento que somente as verdadeiras obras de arte conseguem provocar” ressalta.
Poltrona alta - Linha O.N 1971 - madeira e couro - Oscar Niemey. Foto: Divulgação

Já no segmento dedicado aos portraits do arquiteto, o fotógrafo Luiz Garrido selecionou uma série de trabalhos de fotógrafos renomados. Animados?! Eu fiquei! Mais informações: (61) 99326-6390 – Acha Brasília.
O quê:  “Oscar Niemeyer – Territórios da Criação”;
Quando: 17 de abril de 2018 (terça) às 19 horas. Visitação: De 18 de abril a 9 de junho de 2018, das 9h às 19h;
Onde: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (Centro Cultural do TCU – Complexo arquitetônico do Instituto Serzedello Corrêa). Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Polo 8 Lote 3 – Brasília, DF;
Entrada Franca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação