CAIXA Cultural Brasília apresenta exposição inédita José A Figueroa: Um Autorretrato Cubano

 Diana y Navarro. La Habana, 1967
     Pela primeira vez no Brasil, fotógrafo cubano José Alberto Figueroa ganha retrospectiva histórica

Com mais de cinco décadas de dedicação à fotografia, José Alberto Figueroa, 71 anos, vem a Brasília para inaugurar exposição que recapitula sua carreira. Entre 6 de junho e 19 de agosto, a CAIXA Cultural Brasília, vai abrigar a exposição inédita “Um Autorretrato Cubano”, com curadoria da filha, a crítica de arte Cristina Figueroa (Estudio Figueroa – Vives, Havana). Pela primeira vez no Brasil, o trabalho do fotógrafo cubano ganha retrospectiva histórica com 69 fotografias.
Para quem ama fotografia como eu não pode perder.  Conhecido por registros que ilustram questões sociais e políticas de Cuba, Figueroa é considerado um dos precursores da fotografia conceitual, tanto em seu pais de origem como em toda a América Latina. Em sua obra, o fotógrafo mostra seu olhar sobre frases históricas de país, desde os primórdios da Revolução Cubana, quando pôde acompanhar mudanças sociais significativas e controversas, até os tempos atuais.
 De la serie Martí. Avenida Carlos III. 1988 
Nascido em 1946, Figueroa se formou em fotografia na década de 60, quando já trabalhava como assistente no estúdio de Alberto Korda, especializando-se em publicidade e moda. Com tempo, passou a desenvolver uma carreira versátil, atuando, inclusive, como correspondente de guerra em Angola.
 A exposição reúne trabalhos que vão da década de 60, quando iniciou a carreira no estúdio de Alberto Korda (1928-2001) - fotógrafo cubano que se tornou mundialmente conhecido por Guerrillero Heroico, retrato que fez de Che Guevara - até os dias atuais. Discípulo e amigo de Korda, Figueroa passou a fotografar elementos que representavam as reivindicações de sua geração. O ensaio Exílio, realizado a partir 1967, é bastante representativo deste período, já que retrata o processo exaustivo da migração de cubanos para os Estados Unidos. Ela Fala Dos Bastidores ficou animadíssima e vocês?
Monte de las banderas, La Habana, 2016

Mais informações: (61) 9 9550-2192 – Manu Santos.
O quê: Exposição de fotos - Um Autorretrato Cubano;
Quando: Abertura – 6 de junho, às 189h. Depois de 7 de junho até 19 de agosto de 2018, 9h às 21h;
Onde: CAIXA Cultural Brasília | Galeria Vitrine – Brasília/DF;
Entrada Franca. 

De la serie Esa bandera. La Habana, 1970

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação