A ESSÊNCIA DE ATHOS BULCÃO EM MOSTRA QUE CELEBRA O SÉCULO DE NASCIMENTO DO ARTISTA
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| Foto: Divulgação |
O ponto de partida
dessa grande exposição itinerante é Brasília, cidade que contém em seu DNA a
maior expressão da inventividade poética do homenageado
Athos Bulcão está na brasilidade das cores, nos traços inconfundíveis
dos desenhos, na personalidade das
pinturas, na lógica imprevista das fotomontagens, na força dos cenários e
figurinos, na relação univitelina entre arte e arquitetura, no sagrado e no profano,
na explosão da azulejaria brasileira. Com curadoria de Marília Panitz e André
Severo, a exposição “100 anos de Athos Bulcão”, realizada pela Fundação
Athos Bulcão e produzida pela 4 Art, irá percorrer as unidades do CCBB
Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, a partir de 16 de janeiro
de 2018.
Ela Fala Dos
Bastidores retornou com tudo e não poderia deixar de divulgar essa exposição incrível.
Com a intenção de propor um profundo
mapeamento e imersão na diversidade dos trabalhos e técnicas do artista, a
mostra oferece ao espectador a possibilidade de conhecer o processo de sua
produção. Que inclui a exibição de obras inéditas, mais de 300 trabalhos de
Athos Bulcão, grande parte do acervo da Fundação, apresentarão ao público um
amplo panorama de sua criação entre os anos 1940 e 2005, que contextualiza sua
obra e seu pensamento. Além disso também serão apresentados trabalhos de
artistas que, de uma maneira mais direta – que convive com ele, no ateliê e nos
chás – ou indireta – artistas mais jovens, muitos nascidos em Brasília, que
reconhecem a influência do mestre pelo convívio cotidiano com suas obras
públicas.
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| Foto: EDGARD CESAR |
Já estou animadíssima e vocês? Dividida em núcleos, “100 anos de Athos Bulcão” vai além da arte da azulejaria: destaca também a pintura figurativa do artista realizada nos anos 1940 e 1950, antes de Brasília. – A série dos carnavais e sua relação com a pintura sacra é extraordinária – afirma Marília Panitz, ao destacar que Athos Bulcão utilizou uma mesma estrutura composicional para trabalhos sacros e profanos, citando como exemplo A Vida de Nossa Senhora, que está na Catedral de Brasília. A mostra contém ainda os croquis que Athos Bulcão fez para o grupo de teatro O Tablado, do Rio de Janeiro, os figurinos das óperas Amahl e Os Visitantes da Noite de Menotti, paramentos litúrgicos modernistas, grande acervo de seu trabalho gráfico e até os lenços que desenhou quando estava em Paris.
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| Foto: EDGARD CESAR Panteão da Pátria Tancredo Neves Pça 3 Poderes Brasília Relevo em madeira laqueada ARQ. |
Outro aspecto da exposição é a
interatividade, desenvolvida a partir do caráter urbano e democrático da obra pública de Athos Bulcão inserida nas
cidades. Através de um aplicativo criado especialmente para a mostra, o público
será convidado a interagir e apropriar-se de projetos. Como num jogo, os
azulejos de Athos Bulcão poderão
ser “colocados” em qualquer espaço como, por exemplo, a casa do “jogador”. A
realização de mesas-redondas com os curadores e convidados especiais que irão
dialogar com os visitantes sobre a vida e obra de Athos Bulcão completam a
programação. A primeira delas acontece no dia 17 de dezembro às 10h com
a presença dos curadores, Marília Panitz e André Severo, Valéria
Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, além de vários artistas
da cena brasiliense.
A EXPOSIÇÃO
– Combinando o viés cronológico com uma aproximação temática, “100 anos
de Athos Bulcão” aposta nos vínculos, mais ou menos
evidentes, entre diferentes momentos da trajetória do artista e se estrutura a
partir de núcleos de obras e estudos que se interpenetram e deixam evidente a
diversidade conceitual e material que permeia toda a obra de Athos Bulcão – afirma André Severo.
Ao
longo de toda a mostra podemos ver
a reprodução em escala de alguns dos relevos acústicos que foram desenvolvidos
pelo artista, assim como algumas divisórias utilizadas em diversos prédios
públicos, cuja originalidade e funcionalidade são marca do trabalho, sem
precedentes, de integração entre arte e arquitetura proposto por Athos Bulcão.
No espaço
externo (marquise e jardins), três cubos, com faces verticais
revestidas com doze padrões de azulejos realizados em construções espalhadas
por diversas cidades do Brasil e do mundo, como, embaixadas, prédios públicos etc. A cobertura em uma dimensão
generosa e realizada com o material real possibilita ao público a
experiência do corpo a corpo com os painéis e também propicia a aventura de
documentar as viagens imaginárias pelos diversos locais onde estão seus
trabalhos, com um só click.
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| Athos Bucão - S_T - série Vida de N Senhora - acervo Catedral de Brasilia - Foto: Vicente de Mello |
Para
além da cronologia, e exposição contextualiza a trajetória de Athos Bulcão, a
conexão entre suas obras e um adensamento em sua poética. Será possível
visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela
azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores, quando foi
assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com
Niemeyer e João Filgueiras Lima, o
Lelé. – Para nós, que divulgamos e preservamos seu legado, é sempre uma alegria
homenagear o talento desse homem discreto, preocupado especialmente em
harmonizar e compor o trabalho do arquiteto na integração de sua arte, mas que
também se engrandece quando envolvido em telas, tintas e pincéis, produzindo um
dos mais destacados repertórios da arte brasileira – afirma Valéria Cabral,
secretária executiva da Fundação Athos Bulcão.
Essa homenagem a Athos Bulcão quer resgatar o valor individual dessa arte
única que foi produzida no Brasil, sua importância no panorama da visualidade
moderna, além da valorização, do reconhecimento para
a manutenção da memória nacional.
Mais
informações: (61) 9 95502192 – Manu Santos.
O quê: 100 anos
de Athos Bulcão;
Quando: Visitação de 16 de janeiro a 01 de abril de 2018. Mesa Redonda - 17 de janeiro às 10h.
Onde: Centro Cultural Banco do
Brasil Brasília. SCES, Trecho 02, lote 22. Brasília (DF) – (61) 3108-7600;
Entrada franca | Livre para todas
as idades.





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