É SÓ GRITAR!!!
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| Foto: Michelle Souza |
Vamos lá para tirar a
dúvida de alguns vou explicar de forma resumida cada setor da Comunicação que
ofereço meus serviços. Qualquer dúvida é só me ligar ou enviar um e-mail.
O
que é Assessoria de Imprensa?
A assessoria de imprensa
desenvolve o relacionamento da empresa, marca ou mesmo do profissional que
deseja dar visibilidade ao seu nome junto aos veículos de comunicação (jornal,
revista, site, rádio e emissoras de televisão), o que permite que sejam criadas
matérias que vinculem sua marca em veículos especializados ou aos grandes
veículos de comunicação. É a mídia espontânea que agrega credibilidade aos
produtos, pessoas físicas (político, músico, escritor, entre outros), serviços
e/ou instituições.
Para isso a Assessoria de Imprensa deverá
desenvolver estratégia, criar releases, artigos, notas, sugestões de pautas,
contatar jornalistas, agendar entrevistas, convidar jornalistas para eventos,
fazer a clipagem das matérias, realizar media training, fazer relatórios de
atividades e de resultados. A assessoria de imprensa tem como função
desenvolver o relacionamento da sua marca junto aos jornalistas. Ficou fácil agora,
não é?!
Por isso é importante observar o
dinamismo da agência de comunicação ou a pessoa que vai assessorar que cuidará
da assessoria de imprensa de sua empresa, assim como as estratégias que podem
ser criadas e como será feita a mensuração de resultados.
Assessoria de imprensa pode ser
usada nas mais diferentes empresas e situações, por exemplo:
Assessoria de imprensa para
franquia; Assessoria de imprensa para feiras; Assessoria de imprensa para
feiras imobiliárias; Assessoria de imprensa para feiras agropecuárias; Assessoria
de imprensa para feiras de esporte; Assessoria de imprensa para feiras de
educação; Assessoria de imprensa para feiras de construção; Assessoria de
imprensa para negócios; Assessoria de imprensa para eventos; Assessoria de
imprensa para seminários; Assessoria de imprensa para shows; Assessoria de
imprensa para empresas; Assessoria de imprensa para profissionais; Assessoria
de imprensa para cooperativas; Assessoria de imprensa para escolas; Assessoria
de imprensa para universidades; Assessoria de imprensa para esportes; Assessoria
de imprensa para clínicas médicas; Assessoria de imprensa para clínicas
odontológicas; Assessoria de imprensa para hospitais; Assessoria de imprensa
para SPA; Assessoria de imprensa para resorts; Assessoria de imprensa para
hotéis; entre outras.
Uau! E isso não é nem a metade (hehe). Então vamos
para o segundo setor. Calma que você vai entender tudo.
O que é Jornalismo Cultural?
Jornalismo cultural, ou
seja, o campo do jornalismo que se emprega em relatar fatos relacionados com a
cultura, seja ela local, nacional ou internacional.
É uma especialização do
jornalismo enquanto profissão, e abarca as mais diversas manifestações
culturais, tais quais, artes plásticas, música, cinema, teatro, literatura,
folclore, cultura popular, etc.
O jornalista pode escrever um
texto de cunho imparcial ou crítico, simplesmente relatando os fatos
relacionados com o cotidiano cultural, ou apresentando um parecer crítico sobre
o mesmo fato. O seu texto pode trazer para o leitor uma reflexão sobre os
aspectos históricos e suas influências na cultura, ou seja, o jornalista tem a
liberdade de escrever com certo aprofundamento no assunto, e não somente
comunicando o fato imparcialmente. O jornalismo cultural tem esta função
específica, diferente das demais especializações jornalísticas, ele tem a
função de criticar, analisar e tecer comentários sobre artistas e suas obras. É
claro que também faço outro tipo de jornalismo, como, político, entre outros.
O que é
Blogueira (o)?
Blogueiro é um
termo brasileiro utilizado para designar o indivíduo que publica em Blogs. Blogger é o termo em inglês com o
mesmo significado. Blogueiro ou Blogueira são palavras que surgiram juntamente
com a criação do conceito de Blog (site em forma de diário online onde são
apresentados artigos em textos, imagens ou vídeos que retratam um tema
escolhido pelo autor). E é uma ótima ferramenta utilizada para divulgar
trabalhos de artistas, empresa, etc. Blogueiros não são apenas profissionais
ligados à escrita. Qualquer pessoa que crie um Blog e publique informações
regulares sobre qualquer tema, é considerado um Blogueiro.
Os Blogueiros utilizam os Blogues
normalmente para emitirem suas opiniões sobre assuntos com os quais tenham
afinidade. São já muitos os casos de Blogueiros que não cogitavam a
possibilidade de escrever um livro, mas ao verificarem a receptividade dos
leitores através dos comentários recebidos, atravessaram da blogosfera para o
mercado editorial. E também existem os que usam a ferramenta como trabalho.
O que é
Social Media?
O Social Media é o responsável pela comunicação,
relacionamento e reputação de uma marca pessoal e/ou empresarial nas redes
sociais. No mercado, o Social Media também pode ser chamado
por outros nomes, tais como: Analista de mídias sociais; Analista de redes
sociais; Assistente de redes sociais e Assistente de mídias sociais.
Este
profissional atua principalmente na esfera de grandes redes sociais como o
Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o YouTube, o G+ e o Instagram, entre outras.
Dentro
de uma agência de
Marketing Digital, o social
media profissional pode desempenhar mais de uma dezena de funções. Confira:
Criação
de textos, fotos, vídeos e outros formatos de conteúdo; Atualização das redes
sociais com o conteúdo citado no tópico anterior; Diálogo e relacionamento da
marca com seus consumidores; Gerenciamento de crises e conflitos em público
e/ou em particular; Interpretação de dados gerados pelo público que acessa as
redes; Uso dos dados interpretados no planejamento e criação de campanhas; Realização
de testes A/B para descobrir o conteúdo mais interessante; Realizações de
testes para a descoberta da melhor hora para publicar; Monitoramento do
comportamento do consumidor nas redes sociais; Desenvolvimento de campanhas de Facebook Marketing patrocinadas e Desenvolvimento de campanhas
de conteúdo orgânico para as redes.
Para
desempenhar todas essas funções, o social
media profissional precisa dominar muito mais disciplinas do que apenas
a engenharia das redes sociais. Ele deve conhecer um pouco de:
Relações
públicas e assessoria de imprensa; Psicologia das relações humanas; Análise
e interpretação de dados numéricos; Cultura organizacional (missão, visão e
valores) das empresas clientes; Comunicação escrita, verbal e visual e Capacidade
de trabalho em equipe.
Como
você pode ver, o Social Media profissional – que trabalha em uma agência de Marketing Digital
– reúne em si vários saberes, os quais integra com o conhecimento de seus
colegas de trabalho. Não precisa ser um expert em Google
Adwords, Facebook Ads, Landing Pages, uso de CRM's, com ferramentas simples, bom conteúdo e percepção consegue fazer um ótimo trabalho.
Espero ter sanado as
dúvidas de vocês. Caso precisem de uma profissional é só entrar em contato.
Vamos conversar e acertar tudo para agradar ambos os lados. Vamos trabalhar?!

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