É SÓ GRITAR!!!

Foto: Michelle Souza


Vamos lá para tirar a dúvida de alguns vou explicar de forma resumida cada setor da Comunicação que ofereço meus serviços. Qualquer dúvida é só me ligar ou enviar um e-mail.
O que é Assessoria de Imprensa?
A assessoria de imprensa desenvolve o relacionamento da empresa, marca ou mesmo do profissional que deseja dar visibilidade ao seu nome junto aos veículos de comunicação (jornal, revista, site, rádio e emissoras de televisão), o que permite que sejam criadas matérias que vinculem sua marca em veículos especializados ou aos grandes veículos de comunicação. É a mídia espontânea que agrega credibilidade aos produtos, pessoas físicas (político, músico, escritor, entre outros), serviços e/ou instituições.
Para isso a Assessoria de Imprensa deverá desenvolver estratégia, criar releases, artigos, notas, sugestões de pautas, contatar jornalistas, agendar entrevistas, convidar jornalistas para eventos, fazer a clipagem das matérias, realizar media training, fazer relatórios de atividades e de resultados. A assessoria de imprensa tem como função desenvolver o relacionamento da sua marca junto aos jornalistas. Ficou fácil agora, não é?!
Por isso é importante observar o dinamismo da agência de comunicação ou a pessoa que vai assessorar que cuidará da assessoria de imprensa de sua empresa, assim como as estratégias que podem ser criadas e como será feita a mensuração de resultados.
Assessoria de imprensa pode ser usada nas mais diferentes empresas e situações, por exemplo:
Assessoria de imprensa para franquia; Assessoria de imprensa para feiras; Assessoria de imprensa para feiras imobiliárias; Assessoria de imprensa para feiras agropecuárias; Assessoria de imprensa para feiras de esporte; Assessoria de imprensa para feiras de educação; Assessoria de imprensa para feiras de construção; Assessoria de imprensa para negócios; Assessoria de imprensa para eventos; Assessoria de imprensa para seminários; Assessoria de imprensa para shows; Assessoria de imprensa para empresas; Assessoria de imprensa para profissionais; Assessoria de imprensa para cooperativas; Assessoria de imprensa para escolas; Assessoria de imprensa para universidades; Assessoria de imprensa para esportes; Assessoria de imprensa para clínicas médicas; Assessoria de imprensa para clínicas odontológicas; Assessoria de imprensa para hospitais; Assessoria de imprensa para SPA; Assessoria de imprensa para resorts; Assessoria de imprensa para hotéis; entre outras.
Uau! E isso não é nem a metade (hehe). Então vamos para o segundo setor. Calma que você vai entender tudo.
O que é Jornalismo Cultural?
Jornalismo cultural, ou seja, o campo do jornalismo que se emprega em relatar fatos relacionados com a cultura, seja ela local, nacional ou internacional.
É uma especialização do jornalismo enquanto profissão, e abarca as mais diversas manifestações culturais, tais quais, artes plásticas, música, cinema, teatro, literatura, folclore, cultura popular, etc.
O jornalista pode escrever um texto de cunho imparcial ou crítico, simplesmente relatando os fatos relacionados com o cotidiano cultural, ou apresentando um parecer crítico sobre o mesmo fato. O seu texto pode trazer para o leitor uma reflexão sobre os aspectos históricos e suas influências na cultura, ou seja, o jornalista tem a liberdade de escrever com certo aprofundamento no assunto, e não somente comunicando o fato imparcialmente. O jornalismo cultural tem esta função específica, diferente das demais especializações jornalísticas, ele tem a função de criticar, analisar e tecer comentários sobre artistas e suas obras. É claro que também faço outro tipo de jornalismo, como, político, entre outros.
O que é Blogueira (o)?
Blogueiro é um termo brasileiro utilizado para designar o indivíduo que publica em Blogs. Blogger é o termo em inglês com o mesmo significado. Blogueiro ou Blogueira são palavras que surgiram juntamente com a criação do conceito de Blog (site em forma de diário online onde são apresentados artigos em textos, imagens ou vídeos que retratam um tema escolhido pelo autor). E é uma ótima ferramenta utilizada para divulgar trabalhos de artistas, empresa, etc. Blogueiros não são apenas profissionais ligados à escrita. Qualquer pessoa que crie um Blog e publique informações regulares sobre qualquer tema, é considerado um Blogueiro.
Os Blogueiros utilizam os Blogues normalmente para emitirem suas opiniões sobre assuntos com os quais tenham afinidade. São já muitos os casos de Blogueiros que não cogitavam a possibilidade de escrever um livro, mas ao verificarem a receptividade dos leitores através dos comentários recebidos, atravessaram da blogosfera para o mercado editorial. E também existem os que usam a ferramenta como trabalho.
O que é Social Media?
O Social Media é o responsável pela comunicação, relacionamento e reputação de uma marca pessoal e/ou empresarial nas redes sociais. No mercado, o Social Media também pode ser chamado por outros nomes, tais como: Analista de mídias sociais; Analista de redes sociais; Assistente de redes sociais e Assistente de mídias sociais.
Este profissional atua principalmente na esfera de grandes redes sociais como o Facebook, o Twitter, o LinkedIn, o YouTube, o G+ e o Instagram, entre outras.
Dentro de uma agência de Marketing Digital, o social media profissional pode desempenhar mais de uma dezena de funções. Confira:
Criação de textos, fotos, vídeos e outros formatos de conteúdo; Atualização das redes sociais com o conteúdo citado no tópico anterior; Diálogo e relacionamento da marca com seus consumidores; Gerenciamento de crises e conflitos em público e/ou em particular; Interpretação de dados gerados pelo público que acessa as redes; Uso dos dados interpretados no planejamento e criação de campanhas; Realização de testes A/B para descobrir o conteúdo mais interessante; Realizações de testes para a descoberta da melhor hora para publicar; Monitoramento do comportamento do consumidor nas redes sociais; Desenvolvimento de campanhas de Facebook Marketing patrocinadas e Desenvolvimento de campanhas de conteúdo orgânico para as redes.
Para desempenhar todas essas funções, o social media profissional precisa dominar muito mais disciplinas do que apenas a engenharia das redes sociais. Ele deve conhecer um pouco de:
Relações públicas e assessoria de imprensa; Psicologia das relações humanas; Análise e interpretação de dados numéricos; Cultura organizacional (missão, visão e valores) das empresas clientes; Comunicação escrita, verbal e visual e Capacidade de trabalho em equipe.
Como você pode ver, o Social Media profissional – que trabalha em uma agência de Marketing Digital – reúne em si vários saberes, os quais integra com o conhecimento de seus colegas de trabalho. Não precisa ser um expert em Google Adwords, Facebook Ads, Landing Pages, uso de CRM's, com ferramentas simples, bom conteúdo e percepção consegue fazer um ótimo trabalho.
Espero ter sanado as dúvidas de vocês. Caso precisem de uma profissional é só entrar em contato. Vamos conversar e acertar tudo para agradar ambos os lados. Vamos trabalhar?!


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