Festa ST. Patrick’s Day na Embaixada da Irlanda em Brasília

Foto: Michelle Souza


Ela Fala Dos Bastidores compareceu no dia 14/03 (terça-feira) na Embaixada da Irlanda para festejar St. Patrick’s Day (São Patrício). A celebração, que surgiu como uma homenagem ao padroeiro do país, é hoje uma forma dos irlandeses exaltarem sua cultura pelo mundo. A festa de St. Patrick não é muito popular no Brasil, mas é possível encontrar festas em vários pubs e bares das principais capitais do País.
No discurso do Embaixador Brian Glynn, ele destacou que alguns monumentos brasileiros como a Torre Digita, Brasília Shopping e CCBB em Brasília serão iluminados na cor verde da Irlanda para homenagear São Patrício durante a semana. " O fluxo entre Irlanda e Brasil faz com que as comemorações aqui no Brasil das festas de São Patrício sejam umas das representativas", disse o Embaixador.
Com Embaixador Brian Glynn. Foto: Suely Frota 
Também houve um minuto de silêncio em homenagem ao embaixador de Bangladesh e a quatro combatentes da Irlanda que morreram recentemente. Na imensa varanda do lado de fora um simpático senhor tocava e cantava para os convidados. No cardápio comida típica, queijos, sucos, vinhos, cervejas e o tradicional whiskey irlandês. Todos convidados esbanjavam alegria, tive oportunidade de conversar com vários embaixadores em especial o Embaixador da República de Guatemala Júlio Armando Matini, que me reconheceu de uma festa do ano 2016 e com muita simpatia me apresentou a sua agradável esposa e a outros convidados.
Quero deixar meu registro pela imensa simpatia e educação do Embaixador Brian Glynn e dos seus assessores, muito obrigada pela recepção para comigo e os convidados. Irlanda é um Estado soberano da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha homônima. É uma república constitucional governada como uma democracia parlamentar, com um presidente eleito para servir como chefe de Estado. Considerada um país desenvolvido, a Irlanda tem o décimo primeiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, além de ótimas classificações em índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política.
O primeiro "Saint Patrick's Festival" foi realizado no dia 27 de março de 1997. Em 1999, tornou-se um evento de três dias, e em 2000 foi um evento de quatro dias. Em 2006, o festival durou 10 dias. Pouco se sabe da vida de Patrício, apesar de ser notório seu nascimento na Inglaterra Romana no século V, em uma rica família romano-bretã. Seu pai e avô foram diáconos na Igreja. Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como um escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda, possivelmente no Condado de Mayo, mas o local exato é desconhecido. De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar em um navio e retornar a Bretanha. Ao voltar a Bretanha entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália (atual França), sob orientação do santo bispo Germano.
Em 432, alegou ter recebido um chamado para regressar a Irlanda, porém como bispo, para a evangelização dos irlandeses. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses. Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick.
Gostei muito da festa; os organizadores estão de parabéns! Povo lindo e educado! Segue o vídeo de como foi um pouquinho desta festa de St. Patrick’s Day no dia 14/03 (terça):


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Toy Pussy

Naquela Estação