Temporadas de praia do Araguaia/Tocantins aquecem economia regional
![]() |
| Foto: Divulgação |
Mais de 1 milhão de turistas devem
frequentar as praias do rio Araguaia apenas no estado de Goiás. A temporada de
praias de água doce no estado do Tocantins aguarda Mais de 1 milhão e meio
de turistas
As
praias temporárias ao longo dos rios Araguaia e Tocantins não só criam
paisagens deslumbrantes, mas também se transformam em importantes pólos
turísticos durante a estação seca, entre junho e agosto. Essas extensas áreas
de areia atraem visitantes para atividades como camping e lazer, enquanto na
estação das cheias, os passeios de barco e a observação da natureza renovada
predominam.
Além de serem pontos
de encontro e recreação, estas praias desempenham um papel catalisador na
economia local. O turismo impulsiona o crescimento dos negócios locais,
aumentando a oferta de empregos e melhorando a infraestrutura. Dados de 2023 do
Ministério do Turismo revelam que a economia das regiões Centro-Oeste e Norte é
significativamente influenciada pelo fluxo sazonal de turistas. O Anuário
Estatístico do Ministério aponta um aumento de mais de 120% na demanda por
restaurantes e hotéis, refletindo diretamente em uma maior taxa de ocupação e
em um aumento no volume de negócios.
Praia
do Funil no Lago da Usina Luiz Eduardo Magalhães no Rio Tocantins, no Tocantins
Em 2024, a Temporada
de praias do Rio Araguaia em Goiás, conhecida como "Temporada Mais Araguaia"
espera atrair mais de 1 milhão de turistas nos meses de junho e julho. Para o
Tocantins, a expectativa é de que a temporada também seja movimentada, com
cerca de 1 milhão e meio de turistas passando pelas diversas cidades com
atrativos turísticos.
De acordo com a
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), durante os meses de junho e julho,
coincidindo com a temporada de praias, observa-se um aumento na procura por
produtos essenciais para atividades ao ar livre. Entre os itens mais procurados
estão caixas e bolsas térmicas, churrasqueiras, cadeiras de praia e panelas
elétricas, que registram um crescimento significativo nas vendas. O relatório
do Ministério do Turismo aponta ainda um incremento de mais de 50% nas vendas
de artigos de caça, pesca e acampamento.
Bruno Lobo,
Gerente de marketing da NovoMundo.Com, um dos principais varejistas do
Centro-Norte do país, destaca a crescente demanda observada nas lojas da rede.
"Há um aumento expressivo na busca por equipamentos essenciais em
acampamentos como colchonetes, panelas elétricas, ventiladores, caixas de som,
estes itens são muito procurados por aqueles que planejam acampar. Os produtos
oferecem conforto e praticidade para os clientes, que buscam aproveitar suas
férias ao máximo," explica. Comparado ao ano anterior, a rede
NovoMundo.Com espera um crescimento nas vendas desses itens de cerca de 15%.
"Essa tendência de aumento reflete-se tanto nas nossas vendas físicas
quanto no comércio eletrônico, indicando um forte impulso em ambos os
canais," conclui.
O mercado da
moda regional também celebra a temporada com a venda de moda praia. Com mais de
1500 marcas, sendo 73% delas produtoras de moda própria, as vitrines das
unidades do Mega Moda, composto pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini
Moda, já exibem as últimas tendências do segmento e apostam em uma boa
movimentação para o período.
"Segundo
dados dos nossos lojistas do segmento, a expectativa é que a demanda por
biquínis, sungas, maiôs e saídas de praia supere os 50% até o final do mês.
Temos recebido ônibus de compras de cidades com ‘praias de rio’ de Goiás e de
outros estados como Tocantins, Pará e Mato Grosso, em busca deste tipo de
produto", afirma Paula Sepulveda, Gerente de marketing do Mega Moda.

Comentários
Postar um comentário