Intemperismos - Barro, fogo e arte

 

Obra de Rodrigo Machado. Foto: Isabel Se Oh

Exposição coletiva exibe trabalhos em cerâmica que vão do inventivo ao engenhoso

Em “Intemperismos - Barro, fogo e arte”, com curadoria de Clauder Diniz, os artistas Débora Amorim, Emiliano Nunes, Isabel Se Oh, Júlia Pinheiro e Rodrigo Machado mostram que a produção em cerâmica pode ir além das peças utilitárias e meramente decorativas, ao expressarem sentimentos e provocarem emoções.

A mostra ganhou mais 10 dias de temporada e permanece em cartaz até 25 de fevereiro, sábado, na Galeria de Arte do Quanto Café, que fica na CLN 103. Aberta de segunda a sábado, sempre das 8h às 21h, com entrada franca e classificação indicativa livre para todos os públicos.

O nome da exposição exprime a delicadeza da matéria o barro, ou argila, composto de micropartículas, resultado da intempérie física das rochas, depositadas em leitos de rios ou barrancos das margens.

Sobre o ofício de trabalhar com um material bruto e ao mesmo tempo tão delicado, Clauder observa, “ceramistas operam seu universo onde o tempo é senhor. Dominam o barro, recolhem, sovam, exploram com o tato as possibilidades, controlam a argila que se esforça para ser dona do seu destino, e a queima por horas, pacientemente entregues, muitas vezes, ao acaso”.

É neste jogo de calma, paciência e na intimidade de seus ateliês, que as e os artistas, reunidos nesta mostra, exploram as múltiplas possibilidades do material para revelar potências criativas, expressar sentimentos e provocar emoções, ao conceber suas peças. Uníssonos, no entanto, afirmam que a experimentação caminha lado a lado com a pesquisa e o estudo, onde o objetivo é aprimorar os processos de criação.

 

Serviço:

Exposição: Intemperismos - Barro, fogo e arte

Artistas: Débora Amorim, Emiliano Nunes, Isabel Se Oh, Júlia Pinheiro e Rodrigo Machado

Curadoria: Clauder Diniz

Local: Galeria de Arte do Quanto Café

Endereço: CLN 103, Bloco A, Loja 52, Asa Norte – Brasília

Temporada: até 25 de fevereiro de 2023

Visitação: de segunda a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca e classificação indicativa livre para todos os públicos

Informações: www.instagram.com/intemperismos

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação