IntegrArte
![]() |
| Foto: ASCETUR |
50 estudantes, de faixa etária entre 15 e 18 anos,
participaram das atividades ministradas por professoras e professores da
Associação
O objetivo do programa era
melhorar a socialização entre estudantes e, com isso, tornar o ambiente escolar
mais tranquilo, além de instrumentalizar jovens com ferramentas de melhora da
concentração, estímulo à criatividade e clareza mental, o que resulta em um
desempenho educacional mais elevado.
A escolha pelo currículo das
disciplinas - teatro, yoga, circo e jogos cooperativos - que foi aplicado
mostrou-se eficiente e puderam-se observar alterações significativas no
comportamento e aprendizado dos alunos e das alunas. O programa contou com
fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
A prática de atividades
circenses que demanda espírito de cooperação e contribui para consolidação da
autoconsciência. Ministradas por Carolina Lima, as aulas ganharam aderência de
participantes ao longo do processo e, segundo a professora, “houve boa
assimilação das e dos praticantes estimulando a melhora da força,
flexibilidade, coordenação, equilíbrio e das habilidades sociais”.
Combinado com o circo, o
teatro contribuiu com o desenvolvimento saudável do caráter, o equilíbrio das
emoções e estimulou a imaginação e a criatividade. O professor Bruno Coeoli
observou que, “participantes se concentram mais no processo compartilhado nas
aulas do que na preocupação com o resultado, o que demonstra uma quebra na
resistência e foco no aprendizado”.
E para auxiliar jovens no dia a dia, o programa ofereceu aulas de yoga. Sob a orientação da yogi Ludmilla Cyrino, os e as iniciantes apresentaram mudanças no comportamento, ao longo do projeto e demonstraram menos ansiedade, mais concentração e maior disposição durante as aulas. Na avaliação da professora, “o objetivo foi alcançado”.
Lorena Galvão Werkhäuser, que
conduziu os jogos cooperativos com o objetivo promover conexão, aumentar o
vínculo entre estudantes e com os e as docentes, faz um balanço positivo.
Segundo ela, “perceberam que esforços, qualidades e competências individuais,
quando colocados a serviço do coletivo, geraram melhores resultados e
estimularam a aproximação”.
Para a coordenadora do
programa, Ana Sofia, o processo mostrou-se eficiente. “Observamos importante
evolução das e dos participantes, que no início se mostraram desconfiados e
envergonhados, todavia, ao longo da prática das atividades, foi possível notar
uma quebra na timidez e vínculos de proximidade sendo criados, além do desejo
de participação e anseio de frequentar a escola”, detalha Sofia.
Para o encerramento das atividades, Carolina Lima, Bruno Coeoli e Ludmilla Cyrino, acompanhados do aluno Alexandre Souza Santos e das alunas Aline Pereira Soares e Jennifer Miranda Gomes, do Centro Educacional, se apresentarão, na manhã do dia 7 de dezembro, quarta-feira, para todos e todas da escola.
As instituições
Associação Cultural, Esportiva e Turística – ASCETUR, foi fundada em 2008 por um grupo de artistas e profissionais da educação, buscando o desenvolvimento social de crianças e jovens do DF, por meio da cultura, educação, defesa de direitos da cidadania e do meio ambiente. A OSC desenvolve projetos e atividades de forma estruturada, ou seja, planejada, organizada e customizada, para que as crianças e os jovens beneficiados tenham a oportunidade de se desenvolver pessoal, intelectual, social e afetivamente.
Centro Educacional São
Francisco, ou Chicão, é uma escola
referência, na RA de São Sebastião, comprometida com os alunos ao promover
projetos culturais e ações de valorização da educação e do esporte.
.jpg)
Comentários
Postar um comentário