Pandemia acelerou crescimento das startups no país
| Probono está disponível nos sistemas IOS e Android. Foto: Divulgação |
Hoje, o país
tem 14.065 startups distribuídas em 78 comunidades e 710 cidades brasileiras
As restrições da pandemia não
frearam o mercado de startups no Brasil em 2021, que continuou crescendo. De acordo com a Associação Brasileira de Startups,
de 2015 até 2019, o número saltou de uma média de 4.100 para 12.700 startups
criados, representando um aumento de 207%. Hoje, o país tem 14.065 startups distribuídos em 78
comunidades e 710 cidades brasileiras.
No ranking de estados
com mais startups no Brasil, lidera São Paulo, com 4.027 empresas, seguido de
Minas Gerais, com 1.240, Rio Grande do Sul, com 976 e Rio de Janeiro, com 880.
O Distrito Federal
também sai na frente quando o assunto é sobre startups. Em novembro de 2021, o
aplicativo Probono - que é uma "mão na roda" para escritórios de
advocacia de todo país - foi lançado. Com a plataforma é possível acompanhar o
andamento do processo, tirar dúvidas com o advogado responsável pelo caso e
consultar os próximos passos da ação.
Outra funcionalidade é a tradução dos termos jurídicos dos
processos, eliminando o "juridiquês" para facilitar o entendimento do
processo por parte do cliente. Assim, o usuário não precisa mais recorrer ao
advogado para sanar dúvidas de determinada palavra.
Por meio da plataforma, a comunicação também é facilitada e integrada por meio
de um chat. O advogado consegue dar agilidade e organizar os atendimentos e o
cliente tem fácil acesso ao especialista, sanando todas as dúvidas além de ter
objetividade e transparência no acompanhamento processual.
“É um aplicativo personalizado para os escritórios de advocacia, com o intuito
de melhorar a gestão de atendimento dos clientes. Com a Probono, os
clientes dos escritórios conseguem acessar os andamentos processuais tudo sem
juridiquês, além de poderem comentar as dúvidas diretamente para o advogado
responsável. Tudo é metrificado e sempre geramos relatórios para os
escritórios", explica o CEO da Probono Rogério Fontes.
A plataforma está disponível nos sistemas IOS e Android. O aplicativo pode
ser utilizado por escritórios de advocacia, advogados e clientes.
Em relação ao mercado de atuação, 9% das
startups brasileiras são voltadas para a educação, 7% direcionada para outros
serviços, 6% para finanças e 5% para saúde e bem-estar. Sendo que 47%
das startups brasileiras tem como público alvo B2B, ou seja, negócios para
negócios; 29% para B2B2C (negócios para negócios e consumidores) e 19% B2C,
negócios para o consumidor.
Já em modelo de negócio, 41% das empresas são SaaS (Software como
Serviço), seguido de 19% delas oferecidas como Marketplace. As redes sociais e o mundo conectado de hoje permitem que
qualquer pessoa possa iniciar o seu negócio em poucos passos. E uma das
vantagens é poder criar a conexão com os clientes em ambientes virtuais, como
no caso de aplicativos.
5 dicas
essenciais sobre aceleração de startups
O
mundo das startups é competitivo e veloz. Começar o próprio negócio pode ser
difícil, mas assim que a empresa der os primeiros passos seguir dicas é
essencial, segundo a especialista em empreendedorismo Juliana Guimarães.
1.
Estruture um modelo de negócio
Um
erro muito comum entre empreendedores iniciantes é que eles acham a ideia do
negócio tão brilhante que não precisa de nenhum ajuste ou sugestão alheia. Mas
ter uma boa ideia não vai manter a empresa e, principalmente, fazer o negócio
crescer.
Por
isso, o primeiro passo antes de pensar em aceleração de startups é enxergar os
pontos fortes e fracos do negócio, estruturar um modelo de negócio e entender a
fundo como você pretende transformar a sua ideia em algo possível, além de se
preparar para possíveis imprevistos
2. Conheça seus concorrentes e seus clientes
Nenhuma
empresa conquista um novo mercado sem bater de frente com os concorrentes. E
quando falamos de startups, conhecer o mercado é ainda mais importante.
Então,
faça um estudo profundo sobre seus concorrentes e seus clientes. Entenda quais
soluções você pode oferecer para esse público, como resolver problemas de
clientes e como desenvolver um produto ou serviço que seja realmente útil e
gere lucro.
Ah,
não esqueça de estabelecer como você vai diferenciar sua empresa dos
concorrentes, esse item é essencial para se destacar no mercado e ganhar uma
vantagem competitiva.
3. Tenha um bom pitch
Um
pitch é uma apresentação oral da sua ideia de negócio, produto ou serviço. Ter
um bom pitch é a chave para atrair investimentos e garantir a aceleração de startups.
Para
ter uma boa apresentação é importante ter a ideia bem definida e ser bem claro
e conciso para que a plateia não perca o interesse e se distraia. Está aí a
importância de estruturar bem o modelo de negócio antes de começar a procurar
por investimentos.
Por
mais difícil que seja, tente mostrar que domina todos os aspectos do negócio,
mostre como o produto ou serviço pode beneficiar clientes e como o investimento
no startup pode ser lucrativo.
4. Não espere investimentos para colocar sua ideia em
prática
A
aceleração de startups acontece depois que o modelo de negócio já foi testado e
validado por clientes reais e está pronto para ganhar o mercado. Então, não vá
atrás de investimento antes de ter certeza que sua ideia funciona.
Por
isso, não espere aparecer um grande investidor para começar a trabalhar sua
ideia. Coloque-a em prática, mesmo que de uma forma amadora, mostre a amigos e
parentes, teste protótipos, peça feedback de potenciais clientes. Fazer todos
esses testes vai te ajudar a melhorar o produto ou serviço e a convencer
empresas de aceleração de startups.
5.
Invista no seu time
Quando
se monta um startup, os empreendedores por trás da ideia valem tanto quanto a
ideia em si. Por isso, na hora de montar seu time, procure por pessoas que se
comprometam, vistam a camisa e se dediquem. Profissionais com perfil de
liderança assumirão o compromisso e saberão o que fazer em momentos críticos.
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