A SEGUNDA CULTURAL DO AÇOUGUE T-BONE ONLINE E TOTALMENTE GRATUITA VAI TER MAIS UMA EDIÇÃO DIA 17 DE MAIO

 

Foto: Divulgação

Um programa especialmente dedicado a celebração dos 21 anos do açougue  T-Bone e aniversário do Luiz Amorim. 

O tradicional projeto surge reinventado, promovendo lives para acolher e valorizar a produção dos artistas brasilienses dos mais diferentes segmentos.

*Música, dança, exposição e sarau poético

Após um ano e dois meses fechado, o Espaço Cultural T-Bone reabre suas portas de forma distinta e convida o público brasiliense a assistir à exibição on-line da Segunda Cultural, agora em formato de lives, transmitidas diretamente do próprio espaço. Sarau de música e poesia, exposições de artes visuais e apresentações teatrais se misturarão numa programação variada, que promoverá a cultura e a arte da capital federal. Toda essa festa começou no dia 8 de março, e segue até o mês de junho, com programas quinzenais, exibidos pelo canal T-BONE Cultural, no YouTube.

A novidade encerra o ciclo adormecido do famoso Açougue Cultural T-Bone, silenciado pela pandemia do COVID-19. Há mais de duas décadas, o projeto transforma a entrequadra 312/313 norte num lugar fervilhante, considerado símbolo da cultura brasiliense, consagrado pela valorização e promoção dos artistas locais, pelos shows gratuitos a céu aberto e pela presença de milhares de pessoas, de todas as idades e classes sociais.

Segunda Cultural Online foi a fórmula encontrada para prosseguir com as atividades culturais, como forma de resistência e união e, como o título revela, acontecerá às segundas-feiras, quinzenalmente, entre os meses de março e junho, totalizando 09 programas. 

HISTÓRIA

O Açougue Cultural T-Bone completa 21 anos de uma trajetória empenhada em promover, reconhecer e valorizar a arte e a cultura do Distrito Federal, tendo à frente o baiano Luiz Amorim, que chegou à capital na infância. Luís foi alfabetizado aos 16 anos, leu o primeiro livro aos 18, trabalhou de vigia e engraxate, antes de ser contratado por um pequeno açougue da 312 Norte, do qual passou a ser proprietário em 1994.

Sua primeira ação cultural, a pequena biblioteca comunitária na entrequadra 712/713, nasceu a partir de uma estante dentro do açougue, com apenas dez livros. Depois dela, uma série de projetos se concretizaram, entre os quais a Biblioteca Popular (instalada em paradas de ônibus da Avenida W3 Norte), o Sede de Cultura (para crianças e adolescentes da Cidade Estrutural), o Viva o Livro, o Encontro de Escritores e a Bienal de Poesia. 

O projeto Noite Cultural T-Bone é o de maior destaque, tendo trazido a Brasília alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, como Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Erasmo Carlos, Zé Ramalho, Alceu Valença, Elba Ramalho, Marina Lima, Zélia Duncan, Os Mutantes, Amelinha, Jorge Benjor, Sandra de Sá, dentre tantos outros. Além disso, o evento compõe o Calendário Cultural Oficial do Distrito Federal.

PROGRAMA 06

17 de maio – dedicado à celebração do aniversário de Luiz Amorim e aos        21 anos de T-Bone

Música - Sérgio Duboc convida Renato Matos com Paulo Sá na percussão

Compositor, arranjador, cantor e violonista, referência cultural em Brasília, Sérgio Duboc foi um dos ganhadores da Feira Pixinguinha/79, inauguração da sala Funarte, com a música “Tão Logo” em parceria com Paulo Tovar, com gravação em LP das 12 finalistas. Fundou na década de 70 o grupo “Entressafra” e o grupo “A banda dos aflitos”. Participou de diversas gravações em disco e em vídeo com o grupo Liga Tripa. Lançou recentemente nas plataformas digitais, seu primeiro CD autoral “Kompozições”. Recebeu em 2020 o Prêmio FAC pela importância e reconhecimento do seu trabalho para a cultura artística do DF.

Exposição Renato Matos

Renato Matos é baiano de Salvador, poeta, artista plástico, cantor, compositor e multi-instrumentista. Considerado o pai do reggae de Brasília, criou diversos instrumentos utilizando materiais naturais e alcançando um estilo musical único, com elementos monocórdios, como o berimbau. Em 2005, lançou um CD chamado “Plano Piloto” e, atualmente, integra o trio Sacassia. Renato Matos foi o primeiro artista a cantar, em 1977, no antológico "Concerto Cabeças”,  marco cultural em Brasília. Em 1980, gravou o compacto "Grande Circular". Em 1988, esteve na Suíça e Paris, representando o Brasil no Festival Internacional do Folclore da Líbia. Em 2013 integrou a exposição Obranome III, no Mosteiro de Alcobaça, Portugal. Para esta exposição, preparou quatro pinturas, três planas em madeira, objetos e uma escultura de roda de bicicleta apelidada de “duchopp” e movimentada por um pequeno motor elétrico.

Sarau Poético com Jussara Resende e Luciana Barreto

Jussara Resende é brasiliense, graduada em Comunicação Social e Direito. Faz da escrita sua morada pessoal e profissional. Seus poemas, contos e crônicas transitam por temas que vão desde as relações afetivas à filosofia do cotidiano, marcados pela realidade e pela composição urbanística de Brasília.

Luciana Barreto é professora universitária em teoria literária e literaturas, Mestre e Doutora em Teoria Literária pela UnB. Tem poemas em revistas, blogs literários e coletâneas de poesia. O seu primeiro livro “NUNCA é casto o fio do poema” está em fase de editoração.

SERVIÇO

Onde: Canal T-Bone Cultural, no Youtube

Quando: 17 de maio de 2021 

Horário: 20 horas.

Assessoria de Imprensa: Karina Gama (61) 98110-2002 e Amanda Guedes (61) 98429-0007

Facebook e Instagram: @EspacoCulturalTBone


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação