Girl power: pesquisa aponta crescimento no empreendedorismo feminino e inovação durante a pandemia
![]() |
| Foto: Divulgação |
Segundo os dados, 71% das mulheres afirmaram ter usado recursos para
inovar em negócios durante a crise; público feminino também se destacou na
criação de novas empresas
A pandemia do novo
coronavírus pegou o mundo todo de surpresa. Empreendedores tiveram que se
adaptar ao novo momento, mas as mulheres se destacaram quanto à agilidade e
inovação. Isso é o que revela uma pesquisa feita pelo Sebrae com a Fundação
Getúlio Vargas (FGV). Segundo os dados, 71% das mulheres afirmaram ter usado
recursos para inovar em seus negócios durante a crise. Em contrapartida,
somente 63% dos homens disseram ter investido em mudanças nesse sentido.
Mesmo antes da
pandemia, a mulherada já vinha se destacando no mundo dos negócios. Um
relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
mostra que em 2018, 36% dos empreendimentos do Distrito Federal eram liderados
por mulheres. Ao todo, 121 mil eram donas e cerca de 102 mil trabalhavam por
conta própria.
Fernanda Sales, Laura
Christine e Yasmin Franklin são os nomes à frente da LUMAS, marca
que vem conquistando o público feminino Brasil afora, com criatividade e
inovação. O trio decidiu tirar um sonho antigo do papel, durante a
pandemia, de criar uma camiseteria com frases de empoderamento feminino.
“Desde 2014, tinha
vontade de montar um negócio de camisetas com frases para despertarem e
apoiarem mulheres. E, ano passado, mesmo em meio a crise da pandemia, dei
o pontapé inicial. Aproveitamos que o mundo todo estava migrando para o
digital, então, o investimento para abrir uma loja caiu bastante. Foi a hora
certa”, explica Fernanda, uma das sócias.
A marca, lançada no
meio de 2020, ressalta, ainda, a importância econômica e sustentável. Os
produtos da empresa buscam a valorização da cultura local e possuem
matéria-prima eco-friendly (em inglês, amigo do ambiente). “Pessoalmente, foi
uma realização muito grande. Sempre tive vontade de abrir um negócio focado no
protagonismo da mulher. Uma marca de mulheres para mulheres e conseguir fazer
deste propósito uma fonte de renda é realizar o sonho”, comemora
Fernanda.
Outra empresa que
também expandiu e inovou neste período foi a Expose, clínica especializada em
estética, comandada pela empresária Priscila Macedo. A nova unidade, localizada
na Asa Norte, tem uma equipe com cerca de 13 pessoas treinadas e
capacitadas.
Visionária
e apaixonada por Brasília, Mariluce Cordeiro foi uma das que se arriscou neste
período. A ex-bancária, que empreende na capital federal desde 2001, abriu mais
uma unidade da Microsom, a nova clínica está localizada em Taguatinga.
Atualmente, a diretora geral da empresa coordena também as unidade na Asa Norte
e outra na Asa Sul. Todo o grupo emprega cerca de 17 funcionários no DF.
Mariluce investiu na
internet para manter o contato e os laços com os pacientes. A empresária
implementou as vendas pelo WhatsApp Business, Facebook, delivery, além do site.
No total, fizeram cerca de 200 a 300 atendimentos em todo o período. Agora, vão
manter o atendimento delivery, mesmo após a pandemia. E mesmo em meio à crise e
as incertezas do momento, a empresária arriscou-se e inovou mais uma vez
abrindo uma nova unidade em Taguatinga.
LUMAS
Site:
lumasfly.com.br
Instagram: @lumasfl
Expose
Horários de
atendimento: segunda a sexta: das 8h às 20h | sábado: das 9h às 13h
Siga:
@expoose.asanorte
Microsom
Endereço: nas redes
sociais
Horário de
funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 18h
Siga: @microsombrasilia

Comentários
Postar um comentário