Girl power: pesquisa aponta crescimento no empreendedorismo feminino e inovação durante a pandemia

 

Foto: Divulgação

Segundo os dados, 71% das mulheres afirmaram ter usado recursos para inovar em negócios durante a crise; público feminino também se destacou na criação de novas empresas

A pandemia do novo coronavírus pegou o mundo todo de surpresa. Empreendedores tiveram que se adaptar ao novo momento, mas as mulheres se destacaram quanto à agilidade e inovação. Isso é o que revela uma pesquisa feita pelo Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo os dados, 71% das mulheres afirmaram ter usado recursos para inovar em seus negócios durante a crise. Em contrapartida, somente 63% dos homens disseram ter investido em mudanças nesse sentido.

Mesmo antes da pandemia, a mulherada já vinha se destacando no mundo dos negócios. Um relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que em 2018, 36% dos empreendimentos do Distrito Federal eram liderados por mulheres. Ao todo, 121 mil eram donas e cerca de 102 mil trabalhavam por conta própria.

Fernanda Sales, Laura Christine e Yasmin Franklin são os nomes à frente da LUMAS, marca que vem conquistando o público feminino Brasil afora, com criatividade e inovação. O trio decidiu tirar um sonho  antigo do papel, durante a pandemia, de criar uma camiseteria com frases de empoderamento feminino.

“Desde 2014, tinha vontade de montar um negócio de camisetas com frases para despertarem e apoiarem mulheres. E, ano passado, mesmo em meio a crise da pandemia,  dei o pontapé inicial. Aproveitamos que o mundo todo estava migrando para o digital, então, o investimento para abrir uma loja caiu bastante. Foi a hora certa”, explica Fernanda, uma das sócias. 

A marca, lançada no meio de 2020, ressalta, ainda, a importância econômica e sustentável. Os produtos da empresa buscam a valorização da cultura local e possuem matéria-prima eco-friendly (em inglês, amigo do ambiente). “Pessoalmente, foi uma realização muito grande. Sempre tive vontade de abrir um negócio focado no protagonismo da mulher. Uma marca de mulheres para mulheres e conseguir fazer deste propósito uma fonte de renda é realizar o sonho”, comemora Fernanda. 

Outra empresa que também expandiu e inovou neste período foi a Expose, clínica especializada em estética, comandada pela empresária Priscila Macedo. A nova unidade, localizada na Asa Norte, tem uma equipe com cerca de 13 pessoas treinadas e capacitadas. 

 Visionária e apaixonada por Brasília, Mariluce Cordeiro foi uma das que se arriscou neste período. A ex-bancária, que empreende na capital federal desde 2001, abriu mais uma unidade da Microsom, a nova clínica está localizada em Taguatinga. Atualmente, a diretora geral da empresa coordena também as unidade na Asa Norte e outra na Asa Sul. Todo o grupo emprega cerca de 17 funcionários no DF. 

Mariluce investiu na internet para manter o contato e os laços com os pacientes. A empresária implementou as vendas pelo WhatsApp Business, Facebook, delivery, além do site. No total, fizeram cerca de 200 a 300 atendimentos em todo o período. Agora, vão manter o atendimento delivery, mesmo após a pandemia. E mesmo em meio à crise e as incertezas do momento, a empresária arriscou-se e inovou mais uma vez abrindo uma nova unidade em Taguatinga. 

 

LUMAS

Site: lumasfly.com.br

Instagram: @lumasfl

 

Expose

Horários de atendimento: segunda a sexta: das 8h às 20h | sábado: das 9h às 13h

Siga: @expoose.asanorte

https://exposeestetica.com.br

 

Microsom

Endereço: nas redes sociais

Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h às 18h

Siga: @microsombrasilia


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