Festas das Embaixadas de Omã e da Bélgica


                                                                                                         Foto: Marcelo Araújo
Ela Fala Dos Bastidores esteve presente à festa da Independência de Omã no dia 23 de novembro, no espaço de eventos Porto Vittoria, em Brasília. Trata-se de um povo que lutou e passou por outros grandes problemas e conseguiu viver passo a passo reformulando a saúde e a educação em seu país. O que me deixou ainda mais admirada, em Omã, é que se uma criança não vai à escola os responsáveis são punidos (aprende, Brasil).

Os visitantes foram recebidos em tom de diplomacia. Elogios sobre como o Brasil trata os cidadãos de Omã aqui foram destacados no discurso do Embaixador Khalid Said Salem Al Jaradi. Depois da cerimônia, ele desceu gentilmente e foi à porta receber todos os convidados no salão onde se serviu o jantar.

O jantar aconteceu ao som de músicas animadas do país árabe e regado a uma culinária incrível. Que comida deliciosa! Amo os temperos árabes e considero os doces maravilhosos. Acho que engordei uns 2 quilos ontem (haha). O nome oficial do Omã é Sultanato de Omã, uma nação localizada na área do extremo oriente da Península Arábica. A capital do país é Mascate. A formação do Omã se dá através de três regiões descontínuas. Os dois territórios menores, situados na área dos Emirados Árabes são formados pela Península de Musandam, pelo Enclave de Madha e alguns territórios contíguos. A área territorial maior tem limite com o Golfo de Omã ao norte, com o Mar da Arábia ao sul e ao leste com o Iémen, Emirados Árabes e Arábia Saudita ao oeste. 

Embaixada da Bélgica
                                                                                                                             Foto: Marcelo Araújo
Saí da festa de Omã e fui para a festa na Embaixada da Bélgica, onde houve recepção oferecida pelo Embaixador Dirk Loncke por ocasião da Festa do Rei, na residência oficial belga. Quando cheguei, o DJ e produtor belga Dirk Swartenbroeckx, internacionalmente conhecido como DJ Buscemi (www.buscemi.be) já estava tocando. Ele tocou durante duas horas e ilustrou um pedaço da cultura eletrônica contemporânea tão conhecida com o Tomorrowland Festival no Brasil.

Na entrada, já me ofereceram uma taça de espumante. Brindei com uma simpática senhora que estava ao meu lado. Sorrimos uma para outra, ela começou a dançar e disse: “Hoje é meu aniversário”. Quando fui para fora da casa, onde estava o famoso Buscemi tocando, não resisti, já fui em sua direção pedir uma foto. Ele, com toda simpatia do mundo e dançando, disse em francês: Bien sûr que oui (Claro que sim).

No cardápio do evento: cervejas belgas como, Lutosa e Devos Lemmens, batatas fritas e os molhos, Callebaut com chocolate, Lotus Bakeries e Jules Destrooper (biscoitos waffles), que foram servidos com chantilly da Lactalis. Em meio a uma chuva, as pessoas não paravam de dançar, sorrir e conversar. Eu não parava de ver a empolgação do DJ, que com seu espumante ao lado não parava de distribuir simpatia, tirar fotos e dançar.

Meus pés doíam de cansaço, mas não conseguia para de me divertir em meio a tanta energia boa. Ela Fala Dos Bastidores foi muito bem recebida na Embaixada da Bélgica e ainda deram uma sacolinha com várias lembrancinhas.

Bélgica oficialmente é o Reino da Bélgica, é país situado na Europa ocidental. É membro fundador da União Europeia e hospeda sua sede, bem como as de outras grandes organizações internacionais, incluindo a OTAN. A Bélgica tem uma área de 30.528 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 11 milhões de habitantes. A gastronomia da Bélgica é famosa pela cerveja, chocolate, waffles e batatas fritas com maionese.

Tanto a Embaixada do Omã quanto a da Bélgica estão de parabéns, grande festa e recepção. Segue vídeo  sobre como foi um pouquinho destas grandes festas no dia 23/11 (quarta) :


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação