RECOMENDO: Whiplash - Em Busca Da Perfeição




Vou comentar um dos filmes indicados ao Oscar 2015, ao qual assisti no último domingo (1), depois de um dia cheio. Pensei em falar de outro filme, mas vou deixar para futura ocasião. Escrevo, então, sobre Whiplash - Em Busca da Perfeição, escrito e dirigido por Damien Chazelle, do gênero drama. É de arrancar suspiros.   

O filme me chamou atenção não só pelo incrível enredo, mas também pela mixagem de som e atuação dos artistas. Trata-se de um jovem músico que luta para ser o melhor baterista de jazz da sua geração. Para isso, acaba sofrendo nas mãos de Terence Fletcher (J.K Simons), um exigente professor, que ultrapassa os limites.

Quem curte uma boa música e ama jazz, como eu, vai se deliciar com os temas que tocam durante o filme. Principalmente, a canção original, que dá nome ao filme. 

Andrew, interpretado por Miles Teller, sonha em marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, que foi um grande baterista nos EUA. Tocou da década de 30 até os anos 80 (pra quem nunca ouviu, recomendo). Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre Terence Fletcher, Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer (escola fictícia), no filme a melhor escola de música dos Estados Unidos

Vale ressaltar que WHIPLASH ganhou três estatuetas: melhor mixagem de som, melhor montagem, e melhor ator coadjuvante para J.K Simmons, que dá um show de interpretação. Uma hora você odeia o maestro; em outro momento, consegue entendê-lo. Passei a maior parte do filme tensa por conta do sofrimento do jovem, pela convivência abusiva que ele tem com o maestro e pela sua obsessão por alcançar o sonho de ser o melhor baterista. Essa situação nos deixa nervosos do inicio ao fim.

Como disse o escritor e jornalista Marcelo Araújo (https://tijolooblog.wordpress.com/): “Foi um dos melhores filmes que eu já vi em minha vida”. Quem é apaixonado por música boa e filme e admira um ótimo roteiro e direção vai realmente enlouquecer ao ver Whiplash. Assisti e quero ver novamente; recomendo para todos. Mesmo aqueles que não gostam de jazz vão amar e torcer para o personagem conquistar seu sucesso.

Segue o trailer do filme:

E o grande baterista Buddy Rich:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação