INVEJA


Existem sentimentos que aparecem sem percebermos, porém podemos desejar não tê-los. Um dia desses, um conhecido veio me dizer que andava sentindo algo ruim por  um colega de trabalho. Logo perguntei: “Como assim? Explique”. Ele relatou que não tinha nada contra a pessoa, mas como profissional o achava péssimo. Eu comecei a rir e meu interlocutor não entendeu nada.

Em seguida, relatei meu pensamento. Disse que era fácil explicar o que ele sentia: pura inveja (eu o conheço, por isso sei do que falo. Quando sente inveja, começa a falar mal das pessoas). Meu amigo não aceitou o que eu disse. Por que sentiria inveja de uma pessoa que para ele não era profissional? Expliquei que só o fato de falar mal de alguém que nunca lhe fez nada e sempre foi cortês com você já deixa claro esse sentimento. Quando  a gente não se importa com a pessoa  e consegue viver tranquilamente deixa claro que não há nenhum sentimento de inveja.

Esse conhecido adora falar mal de quem sente inveja, talvez por não conseguir alcançar o mesmo nível profissional. Neste caso, mesmo que o invejado seja um ótimo profissional será vítima de comentários maldosos.

Ele ficou bravo comigo e continuou batendo o martelo de que não sentia nada disso. Mais uma vez expliquei que o fato de não sermos amigos, apenas colegas e ele  vir falar mal dessa pessoa deixa claro que apenas o nome o incomoda. Inveja é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não possui. Isso gera o desejo de ter exatamente o que o outro possui (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser).

Entendidos? Minha opinião: “Inveja tem a ver com o caráter, que se desenvolve nos primeiros anos da vida, a educação influencia e pode também ter fatores genéticos. Caráter não é algo que se compre  ali na esquina”. E o caráter pode influenciar a forma como sentimos.

Algumas pessoas dizem que há inveja saudável! Respeito o que cada um pensa, mas pra mim isso não existe, INVEJA É INVEJA! Seja feliz com o que tem, não deseje a felicidade dos outros, porque aí sim, terá uma felicidade passageira e nunca completa. Arranque essa palavrinha feia do seu coração e mente! Vá ser feliz sem se preocupar com o que os outros pensam de você! Pare de se preocupar demais com o que seu colega possui, comece a se analisar, pois ninguém é perfeito!

Na Bíblia, o salmo 49 menciona a vaidade do homem que justamente impulsiona a inveja. Em Provérbios 23.17 está escrito: “Não tenha no teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do SENHOR, perseverarás todo dia”. E em Tiago 3.3-18 é dito: “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. 14 – Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade”. E assim segue até o 18.

Vá ler se divertir com seus amigos, estudar, correr atrás dos seus sonhos. Seja feliz! Todos nós podemos conseguir o melhor com nossos esforços sem prejudicar ao próximo. Todo mundo é capaz.


 Segue abaixo a opinião de alguns psiquiatras:


SINTOMAS DA INVEJA:

https://www.youtube.com/watch?v=4PNRmrrAOb4

INVEJA-OPINIÃO DO PSIQUIATRA:

https://www.youtube.com/watch?v=EmijWCY-4BY


https://www.youtube.com/watch?v=jidwUruodGM

Comentários

  1. Oi amiga linda sua história, gostaria de ler um romance gospel, ta ai! Conta a história de sua mãe e seu pai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

III Quintal Cultural

Naquela Estação

Naquela Estação